Notícias / Educação

21/06/2022 - 10:23

Unemat abre Seletivo Simplificado por redação em Pontes e Lacerda

Por Nataniel Zanferrari/Assessoria Unemat

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou hoje (20) o edital do Processo Seletivo Simplificado, para ingresso no segundo semestre deste ano. Esta edição oferta 640 vagas em 13 turmas especiais de oferta única, distribuídas entre os municípios de Confresa, Itiquira, Juara, Luciara, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Vila Rica.
 
As inscrições custam R$ 100 e vão de 27 de junho a 18 de julho. As inscrições com pedido de isenção devem ser feitas entre 27 e 30 de junho.

O edital pode ser acessado clicando aqui.
As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

REDAÇÃO

A prova de redação será realizada em Confresa, Itiquira, Juara, Luciara, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Vila Rica.

O Processo Seletivo Simplificado consistirá de fase única, constituída de uma prova de redação em Língua Portuguesa, com proposta de produção escrita a partir da reflexão sobre textos ou excertos de assuntos da atualidade.

A prova de redação não poderá ser assinada, rubricada ou conter qualquer palavra ou marca que a identifique em outro local que não seja o destinado, sob pena de ser anulada.

A prova será realizada no dia 7 de agosto.

CURSOS E CÂMPUS

Esta edição apresenta 13 turmas especiais de oferta única em oito municípios: Confresa, Itiquira, Juara, Luciara, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Vila Rica.

Confresa terá três turmas especiais: Bacharelado em Direito e Tecnologia em Construção de Edifícios, ambas em período noturno, e Licenciatura em Pedagogia, em período integral.

O município de Itiquira terá uma turma especial de Engenharia de Produção Agroindustrial em período noturno.

Juara recebe uma turma única de Agronomia em período integral.

Já Luciara recebe uma turma de Tecnologia em Agropecuária, também em período integral.

O município de Nova Mutum terá uma turma especial de Engenharia de Alimentos em período noturno.

O Câmpus Universitário de Pontes e Lacerda terá duas turmas de Agronomia: uma no período matutino e uma no período noturno.

Rondonópolis receberá duas turmas especiais de Licenciatura, ambas no período noturno: uma de Pedagogia e uma de Química.

Já Vila Rica receberá uma turma de Licenciatura em Ciências Biológicas, em período integral, e uma turma de Bacharelado em Direito, no período noturno.

COTAS

A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudado em escola pública.

As cotas para candidatos negros incluem negros de pele escura (pretos) e negros de pele clara (pardos).

Em cursos com 40 vagas, 24 são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 24 vagas, 10 são para estudantes negros, 2 para estudantes indígenas, 1 para estudantes com deficiência e 11 para os demais candidatos de escola pública. A ampla concorrência terá 16 vagas.

Já nos cursos de 50 vagas, a ampla concorrência terá 20 vagas, enquanto os alunos de escola pública terão 30. Destas 30, os candidatos pretos e pardos terão 13 vagas, os candidatos indígenas terão 2, as pessoas com deficiência terão 1 e os demais estudantes de escola pública terão 14 vagas.

Ao todo, são 26 vagas destinadas para indígenas, 166 vagas para estudantes negros, 13 para pessoas com deficiência, 179 para demais alunos da rede pública e 256 para ampla concorrência.

INCLUSÃO

O edital também está disponível em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com a plataforma VLibras, assim como serão os resultados. Já a prova será disponibilizada em Libras em formato de vídeo.

O edital ainda prevê atendimento especializado para candidatos com deficiência física, cegueira, baixa visão, visão monocular, surdez, surdocegueira, déficit de atenção, dislexia, autismo, discalculia, entre outros, além do atendimento específico para candidata gestante ou lactante ou para candidato com outra condição transitória específica, como acidente ou pós-cirúrgico.

Além disso, a Unemat informa que, para candidato trans (travestis, transexuais e transgêneros e a todas as pessoas que se identifiquem com outro gênero que não aquele designado a partir do sexo biológico em seu nascimento), é ofertada a opção de utilização do nome social.

No dia 21 de julho serão divulgados os pedidos de atendimento diferenciado deferidos e indeferidos, com a interposição de recursos sendo feita no dia 22 e o resultado dos recursos no dia 25.

PEDIDOS DE ISENÇÃO

As inscrições com pedido de isenção devem ser feitas entre 27 e 30 de junho.

O resultado dos pedidos de isenção de taxa será publicado no dia 8 de julho, com interposição de recursos sendo feita em 11 e 12, e o resultado dos recursos no dia 15.

O pagamento da taxa por quem teve o pedido de isenção indeferido pode ser feito até dia 19 de julho, que também é a data de vencimento do boleto bancário.

No dia 21 de julho serão divulgadas as inscrições deferidas e indeferidas, com a interposição de recursos sendo feita no dia 22 e o resultado dos recursos no dia 25.

Os locais de prova serão divulgados no dia 27 de julho.

RESULTADO

O desempenho preliminar será publicado no dia 24 de agosto, com interposição de recursos nos dias 25 e 26, com resultado dos recursos no dia 5 de setembro.

A convocação para procedimento de verificação virtual dos candidatos na categoria Estudantes Negros será feita no dia 29 de agosto, com a realização nos dias 30 e 31.

O resultado preliminar será divulgado no dia 1º de setembro, com interposição de recursos no dia 2 e resultado dos recursos no dia 6.


O resultado final será divulgado no dia 6 de setembro.

A matrícula dos aprovados em primeira chamada deverá ser realizada nos dias 8 e 9 de setembro, com a segunda chamada sendo realizada no dia 13 de setembro.

As aulas iniciam no dia 19 de setembro.

Todas as informações sobre as etapas do Processo Seletivo Simplificado e seus editais podem ser acessadas em: www.unemat.br/vestibular.



CONFIRA QUAIS SÃO OS NOSSOS CURSOS

Agronomia: Juara (Integral) e Pontes e Lacerda (Matutino e Noturno)
Direito: Confresa (Noturno) e Vila Rica (Noturno)
Engenharia de Alimentos: Nova Mutum (Noturno)
Engenharia de Produção Agroindustrial: Itiquira (Noturno)
Ciências Biológicas (Licenciatura): Vila Rica (Integral)
Pedagogia: Confresa (Integral) e Rondonópolis (Noturno)
Química: Rondonópolis (Noturno)
Tecnologia em Agropecuária: Luciara: (Integral)
Tecnologia em Construção de Edifícios: Confresa (Noturno)

CONFIRA ONDE ESTÃO NOSSOS CURSOS
Confresa: Direito (Noturno), Tecnologia em Construção de Edifícios (Noturno) e Pedagogia (Integral)
Itiquira: Engenharia de Produção Agroindustrial (Noturno)
Juara: Agronomia (Integral)
Luciara: Tecnologia em Agropecuária (Integral)
Nova Mutum: Engenharia de Alimentos (Noturno)
Pontes e Lacerda: Agronomia (Matutino e Noturno)
Rondonópolis: Pedagogia (Noturno) e Química (Noturno)
Vila Rica: Licenciatura em Ciências Biológicas (Integral) e Direito (Noturno)

Para mais informações:
vestibular@unemat.br
(65) 99969-2238

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet