Notícias / Saúde

01/06/2022 - 09:20

Agentes de Combate à Endemias de Pontes e Lacerda se destacam em curso de capacitação

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Alunas do curso profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS-MT), com ênfase em Endemias, do polo de Pontes e Lacerda, foram destaque no Projeto Integrador com nota máxima. O projeto é uma das ferramentas pedagógicas do curso, que coloca o aluno diante de situações reais, fazendo-os buscar os melhores caminhos e soluções.

"Estamos iniciando os primeiros módulos do curso, mas já aprendemos muito, com questões relevantes ao nosso trabalho e que estão ajudando a aprimorar ainda mais o que já fazíamos", disse Silvana Paglarini, agente de Combate à Endemias (ACE), sobre o curso de capacitação oferecido, gratuitamente, pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Escola do Legislativo.

Segundo Yara Marinalva de Oliveira, o curso é muito bom e ajuda a colocar em prática o trabalho dos agentes, por meio da teoria. "O curso veio para somar, porque temos a prática e o curso nos fornece a teoria, que na correria do dia a dia acabamos não conhecendo. O material e os professores são excelentes, com uma plataforma virtual de fácil acesso", completou.

Os agentes de Combate à Endemias orientam sobre a prevenção e tratamento de enfermidades infecciosas e buscam prevenir e controlar doenças como dengue, febre de chikungunya, febre pelo vírus Zika, febre amarela, chagas, leishmaniose, dentre outras.

Para Adriana Matucare Chave e Silvia Ferreira Lima, o curso é maravilhoso e aprimora o conhecimento. "É um aprendizado, não só para o nosso trabalho, mas para o dia a dia", garante Silvia, ao lembrar da importância da capacitação e do conhecimento até para conversar com os moradores e levantar questionamentos.

Dentre as principais ações dos agentes de combate às endemias estão a coleta de reservatórios de doenças, controle por meio químico, cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de prevenção, intervenção e controle de doenças.

"Estou amando fazer o curso, pelo conhecimento que estou adquirindo. As disciplinas são ótimas e a explicação maravilhosa. Quero continuar e chegar até o final, porque as matérias são muito interessantes", relata a aluna Claudinete Maria dos Santos. Ela diz que assiste as vídeo-aulas e acompanha junto à apostila impressa.

Cerca de 1500 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, estão cursando esta segunda edição do curso para oferecer melhor atendimento à população. A formação é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e promove a valorização profissional, possibilidade de ganhos salariais reais, entre outros benefícios.

O TACS-MT é executado pelo Instituto Brasil Adentro (IBA) e conta com o apoio das prefeituras dos municípios polos de Água Boa, Barra do Garças, Cuiabá, Juara, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra; Secretarias de Saúde e Sindicatos das categorias. 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por wagner silva de moares, em 01.06.2022 às 23:22

    parabéns

 
Sitevip Internet