Notícias / Educação

09/06/2022 - 12:22

Instituto Tecnológico da Bolívia debate parcerias com o IFMT Cáceres

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Com o propósito de estabelecer parcerias no âmbito da educação profissional tecnológica na região de fronteira Brasil-Bolívia, uma comitiva, presidida pelo reitor do Instituto Tecnológico "Prof. Roberto Pillai Herrera" (ITPRPH), do município de San Matías na Bolívia, Miguel Angel Siyé Vaca, visitou nesta quarta-feira (08.06) o  Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo.
 
A comitiva formada pelos docentes responsáveis pelas áreas de Informática, Eletricidade e Agronomia do ITPRPH, Julio Cesar Arevalo Páez, Scarlet Mérida Oña e Zilca María Taceó Nicomedes e pela secretária Roseli Suarez e a estudante Betihha Arruda foi recebida pelo diretor-geral do IFMT Campus Cáceres, Anderson Wesley Alves Bezerra.
 
Na agenda, a comitiva visitou as estruturas de unidades de produção do campus e participou de reunião em conjunto com a diretora de Ensino do IFMT Cáceres, Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi, o coordenador do curso Técnico em Agropecuária, Juberto Babilônia de Sousa, e o embaixador de relações internacionais do campus, Alle Pires Atala para troca de informações sobre realidades e campos de atuação das duas instituições.
 
De acordo com o reitor do Instituto Tecnológico, a intenção é estabelecer parcerias com o IFMT Cáceres para fortalecer a formação acadêmica e carreira dos estudantes da instituição pública boliviana com oferta de aperfeiçoamento e práticas, inicialmente, nas áreas de agropecuária e informática.
 
Como encaminhamento, o diretor-geral do IFMT Cáceres propôs uma agenda de trabalho integrada com a  Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT para formulação oficial de convênio com o instituto boliviano e o aprofundamento do diálogo entre coordenação, equipe pedagógica e docentes das duas instituições para a definição de plano de trabalho anual e ações a serem desenvolvidas.
 
"É fundamental essa integração. Temos áreas de atuação conjunta no âmbito da educação profissional como agropecuária e informática e devemos somar esforços no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Para isso precisamos institucionalizar essa relação e parceria para termos um trabalho sólido e contínuo que beneficie os povos e comunidades de nossa região", afirmou Anderson.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Hélio Rapzz Aguibera, em 09.06.2022 às 15:29

    Essa é boa ! Só a Bolívia vai levar vantagem ne. Coisa que essa turma sempre usa para gastar dinheiro da educação pública.... só falta umas bandeiras vermelhas para decorar o ambiente.

 
Sitevip Internet