Notícias / Mato Grosso

03/07/2022 - 08:46

Duas pessoas são presas em garimpo ilegal que extraía minério nas nascentes do Rio Paraguai em MT

Por G1/MT

Sema

 (Crédito: Sema)
Duas pessoas foram presas suspeitas de extrair minério em um garimpo ilegal na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Paraguai, localizada entre Alto Paraguai e Diamantino, a 219 km e 209 km de Cuiabá, respectivamente, nessa quinta-feira (30).
 
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) disse que a Operação foi realizada entre quarta-feira (29) e quinta-feira (30), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUCO) e gerência do Parque e Polícia Militar.
 
Na área fiscalizada, foi localizada uma espingarda, com nove munições intactas e uma deflagrada, no interior de um barraco que servia de moradia temporária para os infratores.
 
Segundo a secretaria, também foi apreendido todo o material relacionado à extração mineral, uma moto e uma carreta, utilizados para transporte de terras para a lavagem em bateias (peneiras utilizadas para "lavar" as pedras no rio e separar o ouro).
 

As duas pessoas presas em flagrante, segundo a secretaria, responderão por infração à legislação ambiental ao causar danos direto à Unidade de Conservação, extrair minérios de floresta de domínio público, sem autorização do órgão ambiental, além de posse ilegal de arma de fogo.
 
A Unidade de Conservação que estava sendo explorada mantém 77,7 mil hectares de Cerrado nos municípios de Alto Paraguai e Diamantino.
Operação Cedif
 
A Operação Cedif, responsável por inibir esse tipo de crime, continua em todo o estado.
 
A Sema informou que foram colocadas em campo mais de 31 equipes, compostas por 100 efetivos, para combater crimes ambientais.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet