Notícias / Cidade

22/07/2022 - 08:22

Prefeitura de Quatro Marcos e Sindicato Rural realizam Curso de Aproveitamento de Alimentos

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
No município de São José dos Quatro Marcos-MT, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) em parceria com o Sindicato Rural realizaram o Curso de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT). 

Segundo o Secretário de Agricultura Vagner Meira, o curso teve como objetivo reduzir os desperdícios dos alimentos produzidos pelas famílias rurais através de técnicas e formas e receitas de reaproveitamento integral ou partes de alimentos regionais que são jogados fora, que que podem ser reaproveitados em receitas simples, nutritivas, saborosas e de baixo custo.

O curso ocorreu na sede do Sindicato Rural entre os dias 11 a 15 de julho de 2022, com carga horária de 40 horas. A capacitação foi ministrada pelo instrutor do SENAR, Odilei Gomes de Campo, Tecnólogo em Gastronomia.

O conteúdo programático desenvolvido no curso, foi: Nutrientes que compõem os alimentos; Alimentação alternativa; Técnicas de seleção e preparo de alimentos; Higiene dos alimentos, ambiente de trabalho, utensílios, equipamentos e do manipulador; Riscos que a contaminação alimentar pode causar a saúde; Produção de receitas com aproveitamento integral dos alimentos; e Acondicionamento, armazenamento e comercialização.

A partir de produtos como cascas, polpa, talos, folhas e sementes de frutas, verduras e legumes, foram produzidas, várias receitas como: tortas de talos, bolos diversos, pães enriquecidos, biscoitos, pudins, saladas, salgados, sal temperados, macarrão nutritivo, farofas, quibes, doces, beijinhos, farinhas nutritivas, sucos, dentre outros produtos. 

Foram capacitadas 11 mulheres vulneráveis urbanas de diferentes bairros da cidade. O Vice-Prefeito e Secretário de Administração e Planejamento, Ademilson Valverde Peres esteve presente no encerramento do curso de qualificação profissional, prestigiando as participantes.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet