Notícias / Esportes

26/06/2022 - 11:08

Melhor brasileiro na Corrida de Reis, atleta de Pontes e Lacerda sonha com Jogos de Paris

Por Douglas Santos/RDNEWS

Rodinei Crescêncio

 (Crédito: Rodinei Crescêncio)
Wendell Souza comemorou e muito o segundo lugar na 37ª edição da Corrida de Reis, realizada no último domingo, nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande.

O atleta de 29 anos foi o melhor brasileiro colocado pela segunda vez consecutiva na maior prova de rua do Centro-Oeste, quando fez o trajeto de  10km em 30 minutos e 04 segundos - apenas 1 minuto e 10 segundos a mais que o campeão Maxwell Kortek Rotich, de Uganda.

Em 2020, ano em que foi realizada a última edição da competição,  Wendell também confirmou o favoritismo entre os brasileiros na disputa e terminou a prova em 4º lugar com 30 minutos e 16 segundos, apenas 49 segundos atrás do vencedor Geofry Kipchumba, do Quênia.

Fora isso, em 2016 e 2015 o atleta também ficou em 4º lugar na prova. Em 2018 foi o 5º colocado, com um tempo de 30 minutos e 34 segundos.

Neste ano Wendel teve o privilégio de servir a Seleção Brasileira, por onde foi campeão do Campeonato SulAmericano e Pan-Americano na modalidade de Cross Country (10km).

A competição foi realizada em março deste ano, na cidade de Serra, no Espírito Santo. 

O torneio reuniu os principais corredores brasileiro e de países vizinhos como Argentina, Uruguai, Canadá, Paraguai entre outros.

Em entrevista ao RDNEWS,  Wendell celebrou a nova conquista na Corrida de Reis e relembrou a sua trajetória no atletismo.

O corredor comemorou a quebra do seu recorde pessoal na maior prova de rua do Estado, mas frisou que poderia concluir o trajeto com um tempo menor.

Feliz pelo seu desempenho, o matogrossense faturou R$ 10 mil em premiação, comemorou a sua evolução e disse estar satisfeito com o resultado final. Veja, - abaixo, os principais trechos da entrevista:

Essas conquistas representam superação, e vejo que O que te motivou a praticar atletismo?

No ano de 2010 eu fui convidado para participar de uma corrida de rua na minha cidade. Na ocasião eu tive um bom desempenho na prova, quando terminei na sétima colocação. A partir daí criei gosto pela corrida e comecei a treinar para ganhar outras provas. Passou ou ainda enfrenta dificuldades como atleta?

Sim, passei. Mas graças a Deus superei e dei a volta por cima de todas as dificuldades.  Usei isso para eu vencer.

Quais os cuidados que você tem para manter um bom físico de atleta? Como funcionam os seus treinos  no dia a dia?

Uma grande trajetória fazendo as coisas certas e no tempo certo, mantendo os planejamentos que se enquadram nas metas de evolução.

Quais são as principais conquistas no atletismo e o que elas representam na sua vida?

Tenho grandes conquistas na minha carreira, mas ser Bicampeão dos 10km da Tribuna, que é a prova mais rápida do Brasil, foi muito importante para mim. Essas conquistas representam superação, e vejo que desistir não é uma solução. Além disso, também já fui o 9º colocado da São Silvestre.

Qual a sua opinião sobre a atual estrutura de atletismo em Mato Grosso? O que precisa melhorar?

Referente a isso, eu vejo que está em processo de evolução. O que pensa sobre o incentivo financeiro do Governo para os atletas matogrossenses?

O Governo está dando um grande passo rumo à evolução.  Sendo assim, podemos revelar grandes nomes nas próximas Olimpíadas.

Como está a preparação para os Jogos de 2024? Está confiante  por uma vaga em Paris?

Estamos fazendo um grande trabalho na temporada. Vamos fazer esse círculo de treinamento para chegar na minha meta que é me consagrar com este índice.

Você foi o melhor brasileiro colocado na Corrida de Reis 2022 deste ano. Vai buscar o primeiro lugar na próxima edição?

É uma prova muito tradicional e de nível altíssimo, mas graças a Deus consegui bater o meu recorde pessoal da prova, e consequentemente o segundo lugar. Eu cheguei muito bem e com muita sobra, com certeza eu baixava para os 30 nesse percurso, mas não consegui. Foi uma evolução muito boa para mim, ser vice-campeão é muito satisfatório. Fico muito agradecido pela oportunidade, pois acredito que vou fazer uma estratégia diferente para a próxima prova que será realizada daqui a 6 meses. Sei que terá a disputa da São Silvestre, mas prefiro correr a Corrida de Reis. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet