Notícias / Economia

28/04/2022 - 09:48

Sombreamento para conforto térmico aos bovinos ganha mais espaço na Nelore Grendene

Por Renata Vanini

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Essencial em regiões de clima quente, o sombreamento como conforto térmico aos bovinos vem crescendo na Fazenda Ressaca. O projeto de sombreamento com o maracujá já é um sucesso de sustentabilidade, combinando com o bem estar animal e tendo como resultado, o melhoramento de sua produtividade.
 
Com uma vasta área de pasto, o caramanchão de maracujá, surgiu como uma alternativa para refrescar o dia a dia do gado, através do sombreamento natural onde o manejo do gado é realizado pelo pastejo rotacionado, desse modo, promover conforto para o animal.

Atualmente, a fazenda conta com nove estruturas espalhadas pela região, vistoriada cotidianamente e regada na época da seca.

 
A Engenheira Agrônoma responsável pelo maracujazeiro, Aline Morais, explica como funciona, já que a opção de escolher o maracujá veio por ser uma planta que se adapta bem ao clima da cidade, tem um desenvolvimento rápido e denso, proporcionando sombra com uma rapidez que outras plantas não proporcionariam em curto tempo, e complementa "o maracujá procura, naturalmente, um local para se fixar, e uma das vantagens é que ele não é deleitável, não tem um sabor agradável para os animais, facilitando o aumento do sombreamento."
 
É importante manter uma temperatura ideal para o conforto do rebanho, por isso, a otimização é feita em lugares estratégicos, próximo aos bebedouros e creep feeding, para que a sombra possa ser usada também pelos bezerros. Além disso, o sombreamento pode proporcionar até 10 graus de diferença em dias mais quentes, desestressando o animal, o que pode influenciar diretamente em sua produção.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por marcio, em 29.04.2022 às 10:12

    Rapaz esse povo estão de brincadeira, vem e ranca tudo para plantar e tem incentivo para isso e depois vem com essas histórias de plantar e vem incentivo pra isso também, porque não deixar as nativas mesmo, mais resistentes não precisa molhar ainda tem frutas para outros animais... piqui jatobá combaru entre outras

  • por cacerense em busca de progresso, em 28.04.2022 às 14:40

    Porque no inicio das pastagens arrancou todos as arvores erá deixar algumas centenas de arvores nativas.

 
Sitevip Internet