Notícias / Cidade

27/06/2022 - 16:17 | Atualizado em 27/06/2022 - 19:00

STF recua e manda reintegrar área

Por Jornal Cacerense/João Arruda

Jornal Cacerense/João Arruda

 (Crédito: Jornal Cacerense/João Arruda)
Num prazo de menos de dez dias após suspender à reintegração de posse nas Fazendas Santo Antônio/Estrela D'Oeste e Fazenda Nossa Senhora Aparecida, as três situadas na zona rural  no município de Cáceres - a 210 quilômetros a Oeste de Cuiabá-  ministro André Mendonça,  do Supremo Tribunal Federal (STF), reformou a sua concessão anterior,  mantendo o despejo, que ocorreu na manhã desta segunda feira, 27.

No despacho o ministro Mendonça acatou a contestação da defesa dos fazendeiros mantendo a reintegração afirmando que a ATPF 828, que suspendem despejos durante a pandemia,  no seu entendimento não estavam sendo objeto de descumprimento. E, dessa forma referendou liminar do juízo de piso. 

Ocorre que a reportagem buscou informações junto a Secretária de Ação Social Fabíola de Campos Lucas , ela reiterou que administração não fez esse compromisso e não teria como atender demandas da reforma agrária.
Com forte aparato da Policial Militar comandado pelo tenente Edmar Rodrigues Cruz Júnior,  o oficial de Justiça Elias Rocha citou  os presentes informando que a ordem do judiciário local através do magistrado Ricardo Alexandre Riccielle Sobrinho foi mantida. Portanto, foram obrigados a evacuar às propriedades onde estavam acomodadas 23  famílias.

Na ação a PM acautelou-se em convidar o Conselho Tutelar através da conselheira Viviane Kelly Castro, além de uma equipe do Corpo de Bombeiros. 

Dos órgãos públicos envolvidos o representante do Incra Marcelo Henrique não compareceu no ato de retomada da área pelos pecuaristas.  Já os posseiros sustentam que  às terras são devolutas e pertencem a União. Todavia o Incra têm passado largo do litígio. 

A extensão da área,  também conforme os ocupantes seria de menos de 600 hectares,  de acordo com eles,  seriam remanescente da Gleba Salobra,  que envolveria mais 10 mil hectares,  ou seja infinitamente superior ao "quinhão " guerreado há vários anos. 

Enquanto o Supremo através de seu ministro André Mendonça assegura que os posseiros estariam contemplados dentro da ADPF 828, não é essa a visão de todos. 

No ato do despejo foi informado a eles que teriam apenas um local para pernoites no Setor Urbano de Cáceres,  chamado " Casa de Apoio " não sendo permitida a presença de mulheres solteiras, assim como  também os animais e utensílios domésticos. Esse abrigo provisório limitado em cinco indivíduos do sexo masculino. 

Ciente da grave situação a coordenadora do Centro de Referência  dos Direitos Humanos Lúcia Gonçalves/Unemat , professora Edir Antônia de Almeida  protocolou ainda nesta segunda feira,  um pedido de explicações na prefeitura de Cáceres,  sobre a "eventual " promessa de acomodação dessas famílias desalojadas.

A primeira decisão do ministro do STF André Mendonça,  já havia provocado surpresa, pelo fato dele ter eclodido do do seio de uma das igrejas protestantes mais  conservadoras do país e, mais  ainda, só é ministro na cota pessoal do presidente Bolsonaro,  ter se movido por questões sociais e humanitária, acatando a reclamação constitucional ajuizada pelo advogado César Henrique Sampaio. No entanto, não   foi também surpresa a sua guinada na faina (meia volta), visto suas decisões se alinham em continência  ao mandatário do Palácio do Planalto quase sempre questionada quanto a  imparcialidade. 

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Professor aposentado / sentindo vergonha alheia,, em 28.06.2022 às 12:38

    Mais uma vez nesse país, os militantes militonto de plantão tenta se fazer de vítima em cima de propriedade alheia. Num país em que até ex presidiário se dá o luxo de querer ser presidente depois de deixar mais de treze milhões de trabalhadores no olho da rua ... tudo é possível!

  • por E Antônio, em 27.06.2022 às 17:25

    Mais uma vez neste triste país a injustiça é feita!! Parabéns aos envolvidos Pobres, idosos, mulheres e crianças expulsos de onde moram em nome dos interesses daqueles q já tem muito

 
Sitevip Internet