Notícias / Saúde

21/07/2022 - 09:00

Hospital Regional de Cáceres realiza primeira cirurgia de espinha bífida em recém nascido

Por Clarice Helena Navarro/Diário de Cáceres

Diário de Cáceres

 (Crédito: Diário de Cáceres)
Único na região a realizar o procedimento, o Hospital Regional de Cáceres realizou  dia 08 de julho uma cirurgia de correção de mielomeningocele em um paciente recém nascido. O procedimento é o primeiro realizado no município. 

A cirurgia foi realizada sem intercorrência e o paciente segue internado no hospital recebendo todo o tratamento necessário a seu quadro clínico. 
 
 
O procedimento foi realizado pela  médica Evellyn Rasia, neurocirurgiã pediatra, que é cacerense e única com essa especialidade na macro região atendida pelo Hospital Regional de Cáceres.

Além do Hospital Regional de Cáceres, também oferecem essa especialidade cirúrgica o Hospital Regional de Sorriso e o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá.

A mielomeningocele, mais conhecida como espinha bífida aberta, é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas.

 A cirurgia pode ser feita logo após o nascimento, preferencialmente até 48 horas. Realizar a cirurgia precocemente pode minimizar o risco de infecções associadas aos nervos expostos e também pode ajudar a proteger a medula espinhal de algum trauma adicional. (Com informações da Secretaria de Estado de Saúde).

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Celia Granella, em 21.07.2022 às 18:20

    Quero parabenizar a dra Evellyn Rasia e a intituiçao ,no caso o Hospital Regional de Caceres e toda equipe que auxiliou neste processo. A dra Evellyn e sinonimo de muito trabalho ,dedicaçao ,inteligencia e amor ao proximo. Exelencia no que faz . Deus te abençoe.

 
Sitevip Internet