Notícias / Politica

23/07/2022 - 08:43

Deputada Valdeníria participa do 20º Encontro da Mulher Rural em Glória D’Oeste

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
A deputada Valdeníria Dutra (PSB) prestigiou na manhã de hoje (22) a abertura do 20º Encontro da Mulher Rural em Glória D’Oeste. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência e Ação Social, em parceria com apoiadores, entre eles a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

A prefeita Gheyza Borgato destacou que a agricultura familiar se fortalece cada vez mais no município, graças ao empenho e potencial das mulheres que contribuem com a luta do homem do campo.

Valdeníria elogiou a iniciativa parabenizando os organizadores e ressaltando a importância das mulheres do campo.  “A mulher do campo é um exemplo de mulher moderna que cuida da casa, dos filhos e que não abre mão de trabalhar para ajudar na renda da família. Na agricultura, elas estão presentes em todas as etapas de trabalho, seja capinando, arando, adubando, plantando, colhendo ou comercializando seus produtos. Essa multifuncionalidade, as torna peça fundamental no desenvolvimento da agricultura familiar e nada mais justo do que serem reconhecidas pelo seu trabalho e papel fundamental no agro familiar”, destacou a deputada que conhece de perto essa realidade.

A Coordenadora Regional da Empaer de Cáceres, Laura Peixoto de Arruda, explicou que é um evento que prestigia a mulher do campo, é um dia de reconhecimento para que elas saibam o quanto são especiais e importantes para a agricultura familiar e para o Estado, na produção do alimento e nada mais justo ter um dia dedicado somente a elas. “Esperamos que cada vez mais o agro familiar seja fortalecido em nosso Estado, que é um Estado agrário, assim como o agronegócio, como os grandes produtores são  reconhecidos, nós queremos que o pequeno, o médio e o agricultor familiar, cuja  mão de obra predominante ainda é a da família, nós queremos que esse público tenha cada vez destaque em nosso Estado e que seja cada vez mais levado políticas públicas, incentivo e apoio aos agricultores do campo, porque ao longo das décadas tem-se  visto que a sucessão familiar rural  está ficando cada vez mais dificultada e o êxodo rural vai acontecendo, então precisamos valorizar as famílias do campo, para que continuem na área rural e que produzam os alimentos que abastecem as nossas mesas todos os dias”, ressalta Laura.

Durante todo o dia, cerca de 700 mulheres das comunidades rurais tiveram momentos de compartilhamento de experiências, participaram de apresentações, como a dança das fitas e xote das meninas, concurso culinário do prato típico, receberam homenagens, participaram de sorteio de brindes e muitas outras atividades preparadas exclusivamente a elas.



Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet