Notícias / Mato Grosso

07/05/2022 - 10:18

Pantanal começa a 'vazar'

Por João Arruda

Ronnie Von Barros/Milton César Santana

 (Crédito: Ronnie Von Barros/Milton César Santana)
Cessadas as derradeiras chuvas do período chamado de cheia no Pantanal, em Cáceres - 210 quilômetros a Oeste de Cuiabá- o Rio Paraguai,  suas baías e corixos, registram o fenômeno natural batizado de "vazante ", conforme imagens captadas pelo fotógrafo Ronie Von Barros.

O excesso de águas trazidas pelas chuvas durante o verão, inundam  campos,  matas e avançam sobre as lagoas,  baías,  corixos e furados, facilitando a navegação, e principalmente entrada de cardumes das mais variadas espécies da fauna pesqueira matas adentro para desovas e alimentação  dos filhotes. 

Nas imagens captadas com drone,  percebe o surgimento das chamadas "cabeças praias", aqui a Praia do Daveron,  incrustada no Centro Histórico, ao norte da baía que leva o nome da cidade.

Entre os meses de novembro,  dezembro,  janeiro até março,  as areias são totalmente encobertas pelas águas decorrentes das chuvas intensas a vegetação,  principalmente as plantas aquáticas que emolduram a margem direita de Cáceres,  formando como se fosse  sinuoso tapete verde, até as águas da baía desembocarem no leito do Rio Paraguai,  e de lá descer pantanal abaixo formando a maior planície alagada do Mundo.

A Localização, de Cáceres,  lhe permite geograficamente afirmar que ali têm o início o Pantanal,  baseando na inclinação de 23 graus do polo Norte e relação ao polo Sul,  da terra.

* Praia do Daveron,  a denominação homenageia o norte americano Alexander Sólon Daveron, pesquisador da renomada Universidade de Stanford,  na Califórnia (EUA), que se auto exilou em Cáceres, até seus últimos dias, a Chácara que pertenceu a ele foi comprada pela prefeitura,  hoje é a sede da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo,  a Praia ganhou o nome do professor que trocou o Tio Sam,  pela Princesinha do Paraguai.

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet