Notícias / Mato Grosso

17/07/2022 - 05:54

Privados de liberdade publicam artigo científico em anais de evento internacional da Unemat

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O conhecimento como fator transformador e libertador no sistema prisional de Mato Grosso.

Os reeducandos do Centro de Custódia de Cuiabá, Donizete Oliveira de Paula e Renato Pereira do Lago, tiveram o artigo científico ‘Saúde Mental do Policial Penal e os Transtornos Psíquicos Causados Pela Profissão’ publicado nos anais da Jornada Internacional de Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade.

O evento internacional é uma parceria entre Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT) e reuniu vários eventos em um só: II Jornada Internacional de Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade; V Jornada de Estudos de Direito; e V Ciclo de debates – GMF e Unemat.

O artigo escrito por Donizete e Renato foi publicado em 21 de junho deste ano e visa compreender as funções que a profissão impõe aos policiais penais, assim como os motivos, os níveis de estresse e os transtornos psíquicos causados pela desgastante rotina, além de trazer conceitos para melhorar a saúde mental dos profissionais da área.

A importante conquista dos privados de liberdade é fruto do projeto de mentoria acadêmica ‘Direitos Humanos e Justiça em Mato Grosso: o GMF e o Acesso a Mestrados Recomendados pela Capes’, realizada em 2021 pelo Grupo de Monitoramento.

O projeto de mentoria do GMF-MT, o qual deu origem ao artigo científico, inclusive foi finalista do ‘Innovare’, importante premiação que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Para se ter ideia da relevância do feito dos apenados, o evento internacional ao qual o artigo foi publicado possui o ‘International Standard Book Number’ (ISBN), sistema internacional de identificação de livros e softwares, que utiliza números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição. Além do ISBN, o evento também possui o ‘Identificador de Objeto Digital’ (DOI).

O identificador é adotado por ferramentas como a Plataforma Lattes (base de dados curriculares utilizados por grupos de pesquisa e instituições das áreas de Ciência e Tecnologia), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPq), que garante a autenticidade da publicação e permite mensurar o número de vezes em que o trabalho foi referenciado por outros pesquisadores. Neste link você tem acesso à publicação do artigo científico. 

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Professor aposentado, em 18.07.2022 às 20:55

    Não vou dar bola para certo militante militonto de plantão. Penso até que é um bom carregador de bandeiras desses grevistas mas se um dia estivesse numa escola do Estado do Paraná não escreveria tanta baboseira em Dilmes ou lulanes que a maioria desses professoresHoje profissionais da rede pública Municipal da Cidade de Cáceres -MT aprendeu com esses esquerdistas caviar da Unemat. Grevistas pagando salários de aposentado !!!!Kkk essa foi o máximo. Trinta anos de desconto em folha para aposentadoria foi os grevistas que fez ne otario!! Vá procurar a sua turma seu bobochera como dizia os cuiabano em época passada. Tem gente que nem para ser mãe Dina de grevistas serve.... talvez chova, talvez faça sol mais uns continua estocando vento na cabeça.

  • por HWANG, em 17.07.2022 às 07:44

    Professor aposentado, fique de exemplo para você o que escreveu também, pois você sempre foi um péssimo professor, que maltratada alunos, arrogante, prepotente, ainda bem que sua disciplina era a minoria com os aluno. Se toca, estudar realmente nunca fez mal a ninguém, Mas você fazia, e as greves hoje é que mantém sua aposentadoria, mesmo que você pense ai agora , "aposentadoria de merda" mas ela que te dá e te deu confronto. Lembre-se ninguém queria greve assim como as demais profissões de carreiras, era só os governantes cumprirem com suas obrigações pagarem o que é de direitos dos servidores. Beijos vai curtir aí sua velhice e não reclama que é feio para você. Olha o artigo lindo destes meninos, assim como os agentes penais sofrem um professor também sofre professor aposentado.

  • por Professor aposentado, em 17.07.2022 às 06:42

    Estudar nunca fez mal pra ninguém! Certamente os professores deles não são adeptos de festas e greve. Parabéns para quem busca conhecimento até em situações adversas!

 
Sitevip Internet