Notícias / Cidade

15/06/2022 - 10:15

Prefeita de Cáceres recebe vereadores para tratar da greve da educação

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Conforme informação recebida pela comissão de profissionais de educação, a Câmara de Cáceres, pressionada pelos movimentos de sexta (carreata) e segunda-feira (ocupação do plenário na Câmara) agendaram uma reunião entre vereadores e prefeita para esta quarta-feira, 15, às 10 horas na perspectiva de encontrar uma solução para a greve deflagrada a uma semana pelos profissionais da educação municipal.

O agendamento da reunião, teria sido de iniciativa do presidente da câmara Domingos Oliveira (PSB) professor da rede municipal, Manga Rosa, líder do partido da prefeita (PSB), Valdeníria Dutra, pré-candidata a Deputada estadual (PSB), Rubens Macedo, líder do governo (PTB), Isaias Bezerra (Cidadania), Pastor Júnior (Cidadania), Flávio Negação (Cidadania), João Resende (PSDB), Antônio Mamedes (Republicanos) e Luiz Landim (PV).

A prefeita professora Antônia Eliene Liberato, tem usado as mídias para dizer à população que a comissão dos profissionais da educação não está aberta ao diálogo, porém em duas oportunidades em que a comissão conseguiu falar com a prefeita foi necessário que houvesse uma mobilização da categoria na frente do seu gabinete.

O último encontro da comissão com a prefeita aconteceu após agendamento no dia de manifestação, oportunidade em que foram apresentados os números do quadrimestre e anunciada a incapacidade de atender qualquer uma das reivindicações no momento e houve o pedido de novo prazo (até setembro) para novas análises de dados e “possível” proposta para atendimento a qualquer pleito dos profissionais de educação. 

A prefeita afirma também que está aberta ao diálogo, porém a primeira atitude após a deflagração do movimento grevista, do qual foi devidamente comunicada pela categoria com prazo de 48 horas (com final de semana intercalado neste prazo) sua primeira atitude foi judicializar (entrou com uma ação judicial pedindo a suspensão da greve), e até esse momento não foi apresentada, pela administração, nenhuma proposta para negociação das reivindicações da categoria, entre elas: Piso Nacional dos Profissionais do Magistério, Implantação do Profuncionario e hora atividade para professores interinos, entre outras.

Para a comissão de profissionais da educação, que se articula por meio e com o total apoio do sindicato dos servidores públicos municipais, o poder para encerrar a greve é da prefeita que é professora e espera que essa reunião com os vereadores traga bons resultados no sentido de retomar o diálogo com a categoria e culmine com a apresentação de propostas a serem analisadas pela categoria.

A comissão não foi convidada para a reunião e até esse momento não recebeu qualquer sinalização de proposta ou de retomada de diálogo para negociação, portanto a programação do movimento continua conforme o planejamento já divulgado.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pai de aluno, em 15.06.2022 às 13:32

    Cadê a comissão de professores que representa a categoria? A prefeita convocou os vereadores ratos e cabeças de bagres? A greve continua..essas raposas não representa a categoria da educação...

 
Sitevip Internet