Notícias / Saúde

15/06/2022 - 09:10

Hospital Regional realiza campanha de coleta na tentativa de reverter baixo estoque de sangue na unidade

Por Sinézio Alcântara

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O Banco de Sangue do Hospital Regional de Cáceres “Dr. Antônio Fontes” (HRCAF) está em campanha para captar doadores, no mês internacional do doador de sangue.

A iniciativa é uma tentativa de reverter a situação considerada crítica, devido ao baixo estoque e aumento da demanda da transfusão dos hemocomponentes.

     De acordo com a enfermeira responsável pela UCT (Unidade de Coleta e Transfusão), Micheline Tavares, além dos casos restantes do Covid-19, aumentaram os casos de pacientes com câncer, bebês prematuros nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), gestantes que precisam de suporte para hemorragia durante o parto, pacientes crônicos, pessoas com anemia falciforme, politraumatizados vítimas de acidentes automobilísticos, motocicletas, quedas e entre outras doenças que continuam demandando cuidados médicos.

     Responsável técnica pela UCT, a médica Priscila Parreira, frisa que normalmente, os sangues dos tipos B-, AB-, A- e O- são os que fazem muita falta, porque há uma porcentagem menor de doadores. Mas, nesse momento crítico, afirma, todos os tipos sanguíneos serão bem-vindos.

     A médica explica que as doações podem ajudar até quatro pessoas, porque cada doação de sangue pode dar origem a um concentrado de hemácias, um plasma, uma plaqueta e um crio precipitado. “Cada um desses componentes pode ser distribuído para pacientes distintos. Então, é realmente um ato de amor e de cidadania”.
 
      O médico plantonista da UCT, Waldman Davi, enfatiza que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Segundo ele, uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados, no máximo, 495 ml de sangue. “É pouco para quem doa e muito para quem precisa! ”.
 

     Além disso, ele acrescenta que o ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e, principalmente das pessoas. “Ao enxergar as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las, nos tornamos mais justos e igualitários”, frisou.

     Para doar, basta a pessoa se dirigir a Unidade de coleta sito a Avenida Getúlio Vargas, anexo ao Hospital Regional de Cáceres, com documento de identificação com foto e fazer a doação.

    Vale informar que a equipe da UCT segue todos os cuidados com higienização, lavagem de mãos, uso de antissépticos e higienização de instrumentos e superfícies, bem como o uso de máscaras, seguindo todos os protocolos de biossegurança estabelecido pela OMS para a proteção do doador.

Pré-requisitos 

     Para doar, a pessoa deve ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo de 50 quilos, gozar de boa saúde, estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter realizado exercícios físicos antes da doação, não ter ingerido bebida alcoólica, entre outras. Em decorrência a pandemia é pré-requisito não apresentar sintomas de gripes, resfriados ou tosse nos últimos 10 dias.
 
    O doador não precisa estar em jejum, deve apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Quem fizer tatuagem e ou colocação de piercing só pode doar após seis meses. “Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça”.
 
   O doador também não pode ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar exposto a doenças transmissíveis pelo sangue como sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas. Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.

    “Quem foi infectado pela covid-19 pode doar após dez dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias, sendo 48h em caso da Coronavac”, os médicos informaram.

Serviço 

A UCT funciona das 07:00 h às 11:00 h e das 13:00 h às 18:00 h de segunda a sábado – Anexo ao Hospital Regional.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MANOEL, em 15.06.2022 às 12:00

    SOU DOADOR MAIS TODAS AS VEZES O HOSPITAL ESTA COMPLICANDO MAIS PARA NOS, NAO PODEMOS ESTACIONAR DENTRO DO HOSPITAL, HORARIO DE ATENDIMENTO NAO E COMPATIVEL COM ALGUNS DOADORES, JA FIZ A RECLAMAÇÃO MAIS NÃO TOMARAM AS MEDIDAS NECESSARIAS, CADA VEZ MAIS DIFICULTANDO PARA OS DOADORES.

 
Sitevip Internet