Notícias / Cidade

20/07/2022 - 16:51

Prefeitura e Judiciário reúnem esforços em projeto de inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), apresentou na manhã desta quarta-feira (20),  para o Juiz de Direito, Pierro de Farias Mendes, titular  da 1ª Vara da Comarca de Cáceres, o projeto ELOS: Somando esforços para abrir portas para à juventude.

O magistrado elogiou  a iniciativa e disse que vai somar esforços nesta parceria de inclusão social.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Fabíola Campos Lucas,  a parceria com o Poder Judiciário, teve início a partir de discussões preliminares do compromisso em pensar juntos, ações que pudessem gerar oportunidades, através de uma transição positiva da juventude, da escola para o trabalho.

Fabíola explica que o projeto tem por objetivo maior  a inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, perante a adesão do município à iniciativa do Selo Unicef - Um Milhão de Oportunidades (1MiO). “Esta ação estabelece uma parceria com o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) da SMAS, e o Núcleo de Cidadania de Adolescentes - NUCA, do SELO UNICEF”, informou Fabíola.

A iniciativa, Um Milhão de Oportunidades (1MiO), é a maior articulação do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho decente.

O lançamento do projeto está previsto para o mês de Setembro, e será apresentado em um Fórum Municipal de Aprendizagem e Inclusão Produtiva de Jovens, a ser organizado, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e a Comissão Intersetorial do SELO UNICEF.

Algumas ações a serem desenvolvidas pelo Projeto serão:

• Divulgar a Lei de Aprendizagem e sensibilizar estabelecimentos locais para o cumprimento da cota de contratação de aprendizes, através de campanhas locais;
• Divulgar a Lei de estágio e sensibilizar estabelecimentos locais para a oferta de vagas para adolescentes estagiários, através de campanhas locais;
• Divulgar/inserir em cursos de qualificações profissionais de forma gratuita disponíveis no município com instituições parceiras;
• Divulgar junto aos estabelecimentos locais as possibilidades e benefícios de contratação de adolescentes e jovens;
• Lançar e divulgar na plataforma de oportunidades do 1MiO, a inserção dos dados das vagas e cursos oportunizados;
• Mobilizar adolescentes e jovens a utilizarem a plataforma do 1MiO como suporte de construção e divulgação do currículo e oportunidade de realizar teste vocacional.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet