Notícias / Cidade

05/08/2022 - 05:55

Consórcio Nascentes do Pantanal assina protocolo de intenções junto ao Ministério da Agricultura para adesão do SIM ao SISBI-POA

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Em Cerimônia na tarde de ontem, 4, no Auditório da Escola de Medicina veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte-MG, evento que contou com a presença do Ministro da Agricultura Marcos Montes Cordeiro, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, assinou Protocolo de Intenções junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o objetivo de envidar esforços para o reconhecimento da equivalência e adesão do Serviço de Inspeção Municipal vinculado ao Consórcio ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI-POA.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal do Estado de Mato Grosso foi selecionado em março deste ano, junto com outros 30 consórcios intermunicipais, para participar da etapa 2022-2023 do Projeto ConSIM coordenado pelo MAPA.

Tendo passado pela primeira fase de treinamento e qualificação o Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal foi convidado a assinar o Protocolo de Intenções na data de ontem, 4, em evento do Ministério da Agricultura em Belo-Horizonte, onde foi representado pela Vice-Presidente do Consórcio, Prefeita Antonia Eliene Liberato Dias da Cidade de Cáceres-MT, que esteve acompanhada da Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal via Consórcio, a médica veterinária Dra. Carolina Ferrari Martins Rodrigues. Fazendo-se presente também o Superintendente do MAPA no Estado de Mato Grosso, José de Assis Guaresqui.

O trabalho desenvolvido pela equipe do Mapa tem por objetivo capacitar os serviços de inspeção municipais para adesão ao sistema nacional, que permite a venda de produtos de origem animal em todo o país.

Onde através do Projeto CONSIM, irá orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, visando a inclusão no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

Após a adesão, as agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados podem comercializar seus produtos em todo o território nacional.

O Projeto CONSIM está estruturado em cinco fases: inscrição, qualificação, capacitação, preparação para adesão e avaliação da equivalência.

Os consórcios selecionados receberão capacitação, orientação técnica e transferências voluntárias para financiamento de veículos e equipamentos de informática.

Com a assinatura do Protocolo de Intenções o Consórcio Nascentes do Pantanal passa para a fase de capacitação.

O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura. 

Participam do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal os seguintes municípios de Mato Grosso: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos, sobre a presidência da Prefeita Gheysa Maria Bonfim Borgato de Glória D’Oeste.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet