Notícias / Saúde

17/08/2022 - 09:36

AGOSTO DOURADO: Hospital Regional de Cáceres promove ações

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade, esta prática e fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças.

Para ressaltar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento, foi criado o agosto Dourado, instituído pela lei estadual nº 14.726/15 e lei federal nº 13.435/17.

O nome é uma alusão ao leite materno, que é considerado "alimento padrão ouro" para os recém-nascidos.

Para comemorar a data todos os anos é definido um tema a ser explorado, este ano, a campanha tem como tema "Fortalecer a Amamentação: educando e apoiando".

Com o objetivo de sensibilizar pacientes, acompanhantes e colaboradores, sobre a importância de debater e apoiar a campanha, o Hospital Regional de Cáceres Antônio Fontes, preparou uma programação especial interna em todo o mês de agosto.

As ações serão desenvolvidas pelos setores de ginecologia e obstetrícia, fonoaudiologia, uti neonatal e gerência de enfermagem da unidade, ainda contamos com o apoio dos acadêmicos de enfermagem (UNEMAT).

Entre as programações será ofertado rodas de conversas com equipe multiprofissional, pacientes e acompanhantes, 1º Mamasso, orientações beiras leitos na maternidade, para encerramento desenvolveremos com as gestantes a arte gestacional, objetivando fortalecer o vínculo mãe e filho.
 
 
Para a enfermeira Arlete Santiago coordenadora da maternidade o leite materno é o alimento mas rico e necessário para o crescimento e desenvolvimento da criança, protege contra doenças infecciosas diminuindo as chances de mortalidade infantil.

Além disso a mãe tem benefícios com a amamentação, fortalecendo o vínculo entre mãe e a criança, a amamentação protege contra alguns tipos de câncer ajuda na recuperação pôs parto entre outros.

 
 
A Fonoaudióloga Joice S.Costa ressalta que o aleitamento materno é o grande início de uma alimentação saudável contribuindo para boas práticas de alimentação saudável não só na infância, além de promover todo desenvolvendo da face respiração mastigação e fala.
 
 
As práticas adotas pelo hospital foram reconhecidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio do selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), aos hospitais que cumprem os Dez passos para o sucesso da amamentação.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet