Notícias / Cultura

04/06/2022 - 09:39

Projeto 'Gelateca' é destque no Fórum de Cáceres

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A Comarca de Cáceres está situada na região sudoeste de Mato Grosso e fica localizada a 215 km da capital. Considerada um dos portais de acesso ao Pantanal Mato-grossense, é também uma das comarcas pioneiras do estado em iniciativas atípicas nas atividades judiciais, como feiras culturais, ações para o dia das crianças, natal, campanhas contra a fome, corridas, caminhadas, pedaladas e, mais recentemente, o projeto de incentivo à leitura.  

Com o intuito de otimizar o espaço do corredor central, o Fórum da Comarca de Cáceres, desde 2016, abriga o Projeto “GELATECA: abra a geladeira e alimente os seus conhecimentos”, idealizado pelas Oficialas de Justiça Mireni de Oliveira Costa Silva e Bernadeth Castrillon Lara, contando com o apoio da gestora geral Odanil G. Jara Corbelino e da então diretora do Fórum da Comarca de Cáceres, Dra. Hanae Yamamura de Oliveira, no que foi seguida pela atual diretora, Dra. Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima. O objetivo do projeto é oportunizar a leitura – e as inúmeras possibilidades que ela oferece – às pessoas que utilizam os serviços forenses e que, porventura, precisam aguardar os horários de audiências e conciliações, bem como a servidores, magistrados, colaboradores, terceirizados e estagiários. Por este motivo, o projeto disponibiliza geladeiras e frigobar recheados de livros, que estão à disposição dos interessados.

A importância da leitura é atemporal e deverá resistir aos avanços da tecnologia, aos ciberespaços de convívio e aos celulares. Isso porque a leitura propicia ao leitor uma viagem no tempo e no espaço, proporcionando-lhe cultura e novos conhecimentos. Quem lê tem a possibilidade de dialogar com e sobre a realidade, estabelecendo conexões entre o texto lido e as experiências diárias, com liberdade de pensamento, criação e, sobretudo, reflexão crítica.

Em 2022, o projeto está sendo revigorado com excelentes obras, principalmente de autores, poetas e poetisas do estado de Mato Grosso, como Eduardo Mahon, Olga Maria Castrillon-Mendes, Maria Elizabeth N. Oliveira, Edson Flávio Santos, Marli Walker, Luciene Carvalho, Agnaldo Rodrigues dentre outros. O intuito é apresentar aos leitores a diversidade e a riqueza da cultura do estado. O Fórum da Comarca de Cáceres está aberto para receber doações de livros de literatura para adultos e infanto-juvenil de autores diversos, em especial, autores mato-grossenses. Para isso, requer a ajuda de toda a sociedade.

A ideia é institucionalizar o projeto e estendê-lo para todas as comarcas, assim como para os Centros Socioeducativos e o Sistema Penal do Estado de Mato Grosso, a fim de que outras pessoas possam ter a experiência transformadora da leitura.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jully Gay, em 04.06.2022 às 12:25

    Nada substitui um bom livro. Contra fatos não há argumentos!

 
Sitevip Internet