Notícias / Educação

25/05/2022 - 09:58

Pesquisas do IFMT baseadas em sensoriamento remoto são apresentadas em evento sobre tecnologias espaciais aplicadas ao setor agrícola

Por Edna Pedro

Assessoria

Da esquerda para direita: Cristiano Trein - Diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira; Paulo Barros - diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira; Paulo Alvim - Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovaçõe (Crédito: Assessoria)

Da esquerda para direita: Cristiano Trein - Diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira; Paulo Barros - diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira; Paulo Alvim - Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovaçõe

O pesquisador Alexandre dos Santos, doutor em entomologia, docente do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, apresentou as principais pesquisas desenvolvidas no IFMT no âmbito de tecnologias e solução de problemas baseadas em sensoriamento remoto, nesta terça-feira (24.05), no evento "Agro: tecnologias e aplicações espaciais", realizado em Cuiabá - MT pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e parceiros.

Com estudos de casos e soluções inovadoras baseadas no uso de tecnologias espaciais aplicadas ao setor agrícola, o evento realizado durante todo o dia, no Centro de Eventos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim e do presidente da AEB, Carlos Augusto Texeira de Moura, além de diretores da AEB, pesquisadores, universidades e instituições ligadas ao setor agrícola de Mato Grosso.

Na conferência com o tema "Soluções baseadas em sensoriamento remoto para o agro: pesquisa e empreendedorismo científico e tecnológico", o professor Alexandre apresentou além de pesquisas desenvolvidas no IFMT na área de sensoriamento remoto, futuros modelos de negócios que devem resultar destas pesquisas.

Entre as soluções desenvolvidas pelo IFMT, o professor Alexandre citou trabalhos realizados no Laboratório de Fitossanidade (FitLab) do IFMT Cáceres que ele coordena desde 2016. De acordo com o pesquisador, no laboratório dedicado à proteção de plantas é produzido ciência com o uso de produtos de imagens de satélites transformados em tecnologia para aplicação no campo. Um dos exemplos em execução é o projeto no âmbito das Geotecnologias e Estatísticas Espaciais aplicadas à Entomologia Florestal com a utilização de sensoriamento remoto e computação em nuvem para identificação de eventos de pragas e doenças em plantios florestais.(Saiba mais).

"A gente vem trabalhando desde eventos de mudanças de coloração em plantas, danos por pragas, até exemplos de insetos herbívoros desfolhadores. Hoje, temos um status de produtividade que nos enche de orgulho com a difusão de pesquisas em artigos, como o que foi aceito este mês, no principal periódico global de agricultura de precisão, o jornal holandês Precision Agriculture", afirma o pesquisador.

Como outro exemplo de abertura para publicação de estudos em periódicos de excelência internacional com elevado fator de impacto e classificados como Qualis A1, o pesquisador indicou a aprovação de trabalho, na última semana, no periódico global 'Computer and Eletronics in Agriculture' com estudos sobre a interface entre a ciência da computação e solução de problemas no setor agroindustrial.

Parcerias

O 'Agro: tecnologias e aplicações espaciais' foi organizado pela AEB em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec),e o Senai.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Édinho do CPA, em 25.05.2022 às 17:09

    Olha aí, os caras falam mal das IFs, em razão da famosa "dor de cotovelo", não estudam e por sua vez não conseguem estudar ali. Larguem o pé, as universidades públicas e os ifs, são a salvação da nação. Menos pastores e mais escolas.

 
Sitevip Internet