Notícias / Direto da Fonte

10/05/2022 - 13:41

Amiga veia

Por Da Redação

Igual terra batida, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) vem mantendo alguns vereadores sem nenhuma chance de brotar independência. Eliene aprendeu muito como secretária e vice-prefeita de Francis, que fazia questão de dizer aos quatro cantos que dominava a Câmara Municipal. Em estilo mais inteligente, Eliene tem feito a base se sentir privilegiada por obras de deputados e inaugurações com recursos próprios. Bom pra ela, ruim para os vereadores.
 
Desgaste
 
Diversas parcelas da sociedade já manifestaram seu descontentamento, diante da anuência da Câmara Municipal para aumentar o IPTU, aumentar o Imposto Anual de médicos, advogados e demais profissionais liberais e no serviço público, de acabar com a Gestão Democrática nas escolas e aprovar a criação de cargos comissionados para fazer política na Educação.
 
Exemplo
 
Já na pasta da Saúde, os vereadores que foram eleitos se dizendo ‘vereadores da saúde’ são os mais próximos da prefeita. Não fiscalizam, não cobram e nem se manifestam sobre o que acontece, só querem garantir que podem continuar pedindo favores e manter seu eleitorado de gratidão, na base do assistencialismo mesmo. Sobre a interferência do vice prefeito, ou mesmo sobre o fato do aumento assombroso de procedimentos feitos na clínica dele depois que foi eleito, não falam nada. Uma mão lava a outra, as duas a cara.
 
Polêmica
 
E essa conduta da Câmara conseguiu atrair a atenção de entidades estaduais e até nacionais. Sobre o fim da gestão democrática nas escolas e criação de cargos comissionados para diretor diversos sindicatos já se manifestaram e emitiram nota pública.  Na cara dos vereadores, a OAB, na pessoa do advogado João Mário Maldonado, disse que os projetos de lei não atendiam o devido processo legislativo. O que os vereadores fizeram? A maioria seguiu o conselho do líder Rubens Macedo (PTB), que já declarou que não está nem aí. Vota e aprova e pronto.
 
Francis
 
Com as contas de 2020 prontas para serem votadas, o quase candidato a governador, senador, deputado federal e, finalmente, pré-candidato a deputado Estadual Francis Maris Cruz (PSDB) já tratou de garantir a aprovação. Se conseguiu isso de forma republicana ou não, ainda não sei. Mas alguns vereadores que iriam reprovar as contas, inclusive, por ele ter desviado a função dos recursos da COVID, já mudaram de ideia. A grana mete medo mesmo né?
 
Irregulares
 
A votação das contas de governo ocorre porque o Tribunal de Contas do Estado não emite uma sentença das contas julgadas, apenas um parecer para orientar os vereadores sobre o que foi feito e fiscalizado. Porém, se o que foi gasto era o que precisava ser gasto, é matéria de votação no Legislativo, que não precisa acompanhar a decisão do TCE. Até porque, o parecer do TCE é sobre processos licitatórios que foram feitos, e não sobre o que se deixou de fazer, como foi o caso de Francis, que queria transmitir a cadeira com dinheiro na conta, e dívidas pra pagar.
 
Rubens
 
Com o quebra pau que teve na Câmara Municipal de Cáceres ontem, 9, ficou evidenciado o que já venho dizendo aqui faz dias. Rubens Macedo (PTB) tem experiência, mas não tem mais credibilidade e muito menos articulação para ser líder de governo na Câmara. Descontrolado com um requerimento do vereador Cézare Pastorello (SD), antigo líder de governo, começou a ofender os cidadãos da plateia presente.
 
Motivo
 
O vereador Cézare Pastorello (SD) pediu o uso da palavra após o pronunciamento de uma professora que foi à tribuna livre a mando da Secretária de Educação. Apesar do vereador Cézare dizer que o uso da palavra estar no regimento, e tenho que confessar que acredito nele, o vereador que estava presidindo a sessão, Isaías Bezerra (Cidadania), negou. Neste momento, Rubens começou a dizer à Isaías que não deveria dar a palavra ao vereador Pastorello.
 
Baixaria
 
Surpresa mesmo para os cidadãos presentes foi quando Rubens atacou a classe dos professores em geral, e na sequência, começou a falar do professor e servidor de carreira Luis Aurélio, que rebateu as falas de Rubens. O vereador disse que o professor ganha 16 mil por mês e não quer trabalhar, quer se encostar uma changuinha do sindicato. A briga ficou feia e só foi contida pelo presidente Domingos dos Santos (PSB), que chegou a passar mal e não conduziu mais a sessão.
 
Bagunçou
 
Após essa discussão, quando foi colocado em votação o projeto que cria mais cargos comissionados de livre nomeação, outra confusão. O vereador Celso Silva (Republicanos) pediu vista do projeto, e o vereador Cézare Pastorello (SD) pediu o uso da palavra, que foi, novamente, negada pelo então presidente Isaías Bezerra (Cidadania). O vereador Pastorello, considerado tranquilo e equilibrado pelos pares fechou seu notebook e disse que não participaria mais da sessão, e estava se retirando, até quando todos os vereadores, inclusive o vereador Rubens Macedo, afirmaram que ele tinha direito à fala.
 
Vergonha
 
Quem participou da sessão presenciou um verdadeiro show de horrores, que não foi integralmente transmitida pela Câmara, mas que já virou dezenas de memes pela internet. O protagonista dos memes, claro, é o vereador líder da prefeita, Rubens Macedo (PTB), que tem trazido desgaste para a gestão, principalmente na aprovação de projetos polêmicos, que ele prefere aprovar na força. Pouco a pouco, outros vereadores da base já começam a ver o prejuízo e se afastar.
 
 
Surpresa
 
Um dos maiores articuladores políticos do País fez hoje a mim uma leitura sobre a pré-candidatura ao senado da médica Natasha Slhessarenko (PSB). Disse que ela vai surpreender por que o agro pela primeira vez vai rachado e o governador Mauro Mendes (União Brasil), deve ir de Wellington Fagundes (PL), para ganhar por WO. Eu particularmente voto e faço campanha para ela.
 
Unemat
 
Esta semana recebi uma série de denúncias, inclusive com imagens de professores doutores que fazem parte da ala dos barões da Unemat, aqueles que odeiam uma sala de aula, viajando em campanha com os candidatos chapa branca. Vou fazer um pedido público ao Roberto e ao Tetinho. Se vocês ganharem a reitoria, por favor, manda esses barões para sala de aula no dia seguinte à posse. Tem gente ai que quando passa em frente ao campus Jane Vanini até vira a cara.
 
Tentativa
 
No final de semana, o aniversário do presidente do PDT de Cáceres, Alexandre Quida, reuniu os deputados doutor Leonardo (Republicanos), Valmir Moretto (Republicanos) e o pré-candidato a deputado federal, Túlio Fontes (PSB). Quando Túlio chegou, Leonardo e Moretto já tinham ido embora. Mas, tive a oportunidade de conversar com os três e sugerir a mesma coisa. Não vamos brigar entre nós. Vamos fazer uma campanha propositiva em favor da região. A noite fiquei feliz em ver uma foto que me deu a impressão que ao menos Túlio e Leonardo entenderam a ideia. Ambos estiveram na abertura da Festa da Banana e apareceram em público juntos.
 
Exemplo
 
Se eu tiver a oportunidade, vou fazer a mesma sugestão aos demais candidatos, dentre os quais, Takao Nakamoto (PTB), Nestor Fidelis (Patriota) e ao ‘meu amado’ Francis Maris (PSDB). Só para lembrar já temos sete pré-candidatos a deputado estadual e quatro a federal. A estadual tem Elizeu Pereira (Patriota), Anelise Silva (União Brasil) e minha candidata Valdeníria Dutra Ferreira (PSB).
 
Efeito
 
Hoje completa trinta dias que estou avaliando o efeito pré-candidatura de Túlio Fontes (PSB), a deputado federal sobre os demais concorrentes. Sentiram. Antônio Malheiros (PSDB) foi o único que não se abalou. Sabe do seu tamanho. Já o deputado federal doutor Leonardo (SD), sabe que Túlio vai ser o mais votado em Cáceres devido a composição com a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) e a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira ((PSB). Essa mesma leitura, deve ter sido feita por Irajá Lacerda (PSD) pois sumiu de Cáceres e região.
 
Cantei a bola
 
Outro dia escrevi aqui que se Nilson Magalhães insistisse na tese de ganhar a eleição no Sindicato dos Servidores da prefeitura de Cáceres (SSPM), no tapetão poderia perder. Advinha. Sua chapa foi indeferida, inclusive com a chancela da Justiça. Até o dia 27, se ele não reverter no Tribunal de Justiça, Fabião vai concorrer sozinho.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Wz, em 11.05.2022 às 10:47

    Por essa e outras razões a CHAPA3 está no ar!!!

  • por Gh, em 11.05.2022 às 10:45

    Presidente da Câmara precisa tomar atitude diante desse vereador RM. Possivelmente teremos alunos defendendo projetos na tribuna livre, será que irão respeitar??? Faz favor né Vereador RM, tá achando que é Semideus.

  • por Senadinho, em 11.05.2022 às 10:02

    Passo a Passo: Pastorello × Isaías Bezerra= Pastorello estudado, culto e articulador de uma política limpa, Isaías, quer falar bonito e quando quer postar suas politicagens na rede social, escreve tudo errado, uma vergonha para o nosso lindo português, poderia contratar alguém para redigir suas falas( estava conduzindo uma sessão como presidente da Câmara). Rubens Macedo: já está esclerosado, e a prefeita precisa rever um novo líder de governo,pois vai tomar pancada se manter o Rubens. Flávio Negação: fez o circo pegar fogo e pulou para o lado de fora, assistindo a baixaria de camarote. Dr. Leonardo: só está mostrando a cara,pois é ano de eleição, não fez nada durante os 03 anos. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.

  • por MOSSUETO, em 10.05.2022 às 16:32

    Como o eleitor vai participar das sessões da Câmara, se vamos lá para ver os projetos e propostas apresentadas pelos srs. edis, as discussões para aprovação dos projetos,m agora chega lá para ver bate boca de quinta categoria, e por essa razão, prefiro ver lutas de MMA na televisão.

  • por Manuel, em 10.05.2022 às 15:47

    Já passou da hora desse vereador ser denunciado no Conselho de Ética. Sai daí, vereador! Qto a gestão das escolas, curral eleitoral, como ocorria na década de 90.

  • por Manuel, em 10.05.2022 às 15:43

    Participei de 5 sessões na câmara municipal. Em três, houve vereador xingando cidadão. Fazem isso p q não haja participação da população nas tomadas de decisão. É degradante o q um vereador "experiente" faz com um cargo tão importante p o funcionamento da cidade. Viva a nova política!!!

  • por Paulo Leal, em 10.05.2022 às 14:56

    Discordo da fala do Maldonado, quem não seguiu o devido processo legislativo foi a comissão que deixou de emitir o parecer extrapolando o prazo. O rito foi devidamente cumprido de acordo com o regimento. Falar bonito não altera a legislação, pelo menos para os que dela entendem.

  • por Andreia, em 10.05.2022 às 14:52

    Fiquei sabendo que o pré-candidato a federas Jajá na Cega prometeu o mundos e fundos para um monte de gente de cáceres e até agora nada. O prazo venceu e tem vereador raspando adesivo de seu carro. Mas como ele é nascido, criado, mora e advoga em cáceres, está tudo bem.

 
Sitevip Internet