Notícias / Direto da Fonte

04/04/2022 - 13:02 | Atualizado em 04/04/2022 - 13:36

Armado

Por Da Redação

O jogo político para as eleições deste ano, ao menos em nível estadual, está armado. Após as acomodações partidárias, onde se ganhe ou perde uma eleição, o passo seguinte será as convenções em julho. Até lá, todo mundo é pré-candidato. Neste período com certeza haverá desistências e mudanças, por isso, o jogo ainda não está pronto.
 
Ippon
 
Em Cáceres, o destaque ficou por conta da habilidade e força política do ex-deputado federal Pedro Henry. Articulador polítipo do PSB estadual, ele e o deputado MAxi Russi, aproveitaram a saída do deputado estadual Xuxu Dalmolim do PSC e conseguiu desfiliar a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira. De imediato, atendendo a pedido do deputado estadual Maxi Russi, do ex-prefeito Túlio Fontes e da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, a filiou no PSB. Com isso, o partido da prefeita passou ater a maior bancada na Câmara de Cáceres com três vereadores. Mais votada na última eleição em Cáceres para deputada estadual, Valdeníria é pré-candidata novamente só que desta vez com apoio da prefeita, Túlio, Pedro Henry e da maioria dos vereadores da cidade. O projeto é fazer uma dobradinha com Túlio Fontes que vai a federal com o apoio do mesmo grupo. Na minha avaliação, nunca na história recente da política cacerense foi montada uma estratégia com possibilidade eleger um deputado estadual e um federal. Falem o que quiser do PH, mas ele fera no jogo político. Quer ver um exemplo prático? ligue a TV Descalvados amanhã ao meio dia.
 
Craque
 
Ele tem umas qualidades que é para poucos na política. Tem empatia, líder nato, articulado e bom de discurso. Mas sou fã mesmo da capacidade de ele enxergar o jogo antecipadamente. Ao apostar na dupla Túlio/Valdeníria para se redimir politicamente, ele na verdade está pavimentando a sua volta a política, só que sem mandato.
 
Adversário
 
E PH já elegeu um adversário. Na semana passada, em entrevistas A Rádio Difusora e a TV Descalvados, ele disse que tinha esperança que o deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), ocupasse o espaço deixado por ele e fosse o grande líder da região. Porém, PH disse que Leonardo não efetivou a maior parte das suas emendas e sumiu da base, voltando só agora em busca de reeleição. E com a experiência de cinco mandatos previu que Leonardo não se reelegerá por esses e outros motivos.
 
Como ficou?
 
A princípio temos quatro pré-candidatos a deputado federal em Cáceres. Túlio Fontes (PSB), Doutor Leonardo (Republicanos), ‘Maraja’ Lacerda (PSD) e professor Malheiros (PSDB). Como pré-candidatos a estadual temos, Anelise Silva (DEM), Valdeníria Dutra Ferreira (PSB), Francis Maris (PSDB), Takao Nakamoto (PTB), Sergio Arruda (Republicanos) e Elizeu Pereira e Nestor Fidélis, ambos pelo Patriota. Mas, o PL estuda lançar o veterano jornalista Esmeraldo Rodrigues a estadual também.
 
Dobradinha
 
Essa vai ser uma eleição diferenciada, marcada por dobradinhas caseiras. Com destaque especial para Túlio/Valdeníria, Leonardo/Sérgio e Malheiros/Francis. Quem conhece um pouquinho de política em Cáceres já sabe quem serão os mais votados dessas três duplas. E na região vão ter mais duas dobradinhas. Nilton Borgato/Doutor Gimenez e doutro Leonardo/Valmir Moretto.
 
Preteridos
 
Por falar em Moretto, ele viu que os aliados dele e a prefeita não iriam dar os mil votos que ele sonhava ter em Cáceres e resolveu lançar um candidato local para ajudar na legenda e tentar manter doutor Leonardo vivo. Entre o vice-prefeito Odenilson Silva, o vereador Celso Silva e o ex-vereador Salmo Cesar, ele optou por Sérgio Arruda que nunca foi as urnas e tem bala na agulha para fazer sua própria campanha.
 
Solidariedade
 
Durou quase dois dias a festa no Solidariedade para comemorar a saída de doutor Leonardo e da facção. Além de churras e cerveja de graça, teve faixas dizendo ‘vai com Deus’, ‘Já vai tarde’ e por ai vai. Quanto carinho  né...
 
São Luiz
 
Como eu havia dito na coluna, na semana passada, o alívio da intervenção do Estado no Hospital São Luiz foi passageiro. Na segunda-feira mesmo, parte da população descobriu que não tinha mais atendimento particular, nem pronto atendimento, nem consulta. Foram todos cair na já sobrecarregada UPA, que atende Cáceres e Região.
 
Teta
 
A intervenção não foi outra coisa senão incompetência da classe política de Cáceres e acomodação da classe médica. Apesar de reclamarem, os médicos da cidade estavam navegando em águas tranquilas com toda a estrutura do São Luiz à disposição. Há tempos já cabe em Cáceres um hospital particular, como a Unimed já tem em Cuiabá. Agora começaram a se mexer.
 
Fatura
 
Essa responsabilidade, claro, vai cair toda no colo do médico e deputado da região, Dr Leonardo, que acima de qualquer outro tinha conhecimento e dever de não deixar o Hospital São Luiz fechar as portas para os convênios e particulares.
 
Cara de pau
 
 
Por falar em Dr. Leonardo, uma coisa não se pode negar. Ele é bom em ter segunda, terceira e quarta chance com as pessoas. Depois de ter feito o que já fez com o médico cardiologista Sérgio Arruda, Leonardo se reaproximou e está todo afoito para o Serginho entrar na campanha para deputado estadual e ajudar a bancar a campanha dele para federal. Ninja.
 
Câmara
 
Na Câmara Municipal, sem surpresas. A grande maioria dos vereadores continua fazendo serviço de presidente de bairro, pedindo patrolamento e cascalhamento de ruas. Com a chegada do ano eleitora, estão se ajeitando procurando padrinhos e se declarando com donos de determinados segmentos. O da saúde é o mais disputado, mas com a candidatura da Valdeníria para Estadual, em dobradinha com o Túlio Fontes para federal, não vai ter muito espaço para explorarem.
 
 Acaba logo mandato

Outro segmento que tem acotovelados os vereadores é o dos bolsonaristas. Cada um que ser mais Bolsonaro que o outro. Não é mentira, mas o vereador Pastor Júnior apresentou um projeto de lei para instituir o dia de combate à Cristofobia. Isso mesmo, vai ser instituída uma data para combater o que não tem Cáceres. Não me admira se algum desses não vai propor o dia do orgulho hétero. Enquanto isso, o povo continua sofrendo.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Reinaldo, em 05.04.2022 às 10:47

    Túlio e Valdeniria seriam ótimos para Cáceres, vamos torcer!!!!!

  • por Andreia, em 05.04.2022 às 10:45

    O bate pau daquele vereador, sempre aclamava o Dr. Leonardo, mas pelo visto tb já pulou de lado. Desde semanda passada está enaltecendo o Marajá. Nego muda de lado num estálo de dedo. O jogo começou e com ele os abandonos.

  • por JOAO, em 05.04.2022 às 10:08

    A Política é um jogo de interesses onde determinados estratos da sociedade elegem seus representantes a fim de que este proponha projetos que beneficiem o seu segmento. Assim, ideias são propostas a fim de beneficiar um grupo X ou Y, contudo, os benefícios não devem apenas se restringir ao grupo beneficiado, mas tbm devem refletir no coletivo direta ou indiretamente. MAS ISSO TUDO ACABA FICANDO NA TEORIA. Os políticos em geral são uma vergonha, mas os de Cáceres me dão nojo. É inacreditável oq eles se prestam a fazer por poder e influência. Tudo é feito em prol de se manterem no poder, manterem-se relevantes, manterem-se influentes. Se no início de suas trajetórias existiu algum desejo sincero de desenvolver Cáceres, hj com certeza não existe mais. Se vc olhar nos olhos de um político, especialmente os mais rodados, não verá nenhum resquício de alma, somente o brilho da cobiça desmedida. Toda ação tem como fito a própria sobrevivência política.

  • por analista poítico, em 04.04.2022 às 13:38

    Ai lascou, e como vai ficar os apoiadores de Leonardo, a partir de 2023? Marcelâo & CIA...?

 
Sitevip Internet