Notícias / Direto da Fonte

30/05/2022 - 13:50 | Atualizado em 30/05/2022 - 15:10

Louvável

Por Da Redação

A atitude do jornalista goiano de nascimento, mas cacerense de coração é realmente louvável. Luizmar Fachini da Rádio Difusora, do alto da sua experiência e conhecimento, com suas setenta e poucas primaveras, faz mais um trabalho apaixonado e determinado de convencimento da sociedade local, no sentido de valorar nesta eleição as candidaturas locais, enaltecendo os nomes próprios de Cáceres. Acostumado a enfrentar tantas lutas ao longo de sua brilhante carreira, levanta mais esta bandeira pela nossa terra.
 
Marajá
 
Apesar do esforço do radialista, parece que tem alguns que não se emendam, e com a mesma velha retórica da família, através de um discurso vazio e sem nenhum crédito, com propostas que o eleitor local já está cansado de ouvir por décadas a fio, traz de volta velhos e requentados assuntos, com práticas nada republicanas. Por exemplo, o pacote de cinco vereadores, foi fechado e a peso de ouro.
 
Negócio obscuro
 
Resta saber se a fatura será entregue, pois lá na frente os eleitores ainda irão se manifestar nas urnas. Vai ser muito difícil pedir votos e dizer que não faz parte do pacote. Alguns já até se afastaram do mandato, colocando os suplentes, para não ter que dar explicações sobre o acordo. Isso está cheirando muito mal e como tudo que começa dessa forma não terminará bem.
 
Leonardo
 
Quem parece que embarcou numa canoa furada foi o nobre deputado federal, que abandonou a maior eleitora deste pleito, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), que faz uma boa administração e tem grande aprovação. Eliene mostra uma preocupação enorme com o futuro da nossa gente, mas foi trocada pelo prefeito de Pontes e Lacerda.
 
Gato por Lebre
 
Aliás, parece que o mandatário de Pontes e Lacerda, comprou gato por lebre. Sem ter contribuído com muitos votos para a construção do mandato do deputado federal na eleição passada, achou que fez um bom negócio. Entretanto o povo Lacerdense, que não é bobo, está sem entender porque após quatro anos de mandato, nenhuma obra foi inaugurada naquele município com emenda do deputado federal. Será que vai ter discurso para tentar renovar seu mandato?
 
Mal negócio
 
Há quem diga que não foi um bom negócio trocar o colégio eleitoral de Cáceres, onde conseguiu mais de 13 mil votos, por Pontes e Lacerda. Depois de quatro anos sem nenhum resultado local, as apostas são de que nem a força local do prefeito será suficiente para enganar o eleitor da cidade.
 
Turma do mal
 
Quem está arcando com as consequências no final das contas tem sido a prefeita Eliene, além de ser preterida pelo deputado federal, sua turminha tem se oportunizado de todas as possibilidades para baixar o sarrafo na administração. O curioso é que apesar das agressões sofridas, a conduta da administradora se mantém impassível por temor que a sociedade local se prejudique ainda mais com a desfaçatez do deputado federal. Como o povo sabe, além de virar as costas para Cáceres, só apareceu agora, em ano de eleição.
 
Grandes eleitores

Quem parece estar navegando em águas calmas é o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) que além de receber o apoio da prefeita e da sua equipe, aos poucos conquista todo o partido presidido por ela. Mostrando habilidade e experiência foi chegando e ocupando o espaço, oferecendo amizade e companheirismo. Fica muito claro que quer fazer parte do projeto de governo.
 
Experiência
 
Por falar em experiência e habilidade, o ex-prefeito deu uma tacada de mestre, trouxe para sua pré-campanha o político mais experiente e que sabe trazer resultados. Pedro Henry além de assegurar na região um time de vanguarda para auxiliar na campanha, já alinha em todo o estado uma base de sustentação que Túlio Fontes nunca teve. As chances são enormes. Vale a aposta.
 
Ninguém nega
 
Se tem uma coisa que o PH já mostrou ao povo da região é que sabe construir vitórias eleitorais. Pessoalmente foi convidado e construiu a chapa de federal do PSB, partido da prefeita Eliene (PSB) e do deputado Max Russi (PSB). Dizem que foi por isso que se animou com a pré-candidatura de Túlio Fontes (PSB), pois no passado quando ele construía chapas, elegia sempre representantes regionais. Vamos acompanhar e torcer para que ele não tenha perdido a mão e que Cáceres e região tenha representantes à altura na Assembleia e em Brasília.
 
Bom perfil
 
Filho do ex-prefeito Walter Fidelis, Nestor Fidelis é um bom perfil para a Assembleia Legislativa. Letrado e dono de uma boa oratória, pode ter uma excelente performance. A dificuldade correrá por conta da ausência de estrutura política partidária e consequentemente estrutural. Além disso, conspira contra ele a falta de capilaridade na região e nas diversas regiões do estado.
 
Desgaste
 
Quem enfrenta um grande desgaste por ter perseguido tanto o funcionalismo público e aumentado impostos para a população e o comércio, é o ex-prefeito Francis Maris (PSDB). Inúmeras famílias cacerenses amargam o dissabor da ira administrativa do ex-prefeito. Se isso não bastasse, sua deslealdade para com a atual prefeita, também desperta muita vontade de troco. O desempenho pífio do seu candidato a prefeito na eleição passada é uma dificuldade a ser superada.
 
Aposta
 
Recordista e campeã de votos na última eleição para deputada estadual, a vereadora Valdeníria Dutra (PSB) é a grande aposta nesta eleição. Dona de mais de 7 mil votos na última eleição estadual só em Cáceres, nesta edição terá o apoio de Túlio Fontes (PSB). Com a somatória direta desses eleitores é possível almejar uma votação invejável neste pleito.
 
Extra
 
Se isso não bastasse, a guerreira Valdeníria, ainda contará nesta eleição, diferentemente da passada, com o apoio da prefeita e de todo o seu grupo político, assim como com o apoio do ex-deputado Pedro Henry. Aliás, Henry já está encaminhando conversas em toda a região e no estado para alavancar a candidatura dela e de Túlio Fontes.
 
Choro
 
Alguns apoiadores da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) ficaram incomodados com a última Coluna, e foram pedir a ajuda dela. Eu sou apoiador da Eliene desde quando ela pensou em ser candidata a prefeita e continuo sendo. Porém, jornalismo que não incomoda não é jornalismo, é publicidade, e para só falar bem e se omitir de falar as verdades há outras mídias por aí. O que estiver errado na gestão, vou mostrar.
 
Grupo
 
E a missão foi cumprida. Eliene já disse que vai fazer um limpa na prefeitura, com o término da campanha deste ano. Disse que os serviços terceirizados estão sangrando a prefeitura e não vai ficar dando munição para adversários. Já avisou vereadores e secretários.
 
Vereadores
 
A mesma coisa com a Câmara Municipal. Não é surpresa para ninguém dizer que entrando em um ano e meio da legislatura, a maioria dali não sabe para que veio. Alguns estão se agarrando no mandato como emprego e já sonham em ser um Rubens Macedo da vida, reelegendo por vários mandatos. Outros estão fazendo seu pé de meia com os políticos tubarões de Cuiabá, se vendendo como lideranças. O serviço de vereador mesmo, nem sabem o que é.
 
Exemplo
 
Esses vereadores que querem fazer da cadeira na Câmara profissão deveriam se atentar ao fato de que estão repetindo os mesmos erros dos vereadores assistencialistas do passado. Vejam o caso dos irmãos Alencar e Jerônimo. Usaram a abusaram do assistencialismo, e não conseguiram se reeleger. Jerônimo ainda foi socorrido pela prefeita e colocado em uma pasta técnica, mas onde os técnicos de carreira sabem o que fazer, ficou empregado.
 
Desnecessário
 
Na defesa desse cargo, tem sido até violento, com palavras e atitudes. Na última quinta-feira, chamou o vereador Marcos Ribeiro (PSDB), o campeão de votos dessas eleições, pro fight, e ainda mandou o vereador ‘virar homem’. Marcos é um rapaz educado, elegante, mas nunca deu mostras de não ter masculinidade. Ambos erraram ao saírem do debate político e partirem para o pessoal. Mas entendo que Marcos tem mandato, Jerônimo tem emprego. E a defesa de Jerônimo trouxe mais desgaste para a Eliene do que benefícios.
 
Motivo

Jerônimo abusou ao dizer que o pessoal da Educação estava com saudades do ex-prefeito Francis, e foi rebatido pelo vereador Marcos Ribeiro que disse na lata que Jerônimo era um puxa-saco e que ficou quatro anos babando o ex-prefeito. Não falou mentira nenhuma, e isso foi o que deixou o Jerônimo mais irritado.
 
Sem briga
 
É bom lembrar que o vereador Marcos Ribeiro é hoje o presidente da UCMMAT, União das Câmara Municipais de Mato Grosso, e os vídeos geraram repercussão no Estado. Os vereadores estão pedindo providências, com razão. Como somos todos irmãos na fé, acredito que uma boa reunião e um pedido público de desculpas seria o suficiente. De todo jeito, Eliene tem que segurar seus secretários.
 
Educação
 
Outro desgaste desnecessário que ela está passando é com à Educação. Em reunião com o sindicato, enganaram Eliene dizendo que no começo de maio já teriam os números para saber se poderia dar ou não o reajuste do Fundeb. Iludida com a falsa eficiência da sua equipe, marcou com a categoria uma nova reunião no dia 15. Daí, sem os dados, não teve como honrar a data com os professores, que aguardaram mais dez dias, sem resultado. No dia 26 fizeram uma paralização com mais de 250 professores.
 
Perderam
 
Os secretários apostaram que o movimento não conseguiria a adesão da categoria, se deram mal. Os professores mostraram que podem deflagrar uma greve na hora que quiserem, e ainda têm o apoio de alguns vereadores da Câmara, como o próprio Marquinhos, Pastorello, Mazéh e Leandro. Eliene é professora, é humana e não precisa de intermediários para dialogar com a educação. Também tem que lembrar que ser professora foi uma das razões para ter a maciça adesão da educação na sua campanha. Ainda dá tempo de corrigir. Chama os vereadores da Educação, o Sindicato, os professores e senta para conversar.
 
Hilário
 
Igual cachorro que caiu da mudança, apareceram na feira do último domingo em Cáceres o senador Carlão Gogó e seu pupilo ‘Marajá’ Lacerda. Tirando os rapa canoa que os acompanharam, não conheciam mais ninguém, e nem foram reconhecidos também. A maior parte dos seus apoiadores estão contando com uma pesada estrutura financeira, estão na expectativa, que vai ser frustrada. O nortão não vai financiar gente de fora e lá os agricultores têm os seus candidatos. Esse monte de gente fazendo campanha antecipada para o Irajá vai ficar chupando dedo.
 
Popular
 
Já o contrário tem acontecido com o pré-candidato da terra, Túlio Fontes (PSB). Durante o Jogo do Cáceres com o Mixto, no Geraldão, o locutor Marcelo Cardoso, maior defensor do deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), foi surpreendido na entrevista ao vivo com o ex-senador e articulista político Antero Paes de Barros. Antero encheu a bola de Túlio, disse que ele será eleito e que a região terá muito a ganhar. Sem querer, Marcelão fez campanha para Túlio. Sem querer mesmo. E Túlio era o único pré-candidato na arquibancada, porque ele não tem medo do povo, como alguns outros têm.
 
Líder
 
E, como disse na Coluna passada, Eliene apertou o discurso com o alinhamento político na prefeitura. 80% dos secretários já estão engajados na pré-campanha de Túlio e Valdeníria. Com ambos eleitos, começa o jogo para a reeleição. Política se faz assim, com antecedência, inteligência e lealdade. Se tanto se falou dos prejuízos causados à Cáceres por conta de brigas políticas, agora é a hora do alinhamento.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Araújo, em 01.06.2022 às 12:15

    Flávio Negação: a muito tempo não morava em Cáceres, sempre viveu de cargo político em Cuiabá. Veio com dinheiro emprestado de políticos da Cuiabania para eleger em Cáceres a vereador. Agora vem o troco, vai ter que apoiar candidato de fora. A jogada foi essa, Vereador Cacerense algemado com candidato de Cuiabá. Absurdo isso...

  • por servidora, em 01.06.2022 às 12:11

    Valdeniria e Tulio Fontes: a única Secretaria que não está alinhado com os candidatos cacerenses é a Secretaria de Saúde, a mando do vice prefeito Odenilson, aonde o mesmo está indo para onde o Dr. Leonardo pede. Dr. Leonardo já exigiu até um vídeo da Secretária de Saúde com ele, e já está circulando. Abre o olho valorosa e guerreira prefeita.

  • por Joao, em 31.05.2022 às 06:26

    Esse Jerônimo faz o que de útil? a não ser mamar na prefeitura! Esse Irajá ninguém nunca ouviu nem falar e esta desfilando na região! Esse ano Eleição vai pegar fogo para Deputado Estadual! vai ter no minimo uns 10 pré candidatos!

  • por Eleitor Cacerense, em 30.05.2022 às 16:15

    Esqueceu de mencionar o efeito dominó meu nobre jornalista . Pode dar tudo certo ou tudo errado... depois das eleições a gente se vê o quanto alguém acertou ou errou definitivamente. Transformar a prefeitura em puxadinho da câmara para acomodar o cabide de emprego nunca deu resultado a longo prazo.

  • por Orlandir Cavalcante, em 30.05.2022 às 15:50

    Só sei que os "cata-votos" da Cuiabania ja tem seus tentáculos que arrendam a cidade. Nesse final de semana o Deputado Botelho fez uma festança sabado e domingo aqui no Jardim Universitário. Um veereador chamado Negação ostentava uma faixa no evento

 
Sitevip Internet