Notícias / Direto da Fonte

02/05/2022 - 15:30 | Atualizado em 02/05/2022 - 16:38

Falta de articulação

Por Da Redação

Mal assessorada, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), pode conseguir o feito de ser a primeira prefeita da história a ter uma maioria de oposição na Câmara Municipal. Sem articulação com os vereadores, de dois vereadores opositores no início do mandato, hoje já são seis. E pelo desgaste que os nove restantes estão recebendo, esse número tende a aumentar.
 
Prova
 
Os secretários de Eliene deram conta de unir Franco Valério (PROS), Cezare Pastorello (SD), Mazeh Silva (PT), Lacerda do Aki (PRTB), Marcos Ribeiro (PSDB) e Odenir Nery (União Brasil), num time só. Sob a bandeira da Educação, Mazeh e Lacerda até deixaram de lado as diferenças que tem para focar em enfrentar os projetos que estão na Câmara.
 
Indicio
 
Os últimos projetos votados na Câmara queimaram um cartucho importante do Executivo. Para poder nomear diretores e coordenadores livremente, sem precisar usar critério nenhum, Eliene mandou os vereadores votarem a aprovarem os projetos 06 e 08. Funcionou, os projetos foram aprovados, mas, por uma margem muito menor do que o governo pensava.
 
Desgaste
 
Além de ter sido colocado de surpresa para os vereadores que não são da base, também foi surpresa para os profissionais da educação, que se revoltaram e inundaram as redes sociais com memes colocando os vereadores da base como traidores da educação. Além dessa votação mal conduzida ter queimado a Eliene com o pessoal da Educação, prejudicou também a vereadora Valdeníria Dutra (PSB), voto que a educação considerava certo em favor deles.
 
Efeito
 
Vereadores suplentes, como a Marilsi Queiroz (União Brasil), que está no lugar de Flávio Negação, são mais apegados à gestão. Precisam do Executivo para mostrar algum serviço durante o tempo que estão na Câmara. Nesse quesito, tiro o chapéu para o desportista e comerciante Odenir Nery. Na sua estreia na Câmara já jogou para a plateia e acertou o gol. Durante sua pequena estada na Câmara, não levará a pecha de covarde, mostrou coragem.
 
Consequência
 
Pensando nisso, hoje, os vereadores de base resolveram não votar outro projeto de lei que sacramenta a indicação de diretores nas escolas. Como o vereador Marcos Ribeiro (PSDB) já protocolou seu pedido de afastamento, resolveram esperar o suplente, João Rezende, para votar. Com isso vão ter os 10 votos que precisam para aprovar a emenda a Lei Orgânica.
 
Habilidade
 
E tudo isso, por nada. Segundo a própria Eliene, vai continuar nomeando pessoas que sejam bem aceitas pela comunidade. Ou seja, poderia ter negociado com o Sindicato e Conselho Municipal de Educação um meio termo, e cumprido o compromisso que fez com os professores. Teria saído como conciliadora e estaria nomeando as mesmas pessoas.
 
Tá errado
 
Após as eleições, caso a Valdeníria não seja eleita, eu acredito e vou trabalhar para que ela seja eleita, o caixão estará fechado. Para garantir a reeleição, a Val vai voltar às origens e começar a votar os projetos de acordo com a vontade popular, e não mais como a prefeita quer. Daí serão 7 votos na oposição, o que pode levar a uma vitória para a mesa diretora 2023-2024. Minha sugestão para Eliene: chame os vereadores, proponha uma trégua e troque de líder de governo. Rubens é experiente mas não inspira confiança nos demais.
 
Rompimento
 
O efeito da saída de Juju da Autarquia Águas do Pantanal também pode ter sacramentado a soltura do médico doutor Leonardo (Republicanos) na banguela. A turma do Leonardo é pesada, e são muitos, e já começaram a bater na gestão. Assim, reforçam o apoio da gestão e seus secretários ao ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), que já tem secado as pernas andando na Região.
 
Pré-campanha
 
Túlio sabe que será bem votado em Cáceres, tanto pelo desgaste do Leonardo que até agora só prometeu quanto pela necessidade que a cidade tem de um deputado que realmente trabalhe para a região. Mas, sabe também que o que vai fazer diferença serão os votos fora de Cáceres. Por isso passou o fim de semana firmando compromissos em várias cidades e está reforçando seu grupo de apoio que atuará nas redes sociais.
 
Jogada
 
Por outro lado, isso ficará mais fácil para a Eliene cumprir a sua fidelidade partidária, já que Túlio e Valdeníria são do seu mesmo partido, PSB, e tem a possibilidade de vir a polarizar com os candidatos que irão defender a reeleição de Bolsonaro. Quando há polarização, os ataques mútuos fazem os demais candidatos desaparecerem, e quem parecia prejudicado sairá beneficiado, cada um no seu partido.
 
Campanhas
 
Estão bonitas as campanhas para reitor da Unemat. Propositivas, sem baixarias e apelações. Bem diferente da campanha para presidente do SSPM. Nilson Magalhães está tentando ganhar no tapetão. Se insistir nessa tática vai levar outra taka.
 
Unemat
 
Por falar em eleição da Unemat, tenho visto a máquina sendo usada em favor da chapa dos barões. É ilegal e imoral, mas só a panelinha da Tancredo Neves e da Cidade Universitária não vence a eleição. Ainda aposto que a terceira via surpreender.
 
Jogadaça
 
A estratégia da dobradinha entre a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSB) e o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), com apoio da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) ainda está rendendo muita gritaria na cachorrada da oposição. Os bosoloides estão batendo na Valdeníria e os soldados eleitorais de Irajá Lacerda miram Pedro Henry. É muito amadorismo.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por João, em 04.05.2022 às 08:10

    Valdeniria merece o reconhecimento e deve ser eleita deputada principalmente pela sua história em defender o povo mais simples e humilde. Tem meu voto é vou trabalhar de graça para ela.

  • por Andreia, em 04.05.2022 às 08:08

    Muita calma nessa hora. Os vereadores que votaram contra o projeto da gestão democrática estão fazendo campanha antecipada pois acham que bater na gestão da mais voto do que defender. A prefeita precisa mostrar apoio à base e dispensar que é do contra bem como seus “indicados “. A prefeita precisa ter pulso firme. É mais, os indicados desses do contra são muito fracos, veja pelo caos no trânsito da cidade.

  • por Funcionário Público Efetivo, em 03.05.2022 às 11:03

    Infelizmente isso é a realidade local. Os nossos políticos são das piores espécie com raríssimas exceções. O que salvou o mandado do Francis foi a competência e a coragem de não fazer alianças com a marginalidade da política local. Mas como a vice sempre foi avesso ai trabalho e amante do populismo rasos ganhou a eleição : vendendo até geladeira pra esquimó com vaga numa boquinha pra receber sem trabalhar... eis o resultado.

  • por Rui, em 03.05.2022 às 07:09

    Eliene parece uma curva de rio. Os enrosco tão ficnado tudo nela. Os piores do Francis, do Leonardo, do Tùlio vão ficando tudo grudado nela. Os do Leonardo são os piores. Agora vão aprontar dentro dessa prefeitura, vai vendo. E os vereadores só querem mamar deitado igual leitão novo

  • por Cleiton, em 03.05.2022 às 06:42

    O experiente vereador é o q quase saiu no soco na câmara?

  • por analista poítico, em 03.05.2022 às 06:32

    "nirso" tenta tenta??? tô fora dêle, assim como ele vai estar fora da presidência e, quiçá FORA do SSPM.

  • por Óleo de Peróba, em 02.05.2022 às 16:38

    Eu sabia que a coisa ia disandar quando o Pastorello deixou de ser líder da Eliene na Câmara de vereadores. Alguma razão teve, alguma coisa aconteceu. Eu acho que a Eliene vai ser a primeira prefeita cassada isso sim.

  • por Ricardo Antunes, em 02.05.2022 às 16:26

    Túlio nosso Federal , Cáceres necesita de gente bairrista gente que não se venda por candidatos de fora a troco de migalhas , Cáceres necesita um deputado q vise o social e os direitos do serviços público de qualidade , e necesitamos de renovação na câmara federal , TCHAU TURMA DO DR PROBLEMA !!

  • por Luiz Horácio Pinheiro, em 02.05.2022 às 15:38

    Quem é Nilson Magalhães na fila do bom assessoramento de lutas sindicais e lutas e melhorias ao direitos dos Servidores ? Faça me o favor , é de dar azia a qualquer ,Nunca vi em uma reunião a luta de direitos de servidor e vem atrapalhar … como diz o querido João Arruda “ faz favoooo Professor “

 
Sitevip Internet