Notícias / Cultura

05/05/2022 - 11:32

Autora de Cáceres lança livro em Lisboa

Por Jornal Oeste

Arquivo

 (Crédito: Arquivo)
O dia Mundial da Língua Portuguesa é distinguido por intensa movimentação nos centros envolvidos com a dinamização da Cultura, da Literatura, da Ciência e das Artes nos países que tem o português como língua de comunicação.

A Universidade de Aveiro promove o V Congresso Internacional Pelos Mares de Língua Portuguesa, com a presença de professores de dezenas de países, entre estes, a Professora Elisabeth Battista, que lança mais um livro fruto da pesquisa realizada no doutorado e pós-doutorado que visou dar visibilidade às relações literárias e culturais entre Portugal, Brasil e África.

Nesse percurso resgatou a memória e a luta da autora e jornalista portuguesa Maria Archer pela redemocratização do país.

O trabalho motivou a criação do Círculo de Culturas Lusófonas Maria Archer com a intensa participação de notáveis intelectuais.

Maria Archer e a Partilha do Sensível (2022) é o título do livro organizado por Elisabeth Battista em parceria com a Dra. Maria Manuela Aguiar que exerceu cargos de Secretária de Estado da Emigração e Comunidades Portuguesas. Eleita para o Parlamento em sucessivos mandatos.

Em 1987 tornou-se a primeira mulher a assumir a Vice-Presidência da Assembleia da República. Integra o núcleo de fundadoras da Associação Mulher Migrante e o Círculo de Culturas Lusófonas Maria Archer.

"O livro Maria Archer e a Partilha do Sensível (2022) oferece reflexões sobre o percurso crítico e criativo de Maria Archer (1899-1982). Tem como base destacar o essencial da potência política da Literatura produzida por ela, face à integridade do seu espírito criador."

A concisa coletânea é um tributo à memória da autora, no 40° ano de sua morte. Na sequência serão realizadas sessões de lançamento na cidade de Espinho e de Lisboa.
 
Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "Ο Círculo Maria Archer e a Editora Alta Performance convidam para o lançamento do livro: MARIA ARCHER PARTILHA DO SENSÍVEL Elisabeth Battista e Maria Manuela Aguiar (Orgs.) 09 DE MAIO, ÀS 15H. MARIA ARCHER APARTILHA DOSENSIVEL EsabethBt MManuelAg organizadoras LOCAL: BIBLIOTECA MUNICIPAL JOSÉ MARMELO SILVA ESPINHO PORTUGAL EDITORA ALTA M ALTA trdia"

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Francisco do Prado e Silva Junior, em 05.05.2022 às 14:41

    Parabéns professora Dra. Elisabt

 
Sitevip Internet