Notícias / Direto da Fonte

18/07/2022 - 13:49 | Atualizado em 18/07/2022 - 15:07

Baygon

Por Da redação

Nomeado durante a greve da Educação, o advogado Fransérgio Piovesan assumiu a Secretaria de Assuntos Estratégicos da prefeitura de Cáceres já com a missão de pôr fim ao conflito. Enquanto outros secretários mais atiçavam o formigueiro, Fransérgio atravessou a rua e tratou diretamente com o sindicato e os professores. Foram duas semanas de negociação, com alguns vereadores mais ligados à educação ajudando. O fim da greve não foi bem aceito por todos. Alguns professores apelidaram Fransérgio de Baygon, que acabou com o formigueiro.
 
Greve fake
 
É fácil entender o porquê de o fim da greve ter incomodado alguns. Primeiramente, porque alguns que estavam no movimento de greve nem contrato tinham com a Secretaria de Educação. Sem greve, não têm o que fazer. Também porque com a greve alguns profissionais puderam capitalizar politicamente para alguns candidatos. Mas, se a greve não tivesse chegado ao fim por acordo entre as partes, chegaria ao fim por falta de grevistas.
 
Diferença
 
Na gestão Francis Maris (PSDB), a greve dos servidores municipais chegou a 100 dias. A greve da educação, 38 dias, e com um retorno muito mais amigável do que foi na era Coxinha. Parabéns à prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), que soube mexer no seu staff e colocou uma pessoa que pensa na frente. Fransérgio sabe que para recuperar o déficit pelo qual a educação passou durante a pandemia precisa do empenho de todos.
 
Sessão
 
A proposta do vereador Isaías Bezerra de mudar o horário de funcionamento das sessões da Câmara de Cáceres nem chegou a ser votada. Na verdade, os vereadores que apoiam a mudança não votaram porque contaram os votos e iriam perder. Devem aguardar o retorno de alguns vereadores licenciados para colocar novamente em pauta. O que causa mais nojo é a principal razão pela qual querem mudar as sessões para as 14h de terça-feira: evitar a presença da população nas sessões, que tem sido frequente.
 
Desculpa
 
Outra motivação para a mudança do horário é para prejudicar a vereadora Mazeh Silva (PT) que é professora no período vespertino e evitar, nas próximas eleições, candidatura de pessoas que trabalhem, ou seja, que tenham expediente. Infelizmente alguns vereadores realmente veem a ‘changa’ como um emprego, e parece que não querem largar. Deviam fazer concurso público, ao invés de se candidatar.
 
Rolo
 
E o pior vocês não sabem. Fui perguntar porque a mudança é para o período da tarde, e não para a manhã, quando tem o expediente normal da Câmara, e descobri que os servidores que ficam na sessão recebem um adicional de função, por trabalhar na sessão. Fui ver na folha de pagamento e nada menos do que 30 adicionais desses são pagos aos servidores, no valor de R$ 1.000,00, só por estar à disposição nas sessões noturnas. Se a mudança das sessões for pro período da manhã, ninguém mais recebe o tal adicional de função. Lembrando que essa Câmara já teve denúncias de rachadinha no passado.
 
FIPe
 
Com base em estudo técnico feito pelo Sebrae e atendendo a um pedido do Comtur feito na segunda gestão do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), a prefeitura de Cáceres irá comemorar a edição 40 do Festival Internacional de Pesca Esportiva em maio. A justificativa é uma só. O rio estará cheio, bonito e piscoso. Eu era coordenador concursado como jornalista quando esta decisão foi tomada justamente porque o regime das águas mudaram. O FIPe, famoso em setembro, será em maio por uma imposição da natureza.
 
Simples
 
Por falar em FIPe, tenho que tirar o chapéu para equipe da Sicmatur e para a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). A maioria sabe, trabalhei dez anos na assessoria de comunicação do evento, e tenho autoridade para falar. Ela começou a resgatar o Festival de Pesca e devolver ele para o povo. Levou o evento de volta a Praça Barão para ajudar os comerciantes e ambulantes, não cobrou as barracas de bares e lanchonetes. Não cobrou nada dos ambulantes e não cobrou ingressos para shows. Esse é o FIPe que o cacerense e o povo da região ama. Feliz por ver a ‘amiga veia’, entender e colocar em prática isso. O evento é para movimentar a economia e divulgar a cidade. Sem politicagem. Graças à Deus, o governador não veio e por isso não veio um caminhão de candidatos de fora. Passaram pelo FIPe, os deputados Max Russi (PSB), Allan Kardec (PSB), Valmir Moretto (Republicanos), doutor Leonardo (Republicanos) e a deputada estadual da casa, Valdeníria Dutra Ferreira (PSB). Entre os pré, Irajá Lacerda (PSD), Túlio Fontes (PSB), Francis Maris (PSDB) e Natasha Slhessarenko (PSB) e só.
 
Educação
 
O núcleo duro do movimento grevista da educação em Cáceres cometeu uma injustiça com a secretária de Educação, Liamara Rodrigues. A greve não aconteceu por incompetência dela. Ela só estava seguindo orientação da Controladoria. Tive a oportunidade de defendê-la durante uma conversa com a comissão da greve. ‘Não esqueçam. Ela está secretária e é colega de vocês. Podia ser um de vocês no lugar dela’, lembrei.
 
Chocado
 
Tomei conhecimento por uma fonte da prefeitura de Cáceres, que uma das imposições para acabar com a greve da educação, foi estender as férias dos profissionais da educação por mais quatro dias por conta do movimento. Queria usar um palavrão para descrever essa proposta, mas vou me recolher a minha insignificância.
 
Por pouco
 
Papai e zero dois não tiveram coragem, mas o zero um ignorou a protetiva e chegou a menos de cem metros da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), em dois momentos do Festival de Pesca. No primeiro momento, na arena esportiva, a Polícia chegou a ser acionada, mas a ação foi abortada para não tirar o brilho do evento. Ia em cana bonito e ia parar nas redes sociais colado na foto deputado federal doutor Leonardo (Republicanos).
 
Guerra
 
Os apoiadores que estão atuando profissionalmente na pré-candidatura de Marajá Rasgando Dinheiro Lacerda em Cáceres, tiraram a última semana para sentar o pau no deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos). Os bobos não perceberam o que fizeram. Com o deputado federal doutor Leonardo (Republicanos) longe de Cáceres e região, Moretto colou no ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), pré-candidato a deputado federal. Por falar em Leonardo, é cada vez mais provável ele recuar para estadual. Na semana passada mais um pré-candidato a federal de sua chapa recuou para estadual. Até 5 de agosto, último dia para as convenções, muita coisa deve acontecer.
 
Faxina
 
Com propósito de ajustar o seu grupo político, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), deve concluir até o final do mês a limpeza na Secretaria de Saúde e em outras pastas onde há ocupantes de cargos comissionados trabalhando para candidatos que não são do seu grupo político. A ordem é não alimentar adversários futuros. A turma do passeio no ‘corgo’ está com ódio de mim, como se eu tivesse com eles na bagaça. Erraram, assumam.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Reinaldo Silva, em 21.07.2022 às 14:58

    A cena mais triste dessa pré-campanha é ver a ex-secretária do Francis, que saiu escurraçada da prefeitura por ele, passando vergonha nacional ao instruir o bico doce do exército com frases e fotos para que o mesmo espalhe nos grupos e redes sociais. Uma vergonha, pois ela mesma responde a vários processos de improbidade administrativa, até cadeiras e som da prefeitura utilizava para fazer festa em sua casa. Mais feio ainda para o ex-prefeito que tanto falou mal dela e agora fica com ela a tira colo. Basta ver os que com ele andam, só tranqueira.

  • por Sentindo vergonha alheia, em 21.07.2022 às 10:32

    Quando escrevi que esses vereadores grevistas só visa interesse próprio tem uns que fica estressado !

  • por Reinaldo Silva, em 20.07.2022 às 11:33

    Faxina - Que faxina que é essa se tem coordenador de RH que não trabalha, não é técnico e só fica nos grupos puxando saco dos secretários que passam pelo cargo. Que compromisso tão grande a gestão tem com esse cara? coloca ele no esporte, lá não vai causar tanto prejuízo.

  • por Andreia, em 20.07.2022 às 11:30

    Todos sabem porque o Fransérgio entrou, A Prefeita sabe, o Pastorelo sabe, a Luana sabe. Depois que ele entrou o vereador nunca mais se pronunciou sobre a greve nos grupos de whatsapp. Façam as devidas leituras e analisem o cenário.

  • por Marta Souza, em 19.07.2022 às 13:07

    Aí meu Deus! Sempre tem gente querendo que esses grevistas trabalhe nem que seja com quatro dose de vacina...Já vai começar uma nova pauta: Não queremos ninguém fazendo nos toma vacina , queremos ficar em casa , Estamos em estado de greve seus genocida facista. Como pode o Bozo dá um aumento desse pra nós... fora todos e todes !

  • por Sentindo vergonha alheia, em 19.07.2022 às 13:00

    Vacina contra Covid não é comprimido fracionado de Viagra que todos os dias quem está com a moral baixo kkk deve tomar. Há bom ! À turma da greve quer um motivo para continuar a greve .,, nova pauta da greve dos professores . Vacina para embriões já ! Aula não! Salário sim.

  • por Mãe de aluno, em 19.07.2022 às 12:48

    Depois de um mês de festa na sede do SSPM ,esses grevistas estão todos imune senhor Jota

  • por Jota, em 18.07.2022 às 18:17

    Seria muito prudente e importante que a prefeitura, que tem autonomia para tal, pudesse liberar a quarta dose da vacina da covid para os profissionais da educação, pois voltarão às salas de aula depois de um período de festas na cidade que muitas crianças e pais participaram. Os profissionais da educação foram incluídos no grupo prioritário na oferta da terceira dose, mas na quarta não, o que tem acarretado um intervalo grande entre essas doses.

 
Sitevip Internet