Notícias / Direto da Fonte

25/07/2022 - 11:23 | Atualizado em 25/07/2022 - 12:30

Avaliação

Por Da Redação

Eu e o veterano colega Luizmar Fachini temos o hábito de fazer avaliações de acontecimentos políticos de Cáceres e região. Como era de se esperar, analisamos os efeitos da greve dos profissionais da educação e realização do Festival de Pesca de Cáceres, sob risco de ampliar a pandemia do coronavírus. Concluímos, no caso da educação, que os grevistas saíram bem mais desgastados perante a opinião pública do que a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB).  Isso se deve ao fato dos salários estarem em dia, aumento recente (parcial) de salários, condições regulares de trabalho no ambiente das escolas e volta recente as aulas presenciais, o que mais pegou mal na nossa avaliação. E por último, não menos importante, as informações de que existem escolas do município com baixo desempenho nos níveis de aprendizagem, estando entre as piores do Estado.
 
FIPe
 
Em relação ao festival de Pesca, diante do risco da propagação em massa do coronavírus, em função da aglomeração que o evento geraria, a prefeita foi bem mais corajosa do que imaginávamos. Fossemos nós, talvez não tivéssemos essa ousadia, diante de uma nova onda de Covid, como se viu de véspera, e os adversários torcendo pelo pior. Mas o risco valeu apena, o evento, em si, foi um sucesso, sem dúvida alguma. O resgate do modelo original (FIPe para o povo) foi uma tacada de mestre. Alguns estão tentando reduzir a importância disso, mas não vão conseguir, porque foi bem sucedida e ousada a iniciativa de gratuidade em tudo. Mesmo sabendo do velho problema cacerense, ou seja, da ‘turma dos advogados do diabo’, que nunca aceitam nada dar certo, os resultados mostraram que valeu a pena a coragem, o esforço e as boas parcerias. Só de devolver ao povo o seu verdadeiro FIPe, vale qualquer coisa que eventualmente tenha dado errado. E graça à Deus, o fantasma no coronavírus não chegou com a força que se alardeava.
 
Passando batido
 
Já pensou os vereadores cacerenses Luiz Landim (PV) e Mazéh Silva (PT), brigando por uma vaga em uma eventual disputa a reeleição? Então, isso tem grandes possibilidades de acontecer em função da federação nacional entre PT, PC do B e PV. Outros três parlamentares que deverão brigar entre si são Marcos Ribeiro (PSDB), Pastor Júnior e Isaias Bezerra, ambos do Cidadania. As duas siglas também estão fechadas nacionalmente.
 
Decisão
 
No próximo dia 5 encerra o prazo para os partidos realizarem as escolhas dos candidatos para eleição de outubro. Até lá muita coisa pode acontecer, inclusive após, pode haver desistências, por exemplo. A expectativa é para a definição do candidato a governador que fará palanque para Lula e oposição a Mauro Mendes (UB). Neste aspecto, ainda existe a expectativa da confirmação da pré-candidatura ao senado de Natasha Slhessarenko do PSB. Para nossa região, a expectativa é para as manutenções das pré-candidaturas de Irajá Lacerda (PSD) e Doutor Leonardo (Republicanos) a deputado federal. Se suas chapas não fizeram legenda, os dois podem sim recuar para estadual.
 
Desempenho
 
Sem dúvidas, o suplente com o melhor desempenho na atual legislatura da Câmara de Vereadores de Cáceres, é Odenir Nery (UB). Mesmo com uma passagem rápida de sessenta dias, conseguiu a cessão do campo do Areal para o peladão da Cavalhada. Também conseguiu o compromisso de iluminar o campo. Junto ao Rotary Club, de maneira particular a Washington Callado, ele conseguiu um parquinho para o Bairro Santa Cruz. Para o mesmo bairro, conseguiu o compromisso de iluminação do campo de futebol e a construção e iluminação de duas quadras de areia no entorno do Ginásio Didi Profeta. Em sua estada na Câmara, também conseguiu a construção de um redutor de velocidade em frente ao Camelódromo, uma antiga reivindicação dos comerciantes do local. Dentre outras ações, o parlamentar ainda atuou para zerar a demanda por exames preventivos de câncer de mama. O desempenho está associado a experiência e o fato dele, em outras ocasiões, já ter atuado como vereador, na condição de suplente.
 
2024
 
Visando uma eventual candidatura a reeleição, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), maior liderança política da cidade, vem aos poucos ajustando o seu grupo político. Com paciência e inteligência, está tirando da atual gestão, pessoas que não fazem parte do seu grupo político. A ordem é não alimentar adversário futuro. Nos próximos dias, dois coordenadores e um vereador da base podem perder os privilégios atuais.
 
Mesa diretora
 
Esses ajustes já deveriam ter sido feitos antes. Mas a prefeita foi parceira do atual presidente da Câmara, correligionário Domingos Santos (PSB). Ela foi a parceira de primeira hora para Domingos conseguir o voto da maioria dos vereadores. Agora, aproxima-se a eleição da nova mesa diretora, e Eliene já disse que não vai interferir, são todos adultos. Pode ser que venha uma revolução na Câmara Municipal. Torço para isso.
 
De novo
 
Com certeza, se dependesse de eleição popular, não seria reconduzida a mesma composição da legislatura passada. Rubens Macedo (PTB) foi o protagonista da aprovação do novo Código Tributário que aumentou o IPTU exageradamente e patrolou os vereadores para aprovar os projetos do ex-prefeito Francis Maris (PSDB). Quer ser presidente de novo. Rubens continua sendo o mesmo, mas a Eliene não é o Francis e não vai tomar essas medidas anti republicanas.
 
Túlio/Valdeníria
 
A dobradinha Túlio Fontes/Valdeníria Dutra Ferreira, que busca uma cadeira de deputado federal e estadual, têm andado mais que ‘formiga de lenha’ neste período de pré-campanha. Para otimizar o tempo, enquanto a deputada estadual Valdeniria percorre Cáceres e sua vasta zona rural, Túlio vem percorrendo diariamente as cidades da região Oeste e de outras do Estado onde têm simpatizantes e apoiadores.
 
Estaduais
 
E segue a saga de Cáceres de ter vários candidatos a deputado estadual. Resultado, corre o risco de não elege nenhum. Tem colocado os nomes, Francis Maris (PSDB), Takao Nakamoto (PTB), Elizeu Pereira (Patriotas), Nestor Fidelis (Patriota), Da Silva (partido com nome esquisito), comadre Anelise Cintra (UB) e a deputada estadual Valdeníria Dutra Ferreira (PSB). Pela primeira vez em anos, apenas um vereador irá concorrer.
 
Federais
 
Para deputado federal, além de Túlio Fontes (PSB), Irajá Lacerda (PSD) e doutor Leonardo (Republicanos), deverão concorrer, Antônio Malheiros (PSDB) e Sargento Gualterney Campos (PTB). 
 
Ação
 
Por falar em Takao Nakamoto (PTB), ele ganhou na Justiça o direito de proibir que Marcos Rogério, Fabrizio Cisneiro e Thiago Brandão, façam críticas a ele no grupo de whatsapp Tribuna Livre administrado por Régis Curu. O curioso é que Thiago, conhecido como Brandão Viola, foi um dos mais ferrenhos defensores de Nakamoto na última eleição municipal. A multa por descumprimento é de R$ 5 mil reais. Essa coisa de censurar críticas é antidemocrática, apesar que acho que a galera dá uma exagerada de vez em quando.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joed Luiz, em 27.07.2022 às 16:45

    Como diz, o Emilio Surita,: "O pt, pega os votos dos pobres e o dinheiro dos ricos e engana os dois."

  • por Len, em 27.07.2022 às 13:55

    Cara Luiza Munhoz ,não misture as BOLAS, MST entra (invade) propriedade que tem dívidas com a UNIÃO e ou excesso de propriedade. Por exemplo, a propriedade do Mané tem escritura pública de 800 equitarias, só que ele pensa qué proprietário de 1300 equitarias. Eu te pergunto, a que de fato pertence estas 500 equitarias que não está na escritura do Mané?

  • por Luísa Munhoz, em 27.07.2022 às 12:01

    A greve dessa turma foi manipulado no moldes das invasão do MST em propriedade alheia documentada, Se conseguir burlar a justiça e pegar um pedaço da área é lucro e a se justiça cumprir o seu papel de fazer valer o direito achado nas leis saem como vítima. O resto e de resto é mimi da turma do fica em casa com o salário na conta.

  • por Fiscal de pesca, em 26.07.2022 às 13:50

    Fipe foi bom. Agora a demora pra pagar os fiscais de pesca, judia. Prometem e não cumprem. Além de pagarem uma diária simbólica, a falta de respeito de alguns dos muitos "chefes" que aparecem no dia da até nojo.

  • por Capivara do pantâno, em 25.07.2022 às 19:37

    Deixa de ser um bolsolóide, Alma sebosa!

  • por E Antônio, em 25.07.2022 às 17:00

    Os grevistas sairam mais desgastados do que a prefeita?!! Faça-me o favor né, só pode ser piada. Pode ter certeza, Eliene perdeu o apoio importante do funcionalismo e de parte da população. 2024 tá logo ai, a resposta virá

  • por Paulo Leal, em 25.07.2022 às 14:09

    Prezada Odenize Jara não sei mais o que lá da Silva, diga pra nós qual é o IDEB de Cáceres? Não disse no seu comentário por que sabe que é vergonhoso, e vc faz parte desse mal resultado. Me diga o que A senhora fez nos últimos anos para mudar isso, nada, pois estava perseguindo seus pares servidores a mando do alcaide. Me diga como consegue conciliar esta carga horário de duplo serviço na prefeitura e consequente duplo salário?? Fique quita que é melhor, pois todos sabem que está assim pois acabaram com a sua xanga. Passar bem

  • por Lourdes Aparecida de Souza, em 25.07.2022 às 13:22

    Senhores! Sugiro que realizem pesquisas e apresentem dados, que possam sustentar as vossas avaliações, para que elas não ecoem tão vazias. Para um jornalista avaliar qualquer coisa, pessoa ou situação, não basta o desejo, é preciso competência, e sobretudo, um posicionamento imparcial, princípio máximo da profissão que os senhores possuem, e sem o qual, a avaliação perde todo o seu valor, evidenciando apenas os interesses e o caráter bajulador de quem avalia.

  • por Odenise Jara Gomes Jara Lente, em 25.07.2022 às 12:23

    Bom dia a todos os munícipes de Cáceres. Senhores jornalistas, quanto ao Faquine entristece vê-lo fazendo parte de uma avaliação parcial e politiqueira como é a sua atitude sempre senhor Gonzaga. O senhor faz parte desse espaço de comunicação utilizando com abusos, excessos como se fosse um homem exemplar e sem mácula.... Se o senhor utilizasse mais do seu tempo para ler e não para destilar seus venenos objetivando interesses que não contribuem para o bem público municipal, estaria melhor informado e suas escritas seriam benéficas aos cacerenses. Saiba que o agente político é o executivo e não profissionais da educação, os quais são eleitores e não detentor de cargo político. Os profissionais da educação não fazem parte das ações do executivo municipal e de seus cargos comissionados, pelo contrário, são vítimas de ingerência, inclusive sobre sua colocação quanto a "baixo desempenho de aprendizagem" . Lutar em prol de direitos adquiridos e que encontram-se prejudicados não é competitividade e nem ato politiqueiro, e sim, uso de cidadania e direitos constitucionais. Ah, suas avaliações são um fiasco e nem de longe deixa de demonstrar seus interesse pessoais. Pense bem antes de falar de Cáceres e do povo cacerense e das suas lutas, uma vez que não tem demonstrado nenhuma representatividade

 
Sitevip Internet