Notícias / Cidade

24/07/2022 - 09:28

Segue a floração nas serras do oeste do Mato Grosso

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Cerrando um mês da estação do inverno a vegetação numa sequência entre uma lua e outra a floração no Oeste de Mato Grosso, segue tingindo às matas no município de Cáceres- a 210 quilômetros Oeste de Cuiabá- desta feita florescem as espécies ds Aricá Carijó e da Sucupira Preta, um roxo encorpado e outra roxo lilás.

Quando vasta planície pantaneira recebeu as primeiras levas de colonizadores portugueses, a região era habitada por várias tribos indígenas como guatós, bóroros, terena, paiaguás e os guaicurus. E, com esses nativos adquiriram os saberes do emprego de cada madeira- o carijó - por exemplo, utilizado na cobertura das ocas, nos ranchos como telhados e ainda nos currais como "vara pau", devido a sua postura espigada também se aproveitava para lavrar os mastros nas festas de Santo.

O engenheiro florestal Alexandro Márcio Alves de Arruda, poconeano de nascimento, com domicílio em Sorriso MT, onde presta assessoria e consultoria ambiental um dos especialistas nos estudos da flora brasileira, aponta que o Aricá possui durabilidade só comparada a aroeira, salientando que após a extração não podem ter contato com terra e seu aproveitamento deve ser respeitado sempre na estação de inverno e na lua minguante que às tornam resistente as brocas e outras pragas madeiras, principalmente ao cupim.
 
Alexandro também observa que o Aricá é rico em sílica, até mesmo às potentes moto serras não resistem a três cortes.
 
Já a sucupira preta , também confundida com o Coração de Negro, segue espocando suas flores destoando com o roxo mais ameno, não menos importante fazendo das bordas do Pantanal como se dissessem a flor símbolo do Brasil, o ipê amarelo num mosaico de cores- boas vindas- que se aproxima na lua, Mato Grosso ganhará o amarelo vivo tanto do Ipê quanto do Páratudo, este último no antanho muito útil nas receitas de chá da casca como se fosse lombrigueiro (João Arruda é, ativista cultural, ambientalista, repórter em Cáceres MT)

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet