Notícias / Mato Grosso

12/05/2022 - 08:49

Ministério da Justiça qualifica bombeiros em Cáceres para atuar em desastres naturais

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Bombeiros militares de 14 estados participaram, entre os dias 26 de abril a 11 de maio em Cáceres (MT), da primeira edição do Curso Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães.  O investimento de R$  349 mil  é da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública do  Ministério da Justiça e Segurança Pública (SEGEN/MJSP).  

“É uma ação estratégica para reforçar a segurança pública no Brasil. Queremos ampliar o número de profissionais qualificados para um pronto resgate, auxiliando no socorro e no salvamento de vidas. A primeira turma capacitada já atinge metade do país.”, explicou o ministro Anderson Torres.
 
O MJSP vem acompanhando a mobilização de Bombeiros e Cães especializados para atender vários chamados no Brasil na busca por sobreviventes em deslizamentos, desastres naturais e acidentes. O curso unifica as ações de busca com esse tipo de reforço e responde a ausência de equipes nos Estados. A segunda edição está prevista para acontecer em agosto, em Santa Catarina.
 
“É a primeira vez que a gente consegue realizar um treinamento para unificar os comandos e diretrizes no treinamento dos cães. Isso permite uma comunicação mais clara e efetiva entre os bombeiros. Assim, em grandes operações nacionais, com equipes de todo o Brasil, como foi o caso das chuvas de Petrópolis, não perdemos tempo no alinhamento das ações e ajustando como lidar com os animais. Com uma rotinas comum, o trabalho flui de forma orgânica”, explicou o coordenador,  Major Marcondes, do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso.
 
Os animais são ferramentas essenciais para agilizar na localização de vítimas. “Através da integração desses padrões seremos capazes de falar uma só língua durante o trabalho de busca e salvamento com cães em áreas urbanas e rural”, comentou a Cabo Cátia, Bombeiro Militar do Amapá, que fez parte da turma. Para este curso, estão sendo utilizados os cães da raça Labrador, Border Collie, Pastor Holandês, Boiadeiro Australiano, Pastor Alemão e Pastor Belga Malinois.
 
A formação reúne Bombeiros Militares do Sistema Único de Segurança Pública, dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins.
 
Os instrutores fazem parte do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CONABRESC), que participaram de buscas importantes pelo País, como a de Brumadinho (MG). A capacitação é em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet