Notícias / Direto da Fonte

06/06/2022 - 17:28 | Atualizado em 07/06/2022 - 09:20

Limpeza

Por Da Redação

Demorou, mas aconteceu. A foice passou baixa nas secretarias da prefeitura da prefeitura de Cáceres, na semana passada. Nada menos do que cinco cabeças rolaram, e as que ficaram estão com as mãos nas orelhas, com medo de perder também. Como eu havia dito na Coluna, quem não estivesse alinhado com a prefeita iria cair. Serviu de recado para os demais.
 
Amigos
 
Uma vez um interlocutor político, que vem aqui em casa de vez em quando tomar café, criticou o fato da prefeita nomear ‘amigos’ e companheiros de partido para ocupar a maioria dos cargos de primeiro escalão. Justifiquei a ele que eu não gostaria de estar ocupando um cargo de confiança sendo amigo pessoal e correligionário de partido da prefeita. Ele questionou e eu expliquei. ‘Porque na hora que ela precisar enxugar e fazer acordos políticos, os primeiros a rodarem são os amigos e partidários’. O que aconteceu na semana passada foi o exemplo claro da minha afirmação no começo da gestão. É preciso que fique claro que não estou questionando a competência dos ‘amigos’.
 
Marajá
 
Um dos passes livres para sair da prefeitura foi a adesão de alguns coordenadores e secretários à ostensiva campanha eleitoral de Irajá Lacerda. Pré-campanha é uma coisa, campanha extemporânea é outra. Esse corre o risco de nem conseguir consolidar a candidatura, daí vai deixar um monte de sonhadores na mão. 
 
Leonardo
 
Um antigo ditado no Ceará diz que quem casa com a amante sabe que vai levar chifre. O Irajá está se vendo cercado de gente que já foi Pedro Henry, já foi Leonardo e agora jura amor eterno por ele. No jogo de sábado, 4, no Geraldão, houve manifestações desse amor. Marcos Ribeiro e seu carcereiro guarda-costas e o ex-contador passaram o jogo inteiro hostilizando o médico deputado Leonardo (Republicanos). Quem te viu, quem te vê. Eu fiz questão de abordar o deputado e lembrar para ele o motivo porque chamo parte do grupo político dele de facção. Ele também recebeu a solidariedade do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB).
 
Lei do retorno
 
Em 2018, essa mesma turma ficou famosa por xingar o então deputado Federal Ezequiel Fonseca, coxa de grilo, em um evento político na Praça Barão do Rio Branco. Na época o médico deputado era candidato, e ficou de dentro do carro só assistindo. Agora, o papel inverteu e ele é que foge dos seus ex-apoiadores como o diabo foge da cruz. O mal que aqui se faz, aqui se paga.
 
Ex-aliado
 
Ainda no jogo do Geraldão, o contador e líder comunitário Enézio Mariano pegou o microfone do Bira e fez todos os presentes se lembrarem que a última vez que tinham visto Leonardo foi em 2018. O deputado resolveu pulverizar a sua base e hoje está mais próximo de Pontes e Lacerda do que de Cáceres. Antigamente o povo tinha memória curta, hoje tem a internet e as redes sociais para lembrar. Só com a votação da reforma da previdência, que ele votou a favor, milhares de pessoas que poderiam ter se aposentado vão esperar mais uns anos.
 
Fraco
 
Essa negatividade já está sendo sentida até pelos seus correligionários, que estão abrindo dele. O deputado Valmir Moretto (Republicanos), único do partido dele na região, já abriu a pré-campanha para os demais pré-candidatos a deputados federais, em especial, para Túlio Fontes (PSB), que foi recebido como celebridade na Festa do Queijo de Curvelândia. Isso não só abriu, mas arregalou os olhos de Moretto.
 
Primo
 
O também Republicano Celso Silva provou que não estava se afastando para fazer rodízio, tanto que quem vai assumir o cargo de vereador será o seu terceiro suplente, o policial Mamedes. Celso quer usar desses dois meses para consolidar os apoios à campanha do Deputado Moretto e com isso garantir que no ano que vem vai continuar sendo atendido em Cáceres pelo seu deputado. Inteligente.
 
Rubens
 
Já sem sorte está o líder da prefeita, Rubens Macedo (PTB). Anunciou que pediria um afastamento da Câmara, até abaixar a poeira dos últimos escândalos envolvendo seu nome, mas, o seu suplente, Elias Pereira, não aceitou as condições que foram impostas por Rubens. Só aceita tomar posse se for para exercer o mandato de verdade, e recebendo salário verba indenizatória pra ele. Por desacordo, que não disseram o que foi, dá para imaginar. Haja óleo de peroba.
 
Taca
 
O evento realizado em Cáceres para alavancar a pré-campanha ao senado do deputado federal Neri Geller foi um fiasco. Como o governador Mauro Mendes (UB), abriu o palanque para todos, ele vai perder até para Natasha Slhessarenko (PSB). Sondagens de consumo interno do PSB já confirmam isso.
 
Perdedor
 
Meu considerado Nilson Magalhães está me decepcionando. Eu que o considero um dos mais habilidosos articuladores políticos da cidade, virei a justificativa dele para a derrota na pretensão de ser candidato a presidente do SSPM. Nunca disse isso aqui, mas diante da insistência dele em me culpar, vou contar duas coisas. Primeiro, chamei ele e Fábio Lourenço para compor em um acordo para que ele fosse o próximo presidente. Não houve acordo porque Nilson não queria a vice-presidência e sim a Tesouraria que tem uma remuneração. Sem o acordo, resolveu condicionar trabalhar na pré-campanha de Túlio Fontes ao meu apoio a sua candidatura no SSPM. Tenho inúmeros defeitos, mas uma grande qualidade herdada do meu pai. Sou homem de palavra.

Odenir

A iluminação dos campos de futebol de Cáceres, que está sendo feita, a pedido dos vereadores Manga Rosa (PSB) e Flávio Negação (UB), é uma bela iniciativa, mas é preciso lembrar que quando era vereador em outra ocasião, Odenir Nery (UB), indicou e até patrocinou a iluminação de vários campos da cidade. 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marcelo Renato, em 08.06.2022 às 09:05

    O trabalho tem que ser pensado na população, sobre tudo de forma coletiva, procurando fazer políticas públicas que de qualidade de vida a sociedade. Parabéns a bancada do UB (União Brasil) que vem atendendo as espectativas com os encaminhamentos. Seja no esporte, na infraestrutura com indicações que demonstra coerência nas necessidades dos bairros.

 
Sitevip Internet