Notícias / Mato Grosso

08/03/2022 - 10:24

Substâncias radioativas e cancerígenas contaminam água de Cáceres outros 15 municípios de MT

Por PNB

Um levantamento divulgado pela organização Repórter Brasil nesta segunda-feira (07.03) apresenta dados preocupantes quanto à qualidade da água que chega às casas dos cidadãos do país.

Em 763 cidades brasileiras, a água da torneira foi contaminada com produtos químicos e radioativos, com significativo potencial cancerígeno.

Ao todo, 16 municípios estão localizados em Mato Grosso, incluindo a capital.

As substâncias com os maiores riscos de gerar doenças crônicas, como câncer, foram encontradas em Cuiabá, Juína, Comodoro, Tangará da Serra, Arenápolis, Cáceres, Campo Verde, Primavera do Leste, Paranatinga, Sorriso, Sinop, Marcelândia, Guarantã do Norte, Pedra Preta, Alto Garças e Pontal do Araguaia.

Outras substâncias que também geram riscos à saúde foram encontradas na água de Confresa e Campinápolis.

Os dados utilizados no levantamento são resultados de testes feitos, entre 2018 e 2020, por empresas ou órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde.

Os testes são feitos após o tratamento e a maioria das substâncias encontradas não pode ser removida por filtros ou fervendo a água.

Em Cuiabá, por exemplo, a substância perigosa encontrada acima do limite de segurança na água que chega às casas, foi o nitrato (NO3).

O nitrato é classificado como provavelmente cancerígeno para humanos pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde.

O nitrato e seus compostos são utilizados na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos e pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos vasodilatadores.

Quando essas substâncias estão acima do limite, a água é considerada imprópria para o consumo.

Nesses casos, as instituições de abastecimento deveriam informar a população sobre o problema, assim como sobre as medidas tomadas para resolvê-lo.

Postura não adotada pela concessionária que opera na capital, a Águas Cuiabá.

Os riscos são maiores para quem bebe a água imprópria de forma contínua, ou seja, diversas vezes ao longo de meses ou anos.

Outras substâncias como agrotóxicos, substâncias radioativas, subproduto de desinfecção, substâncias inorgânicas e substâncias orgânicas também foram encontradas na água na capital, mas dentro dos limites de segurança.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sandra Furtado Fontes, em 09.03.2022 às 14:31

    Agronegócio "locomotiva" do Brasil???? Agronegócio nunca foi locomotiva em lugar nenhum do mundo. É matéria prima e é baratíssima no mercado internacional. O que desenvolve a economia é a industrialização e a prestação de serviços. Basta ver quanto MT contribui no PIB anual brasileiro. O "celeiro" do agronegócio nacional não contribui nem com 2% do PIB Nacional!! É obvio que o agronegócio e seus bilhões de lixo agrotóxicos não pagam a pena. E com Bolsonaro no poder a coisa ficou, estamos matando o Pantanal e outros biomas, para além do nosso aquífero guarani.

  • por José da Silva, em 09.03.2022 às 06:04

    Isso aí é matéria paga. São as organizações contrarias ao agronegócio brasileiro agindo fortemente para descredenciar esse setor que é a locomotiva do Brasil. Amigos de MS e GO me enviaram a mesma materia indicando alguns município do seu estado. Agora vem os ativistas ambientais dar sequencia na disseminação de desinformação.

  • por Cuiabano, em 08.03.2022 às 14:21

    Decerto xomano, na água do Rio Cuiabá tem mais bosta do que na cabeça do Leonardo Sakamoto deste tal Repórter Brasil. Então não ia tem nitrato?

  • por lucas marcacini, em 08.03.2022 às 14:11

    cadê a fonte da noticia

  • por lucas marcacini, em 08.03.2022 às 14:10

    fake news, esta informação não procede.

  • por Elaine Ribeiro, em 08.03.2022 às 12:58

    Fale da Cidade de Cáceres, as demais cidades serão citadas pelos jornais locais. Mais precisamente, o que precisamos saber sobre a água de nossa cidade.

  • por Dias, em 08.03.2022 às 11:27

    Não poderiam fazer uma matéria mais completa sobre a água em Cáceres? Quais são os contaminantes? Causas prováveis ou certas desta contaminação para sua correção? Porque dá ênfase a capital e não outros municípios.

 
Sitevip Internet