Notícias / Politica

08/06/2022 - 09:53

Doutor Leonardo e mais seis apoia projeto que autoriza bancos a tomar casas por dívida. Medida inclui moradias populares

Por José Carlos Garcia

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Amaioria dos deputados federais de Mato Grosso votou a favor Projeto de Lei (PL) 4.188/2021, de autoria do governo de Jair Bolsonaro (PL), que cria o marco legal das garantias de empréstimos e altera a Lei 8.009/1990, que trata da impenhorabilidade de imóvel. Entre os mato-grossenses apenas a deputada federal Rosa Neide (PT) foi contra a aprovação.
 
O projeto foi aprovado na última quarta-feira (01), com 260 votos favoráveis e 111 contrários, e segue agora para apreciação do Senado. Caso seja aprovado pelos senadores, os bancos e instituições financeiras poderão penhorar o único imóvel de uma família para quitar dívidas.
 
A legislação atual estabelece que uma família não pode perder esse seu único bem por dívidas. Hoje, o bem só pode ser usado como garantia de financiamento do próprio imóvel e leiloado em caso de inadimplência do financiamento imobiliário ou por decisão judicial. Com a mudança a residência poderá ser tomada mesmo quando a dívida for de terceiro.

Votaram a favor da medida os deputados Dr. Leonardo (Republicanos), José Medeiros (PL), Juarez Costa (MDB), Nelson Barbudo (PL) e Valtenir Pereira (MDB). Emanuel Pinheiro Neto (MDB) e Neri Geller (PP) não votaram.

O projeto foi aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado João Maia (PL-RN), que alegou que a impenhorabilidade do imóvel “gera aumento dos juros dos financiamentos ou a negativa de crédito para quem precisa de empréstimo”.

No entanto os opositores afirmaram que a medida abre caminho para que o Brasil seja vítima de uma ‘Crise de Hipotecas’ semelhante à que causou a crise norte-americana e mundial em 2008. Também destacam que ela viola um bem que, até aqui, era considerado sagrado para as famílias brasileiras.

“A casa, o bem de família, é algo tão sagrado no nosso país que ela é impenhorável, assim diz a nossa legislação. Porque é na casa onde o núcleo familiar está. Esse governo diz que defende a família, mas ataca a família brasileira, a família mais pobre”, lamentou o deputado Alencar Santana (PT/SP).

“Na situação de pindaíba que a população brasileira está, é evidente que um cidadão vai querer acessar esse crédito. Só que ele vai poder utilizá-lo para diferentes empréstimos. Se ele não conseguir pagar um desses empréstimos – apenas um deles –, vai ser penhorado tudo o que ele apresentou como garantia. E essa garantia pode ser inclusive um bem de família”, alerta a seputada Sâmia Bonfim (Psol/SP). 

O PT e os partidos de esquerda (PSB, Psol, Pc do B,PV e Rede) orientaram suas bancadas a votarem contra a matéria. Já os partidos do Centrão (PL, PP, União Brasil, PSD, REPUBLICANOS, MDB, PSDB, PSC, Podemos, Novo, Solidariedade, Avante, Patriota, Pros e PTB) seguiram a recomendação do Governo, atendendo também o desejo dos bancos e empresários do setor financeiro.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por cacerense em busca de progresso, em 08.06.2022 às 19:56

    Concordo com seus comentários, Jully Gay e Negra

  • por Jully Gay e Negra, em 08.06.2022 às 15:03

    O tal do PT só apoia a malandragem como sempre! Nenhuma novidade nisso... então pegar dinheiro de banco e não pagar virou sinônimo de honestidade? Então não se deve pagar a prestação do financiamento do carro é isso? Do consórcio depois de contemplado é.., mas tem gente que apoia essas malandragem.... e ainda dá parabéns para os populistas de plantão.

  • por CACERENSE aloprado !, em 08.06.2022 às 13:01

    é esse deputadozinho que o cacerense quer ? Leonardo é uma espécie de pessoa que toma agua na sua casa e vc tem que lavar rapidamente o copo. Fazer política pra BANCO é caracteristica de SANGUINÁRIO ! É ISSO QUE O CACERENSE QUER ? NEM TITULO DE IMÓVEIS ESSE DEPUTADO CONSEGUIU TRAZER ! LEONARDO, TO FORA !

  • por E Antônio, em 08.06.2022 às 12:15

    Na hr do vamo vê quem defende vc (pobre) é o PT! Obrigado Deputada Rosa Neide pelo voto contrário, aos outros, o troco será dado na urna!!!

  • por Jully Gay, em 08.06.2022 às 11:01

    A maioria desse povo que tem essas casinha popular recebe auxílio de Deus e o mundo só para tomar cachaça e ir no salão. Quando atrasa dez prestações finge separar do marido....tudo mala.

  • por Mumu, em 08.06.2022 às 10:19

    Quando eu falo que a maioria desse congresso podre toma serviço dos banqueiros dos grandes Milionários Tem gente que fala que eu falo demais Veja bem se esses parlamentares estão preocupados com o povo sem comentários espero que o troco seja dado nas urnas precisamos de políticos comprometidos com o bem da população não precisamos de político que fiquem legislada em prol de banqueiros

 
Sitevip Internet