Notícias / Direto da Fonte

13/06/2022 - 17:23 | Atualizado em 13/06/2022 - 17:33

Paulada

Por Da Redação

Sete deputados de Mato Grosso votaram a favor da lei que autoriza os bancos a tomarem a casa de devedores. Mas, só um está esperneando tentando justificar o injustificável, e tinha que ser exatamente o que se dizia da nossa região. O médico deputado federal doutor Leonardo (Republicanos) está toda hora tentando dizer nos grupos e redes sociais que o projeto vai melhorar para a população. Ninguém é besta, a casa como bem de família tinha proteção especial, agora, com a nova lei, pode ser garantia de empréstimo. E daí, o banco toma mesmo. O que a liberação de emenda não faz né. Votou com o governo federal a favor dos banqueiros ricos. Outubro vem a resposta.
 
Agiota
 
Afinal de contas, até agiota tem coração, e pode ser sensibilizado antes de colocar uma família no olho da rua. Banco, não. A partir do momento que puder executar, não tem choro. Quem não tiver para onde ir, irá para a rua mesmo, passando a ser morador de rua por causa de dívidas. Isso era impossível no Brasil, até os nossos maravilhosos políticos terem aprovado essa nova lei.
 
Corda
 
Segundo os defensores do deputado, a lei é boa porque vai baixar os juros de empréstimos. Num país onde 60% da população ativa está com nome sujo, dar a casa como garantia será a única forma de empréstimo. Logo, os bancos não terão porque praticar juros mais baixos o e a corda vai arrebentar do lado que sempre arrebenta, do mais fraco.
 
Greve
 
Por falar em corda, entre a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) que diz que tem dinheiro, mas não tem índice para pagar o piso nacional e os professores que cobram o pagamento do piso, que também é lei, a corda arrebentou para o lado dos alunos. Hoje completa uma semana de greve e os dois lados estão com expectativas.
 
Professores
 
Os professores estão na expectativa que Eliene faça igual ao prefeito de Tangará da Serra e dê o piso da educação a partir de agora, negociando o retroativo para depois. Segundo os grevistas e vereadores que estão com os professores, as medidas tomadas para reduzir os índices de pessoal estão em andamento e ainda não surtiram efeitos, mas que até o fim de setembro, mesmo pagando o piso, os índices irão reduzir.
 
Judicialização
 
Pelo lado de Eliene ela diz que seus assessores garantem que com a judicialização da greve o Tribunal de Justiça mandará os profissionais da educação de volta para as escolas. Eles apostam no histórico do TJMT de sempre pender para o lado das prefeituras e do Estado, quando a questão é liminar. Eu torço para que a greve acabe logo, mas, infelizmente, não ando confiando muito nas assessorias da ‘amiga veia’.
 
Técnica
 
Um dos exemplos é a competente enfermeira Elis Fernandes, que ao ser colocada na pasta da Saúde, sua área, não decolou. Criaram muitas expectativas sobre a sua atuação técnica, mas, gestor de pasta tem que ser político. Conforme tem circulado nas redes sociais do vereador Cézare Pastorello (SD), Cáceres continua sem receber os recursos de saúde que tem direito e nos postinhos continua faltando remédios básicos e organização.
 
Saúde
 
Enquanto o foco era o coronavírus, os demais atendimentos ficaram em segundo plano. Com o fim do foco, das internações e do estado de emergência, a população está cobrando o básico, consulta, exame e medicamento. Não precisava de muito malabarismos, era só fazer o b-a-bá. Não deu conta, vai cair.
 
Volta
 
Importante lembrar que, sob a gestão da Eliene, a pasta já foi gerida por um médico e está, ainda, sendo gerida por uma enfermeira. Ou seja, mais técnicos, impossível. Se Eliene quiser ver a Secretaria de Saúde andando, vai precisar nomear um gestor, alguém que consiga dialogar com os vereadores, servidores e tenha acesso à população. Ou seja, um gestor com traquejo político. Senão, não vai.
 
Efeito
 
A casa de horrores (Câmara de Vereadores de Cáceres) não para de surpreender. Enquanto alguns vereadores tem tentado mediar uma solução para o impasse da greve e do piso nacional do magistério, outros, como o Rubens Macedo (PTB), decidiram enfrentar os professores. Tomou. Depois de falar de uma lista de salários astronômico de professores, que, já foi desmentida, memes com o Rubens começaram a pipocar nos grupos e redes sociais. E o pior é que é tudo verdade.
 
Tomou
 
O primeiro meme a circular foi o que mostrou o salário dele, como vereador, no valor de R$ 16.706,00, somando com a verba indenizatória e com o destaque de que ele não tem carga horária para cumprir. Rubens tinha divulgado salário de professores que trabalham 60 horas por semana, ou seja, 12 horas por dia, por terem dois vínculos. Mexeu com uma formiga, agora aguenta o formigueiro.
 
Desmascarado
 
Já outro meme mostra o diploma de conclusão do supletivo de Rubens. Pelo diploma, que não sei como os professores conseguiram, mas já confirmei que é real, Rubens teria se formado em maio de 2001, em um curso supletivo em Campo Grande. O detalhe é que um curso supletivo precisa de, no mínimo, um ano de meio para formar a primeira turma, e a escola de onde Rubens obteve o diploma, foi criada cinco meses antes. E no próprio diploma consta que foi emitido já no primeiro dia seguinte a ele ter sido aprovado no supletivo. E ninguém tem notícias de que Rubens Macedo tenha morado em Campo Grande, nesse período.

Boicote

O vereador Odenir Nery (UB), revelou a Coluna que teme que suas votações na Câmara de Cáceres tenham gerado um boicote por parte do Executivo. Ele citou especificamente a indicação para recuperação do prolongamento da Avenida Domervil Faria e ruas do entorno do Posto Rio Paraguai que estão intransitáveis. 'Não tem outra explicação. Já parou de chover', argumentou.
 

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Juvenal, em 13.06.2022 às 20:07

    Quem comanda, direciona e bate martelo na secretaria de saúde é o vice prefeito e quem assina é a secretária e claro a prefeita, o vice não assina nada só da ordem pelo que todos falam. Caso de B.O no TCE, MP o vice sairá ileso. Complicada essa carta branca. A Eliene tem que saber que os votos dela não veio do Odenilson, pelo contrário, ele pegou carona,

  • por Luiz Miguel, em 13.06.2022 às 18:04

    Alô ministério público olha aí a fará do diploma vamos investigar PF é crime isso na Bolívia apresentar diploma falso acho que no Brasil já liberou o curso on LINE mais geralmente demora 24 meses né agora com 24 horas é o primeiro que eu vejo

 
Sitevip Internet