Notícias / Mato Grosso

26/06/2022 - 10:55

Ipês roxos espocam nas serras de Mato Grosso

Por João Arruda

João Arruda

 (Crédito: João Arruda)
Nesta primeira semana do inverno quem viaja pelo Oeste de Mato Grosso,  região compreendida entre Barra do Bugres; Cáceres; Cuiabá e Poconé , percebe nas dobras das Serras das Araras; Quilombo; Oncinha e Mangaval um cenário de rara beleza são as piúvas roxas que espocam tingindo as matas com suas cores fortes. 

O colorido dá um contraste ao final do outono quando às árvores fazem a transição para a chamada " reserva de água ", algumas espécie da vegetação  como a aroeira, o cambará,  o manduvi e o gonçaleiro se revestem num tom de ferrugem diversificando e embelezando mais ainda as matas nativas ainda preservada na porção Oeste de Mato Grosso. 

Tanto na Rodovia Federal 070 como na MT 343, é comum notar viajantes gravando essas matas para compartilhar nas redes sociais. 

Carlos Carvalho Schubert,  47 anos é natural de Porto Alegre,  em viagem entre seu estado nos pampas até o Acre , disse que riscou o Sul do Brasil para visitar parentes em Rio Branco,  desde a sua saída ficou surpreendido com a beleza das Serras de Mato Grosso. " desde o Rio Grande do Sul cruzando Santa Catarina,  Paraná , Mato Grosso do Sul,  tinha avistado grandes lavouras de soja  milho, somente na parte da fronteira de Mato Grosso,  o cenário mudou,  muito bonito,  muito preservado ", avaliou.

O casal Doriane Paravá e Indalecio Lançoni possue um restaurante encravado entre a Serra do Mangaval e Morro da Perdiz,  chegam a brincam com estação  dizendo que quando são procurados para vender a área respondem e tom humorado afirmando que "só vendem a vista " se referindo a visão que tem  horizonte. 

A região Oeste deste estado é uma das únicas a não ceder espaço ao plantio de grãos. Enquanto que às regiões norte, Sul e do Araguaia cidades inteiras são tomadas pelo plantio de grãos,  tanto que os pantaneiros as chamam de cidades sojificadas. O termo piúva é do glossário pantaneiro,  é sinônimo de Ipês Roxos.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet