Notícias / Educação

13/06/2022 - 10:48

Professor do IFMT Cáceres dialoga sobre perspectiva freireana da educação ambiental

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Inspirado na perspectiva freireana da educação ambiental crítica, o professor Silvano Carmo de Souza, do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo,  realizou palestra sobre Educação Ambiental Freireana no I Encontro de Educadores/as Ambientais do IFMT: intercâmbios e a formação de redes em prol de sociedades sustentáveis.
 
"A educação ambiental para o despertar da consciência dos valores da ética e da vida exige de todas e todos nós a percepção que passa pelo que Freire chama de "percebido-destacado" que se constitui na crítica, na problematização, na denúncia dos processos de desumanização e de destruição da Terra e de anúncio das possibilidades de transformação coletiva dessa realidade", afirma Silvano.

Segundo o professor que é mestre e doutor em Ciências Ambientais,  nesta perspectiva do educador Paulo Freire, o anúncio é das possibilidades das mulheres e homens -   como sujeitos históricos- se movimentarem pela transformação social do mundo com vistas à humanização, e a denúncia é dos processos de espoliação da vida, de desumanização.

 Encontro

Em formato virtual, o evento, promovido na última semana pelo Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação do Campo do IFMT do Programa de Pós-graduação em Ensino (Geac/PPGen/IFMT), teve como objetivo fomentar a criação de uma rede de educadoras e educadores ambientais no IFMT para promover o envolvimento dos territórios das 19 unidades da instituição.

O Grupo é liderado pelo docente do IFMT Campus Várzea Grande, professor Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, mestre e doutor em Educação.

A proposta surgiu com base no Projeto de Pesquisa, coordenado por Senra, intitulado "SACI-2: Sustentabilidade Ambiental e Camponesa e suas Intervivências: com o pé na praxiologia dos grupos de pesquisa do IFMT".

O encontro contou com as contribuições da professora do Instituto Federal do Pará, IFPA, Jeovani de Jesus Couto, mestra em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, na palestra de abertura sobre "Comunidades tradicionais, o bem viver e o meio ambiente".

Os objetivos e trabalhos propostos na Rede de Pesquisa do IFMT foram apresentados pelo professor, do campus do IFMT em Pontes e Lacerda,  Sérgio Gomes da Silva, mestre em Ecologia e Conservação. 

As educadoras e educadores ambientais também constituíram espaço de compartilhamento de vivências na palestra da professora  do Instituto Federal do Espírito Santo, IFES,  Flávia Nascimento Ribeiro, mestra e doutora em Educação. Ela apresentou  e docializou a experiência da Rede de Educadoras e Educadores Ambientais do IFES.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Professor Aposentado, em 13.06.2022 às 12:18

    Esse povinho só leu na vida Paulo Freire? A qualidade da educação pública em avaliação internacional explica isso.... todos se baseia na idade da pedra para manter seus status !

 
Sitevip Internet