Notícias / Direto da Fonte

16/05/2022 - 11:12 | Atualizado em 16/05/2022 - 11:48

Avisada foi

Por Da Redação

Quando os aliados mais próximos da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), avisaram que ela não deveria abrir a administração para a turma do deputado doutor Leonardo (Republicanos), ela não acreditou. Errou. Quem realmente gosta dela e torce pela administração acabou se afastando por conta da facção que acompanha Leonardo desde a sua campanha para prefeito em 2012, e que foi justamente uma das razões para o eleitor cacerense desistir dele como prefeito.
 
Previsto
 
Agora a facção se voltou contra ela, e os antigos aliados não estão mais para protegê-la. Vai ser paulada todo dia até o dia das eleições. Com essa turma não tem surpresa. O que o Leonardo manda fazer, fazem, e o que eles mandam Leonardo fazer, ele faz também, porque todo mundo sabe na base do que é essa fidelidade. Grana e rabo preso.
 
Rua
 
A única coisa que a prefeita pode tirar de proveito dessa revirada da facção é aproveitar o momento e fazer uma limpa na prefeitura, na Autarquia Águas do Pantanal e nas empresas terceirizadas, que já estão equipadas com os indicados do Leonardo e seus asseclas. E não é pouca gente, é muita.
 
Rolo
 
Entre os terceirizados do transporte escolar, por exemplo, o vereador Isaías Bezerra (Cidadania), e seu irmão já avisaram os motoristas contratados. Quem não apoiar Leonardo e não abrir a casa para fazer reunião e arrastão vai ser trocado. Ainda explicaram que a Eliene vai apoiar o ex-prefeito Túlio Fontes, mas que eles estão autorizados a fazer a campanha para o Leonardo, dentro da prefeitura.
 
Ginho
 
Uma fonte próxima ao cardiologista Sérgio Arruda, garantiu a Coluna que ele recuou da pré-candidatura à deputado estadual para fazer dobradinha em Cáceres com o deputado federal doutor Leonardo, ambos do Republicanos. Agora o partido pensa em lançar o ex-vereador Salmo César ou o vice-prefeito Odenilson Silva. Para muitos, a decisão é uma vingança por Leonardo ter traído Sérgio e um grupo de oposição, para apoiar a reeleição do então arquirrival Francis Maris Cruz em 2016.
 
Prejuízo
 
A entrada do médico doutor Leonardo (Republicanos), para a política não representou avanços para Cáceres e região, especialmente no setor dele, saúde. Pelo contrário, ele causou prejuízos ao setor. Por perseguição política de Leonardo, o único cirurgião oncológico do Hospital Regional de Cáceres deixou a unidade. Com a ida do doutor Eduardo Marques para Rondonópolis, hoje, pacientes que precisam de cirurgia tem que ir para Cuiabá e entrar em uma longa fila de espera. Muitos tem morrido na fila graças ao nosso hoje deputado federal.
 
Gancho
 
Outra oportunidade que a Eliene precisa aproveitar é a licença estratégica que o vereador Rubens Macedo (PTB) está tirando para não ser cassado, e trocar de líder de governo. Com o seu secretariado empurrando cada vez mais o ex-líder Cézare Pastorello (SD) para a oposição, as coisas devem se acirrar na Câmara de Vereadores, e tentar bater de frente com os vereadores de oposição não vai dar certo. Eliene precisa escolher alguém que retome o diálogo sobre os projetos. Para mim, o nome ideal é o do vereador Manga Rosa (PSB).
 
Fiscal
 
Por falar em Pastorello, ele não se declara ser oposição, mas um vídeo dele arregaçando com uma resposta da prefeita a um requerimento dá ideia do tipo de incompetência da prefeitura que ele pode revelar. Depois de um mês do requerimento, a Eliene responde o vereador dizendo que mais informações seriam da Secretaria de Obras, como se a Secretaria não fosse da prefeitura. Ele ficou bravo, com razão.
 
Dono da Saúde
 
Se a prefeitura não consegue responder um requerimento, então não há dúvidas que não consegue fazer uma prestação de contas, por exemplo, sobre o dinheiro que está sendo gasto com a saúde sem melhoria nenhuma para os usuários. O retorno ao Consórcio Intermunicipal de Saúde só está funcionando para engrossar os atendimentos na Clínica Oftalmológica do vice-prefeito, Odenilson Silva (Republicanos). Além dos atendimentos diretos da prefeitura, agora também tem os atendimentos de Cáceres, na mesma clínica, via Consórcio. Se está certo, não parece.
 
Incompetência
 
A celeuma da prestação de contas do Natal de Luzes vai se repetir com o FIPE deste ano. Falta menos de dois meses para o evento, não foi feita nenhuma licitação ou credenciamento. Também não foi divulgado quando e como serão escolhidas as atrações. Isso significa duas coisas. Ou não vai ter Festival ou tudo já está de cartas marcadas, o que vai dar problema.
 
Gastos
 
No FIPE deste ano, além de recurso que pode vir do Estado na área de cultura, serão gastos R$ 2,5 milhões de recursos próprios, ou seja, recurso impostos que todo cidadão paga, e que poderia ser usado em outras áreas. A votação do uso desses recursos será hoje, na Câmara.
 
Feira
 
Como faço regularmente, no domingo fui a Feira de Cáceres para medir a opinião dos feirantes sobre a mudança provisória para a Avenida Sangradouro ao lado Rotary Club. Como bons brasileiros, que odeiam sair de sua zona de conforto, os que mais estão chiando é a turma da garapa. Para que haja cobertura e outras melhorias vão ter que deixar o local querendo ou não. Já que estou falando em Feira, sugiro que a prefeitura transfira o pessoal que restou no Mercado do Produtor para nova que está sendo construída ao lado do Ginásio Didi Profeta.
 
Papo
 
Aproveite os feirantes para colocar o termômetros político e pude constatar que a dobradinha Túlio/Valdeníria está na boca do povo. Também perguntei sobre a frequência de pré-candidatos e políticos, e a maioria citou o vereador Luiz Landim (PV), o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) e a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB).
 
Triste
 
Diferente de outras vezes, deixei a condução perto da Tapeçaria Status e fui a pé a Feira. Na esquina, testemunhei uma cena triste, mais de uma dezena de alcoólatras e usuários de drogas dormindo literalmente no chão. Me fez lembrar a cracolândia em São Paulo. Além da Praça da Feira, há esse mesmo público na Praça Barão do Rio Branco e na Praça da Cavalhada. Esse é um problema social que precisa ser resolvido a quatro mãos.  
 
Domingos
 
Eu juro que queria entender a cabeça do vereador Domingos dos Santos (PSB), presidente da Câmara de Vereadores de Cáceres. Ele insiste em construir uma nova sede para o Legislativo no Centro Operacional (COC), ao lado sede da prefeitura. O prédio atual, atende as necessidades do legislativo que ainda tem a opção de restaurar e ocupar o prédio da antiga sede social do Humaitá. Na minha opinião, o dinheiro a ser gasto na nova sede poderia ser direcionado a pavimentação de ruas do COC. É uma vergonha uma prefeitura do porte da de Cáceres ainda não ter todo o seu acesso pavimentado.
 
Suplentes
 
Pela primeira vez, em 16 anos que retornei à Cáceres, estou vendo quatro suplentes ocupando vaga na Câmara de Vereadores de Cáceres em um mesmo período. Odenir Nery e Marilsi Queiroz do União Brasil, João Resende (PSDB) e Elias Pereira (PTB) que irá assumir o lugar de Rubens Macedo (PTB). E os rodízios não vão para por ai. Em julho, Bira Som (PRTB), Marcos Pegaiani (PROS) e Fabiana Torquato (PV) devem estrear como vereadores. Este tipo de ação desagrada a maioria do eleitor que não entende que sem os suplentes não haveria titular e a melhor forma de manter um grupo político e fazendo o rodizio.
 
Estaduais
 
Na eleição deste ano, a região sudoeste terá ao menos dezessete candidatos a deputado estadual. Além de Valmir Moretto (Republicanos) e doutor Gimenez (PSD) que vão tentar a reeleição, vão concorrer nomes de peso como Túlio Casado (União Brasil) de Quatro Marcos, Coronel Sandro (PL) de Pontes e Lacerda, Edicley Coelho (PSD) de Vila Bela e Valdeníria Dutra Ferreira (PSB) de Cáceres.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Servidor SMS, em 18.05.2022 às 15:04

    Será meio ícone o Vice prefeito ser candidato , o cara com 15 processos no MP e no MPF será que vai dar munição para Francis que tem acesso nas duas esferas e para o Japonês que tem seu marketeiro o rei das fake news, bem que precisa ser fake News só mostrar os processos que estão pra estourar , vou acompanhar de camarote esse vice pagar oque ele anda fazendo e achando que não existe justiça pra isso .

  • por joao, em 17.05.2022 às 07:18

    Para manter grupos políticos tem que dar cargo para os Apoiadores esta ai o resultado das cagadas, Águas do Pantanal e empresas terceirizadas e prefeitura prestando um péssimo serviço. Clínica Oftalmológica do vice-prefeito, Odenilson Silva so vive lotada o homem vai fofar $$$$ isso é legal? Ou a Prefeita é cega! Cézare Pastorello (SD) bravo com a Eliene? Antes a culpa das coisas todas não era do Francis? agora brigou com a amiga veia! Como sempre a Saúde um caos na cidade e com o tempo so piora! infelizmente a população que sofre E ate chegar o mês da eleição teremos uns 20 Dep Estaduais / Federais e sera que a cidade consegue eleger 1 de cada?

  • por Kika, em 16.05.2022 às 17:22

    Triste realidade estamos vivendo para ver o fim da democracia. Hoje os poucos funcionários de concurso tem que fazer o que os políticos mandam e não o que é o seu dever. Quem é certo leva fama de doido, tem problema Mas a ideia é essa encher a máquina pública de cargos políticos.

  • por Eleitor Cacerense, em 16.05.2022 às 16:04

    Quando se transforma uma prefeitura em cabide de emprego para políticos ruim o resultado não poderia ser pior ... até a perda do mandato é possível.

  • por Eleitor indignado, em 16.05.2022 às 13:23

    Enquanto isso o povo continua com "BOLA VERMELHA NO NARIZ"...

  • por Alessandra, em 16.05.2022 às 13:00

    no tema "Rolo", por falar em transporte escolar, oque virou aquele sumiço das baterias? então, outro dia passando pra dar uma olhada lá no pátio do transporte escolar e deparei com um Gol da Vigilância Sanitária todo depenado incluindo as rodas completas. O quê será que aconteceu? com a palavra...?

  • por Sheriff, em 16.05.2022 às 12:00

    Poisé é só pra isso que serve mesmo!!! Pra manter grupos políticos mesmo! Trabalhar pela população nada né???? Bando de inúteis!!! Ainda tem certos trouxas que acha ruim da gente fazer um comentário a respeito eu faço o meu comentário e falo mesmo! Quem achar ruim que coma menos!!! Afinal o salário desse bando de inúteis são pagos com o meu dinheiro e com o seu! Pense nisso !!!

 
Sitevip Internet