Notícias / Direto da Fonte

07/03/2022 - 13:58 | Atualizado em 07/03/2022 - 14:21

Sonho

Por Da Redação

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), fez dois compromissos para se eleger. Apoiar a reeleição do deputado federal doutor Leonardo (SD) e a candidatura à estadual do ex-prefeito Túlio Fonte (PV). Pela pouquinha experiência que tenho no meio político, ela estas prestes a saldar esses dois compromissos. Digo isso, olhando o cenário federal e estadual que está se formando. No dia primeiro de abril, que está bem ai, como diz o Mato-grossense, já teremos um desfecho para o bem de Cáceres. Conversei ontem com os deputados Walmir Moretto (Republicanos) e Doutor Leonardo (SD). Ambos estão atentos para estes acordos e esperam o melhor desfecho.
 
PDT
 
O efeito Ciro Gomes, a terceira via para presidente do Brasil fortalecerá o PDT em todo o País. Em Mato Groso e em Cáceres não será diferente. O governador Mauro Mendes (DEM) e seu principais apoiadores já cortejam Ciro. Em Cáceres, o partido pode ganhar dois vereadores de uma pancada. Cézare Pastorello (SD) e professor Leandro dos Santos (DEM) estão na mira da legenda de Brizola, assim como o advogado Nestor Fides, pré-candidato a deputado estadual. Serão todos bem vindos.
 
Política
 
Outro dia, uma cena inusitada quase acabou em morte em Cáceres. Meu amigo irmão ‘cintura de pacu’, engasgou com um pedaço de alcatra ao ver Ricardo Henry e Túlio Fontes tomando uma cerveja e comendo um espetinho em seu estabelecimento. Ele só não morreu, porque Café no Bule, que tava junto, fez a manobra de heinlicht (a famosa pela desengasgada na cacunda). Com os Henry no jogo, Cáceres pode voltar a ter força e mandato político.
 
Resolvido
 
Caso encerrado em relação ao IPTU. Para não renunciar receitas já previstas, a prefeita Eliene parcelou o pagamento do IPTU com o desconto de 20% em 5 vezes. Ou seja, pra quem pagou parcelado no ano passado o valor ficou bem próximo. Com a lei já aprovada na Câmara, falta só sancionar e publicar. Não tem mais chance de alteração.
 
Herança
 
Para muita gente, o aumento ainda é abusivo, porque a inflação foi bem menor. Esses vão ter que se socorrer do judiciário, já que por lei não será mais nada mudado. Vale lembrar que esse valor absurdo só veio porque uma maioria de vereadores, no cabresto do Rei da Coxinha, aprovou o atual código tributário em 2019. De 2020 pra cá, o IPTU subiu 43%.
 
Busão 
 
No IFMT as aulas retornaram e os alunos conseguiram chegar ao instituto, como antes. Mas, isso deu mais força para um movimento que o vereador Cézare Pastorello (SD) encabeça há tempos, a necessidade de transporte coletivo regular em Cáceres. Segundo o vereador, o que faltava era a lei de mobilidade urbana, que já está aprovada. Agora a prefeitura tem que correr atrás de comprar os ônibus, como Rondonópolis fez, ou fazer uma concessão. Essa seria a maior marca da primeira gestão da Eliene.
 

 
Com o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras, previsto para breve, deve diminuir também o mimimi dos shows e eventos. E daí a Secretaria de Saúde vai poder focar suas ações no que realmente o povo quer, mais atendimento, atendimento melhor e mais rápido. A pandemia foi desculpa para muita coisa no país inteiro, inclusive em Cáceres. Agora é a hora do pessoal mostrar a que veio.
 
Câmara
 
Dentre os candidatos a deputado estadual que sempre saem da Câmara Municipal de Cáceres, por enquanto, apenas a vereadora Valdeníria Dutra (PSC) confirma a pré-candidatura. Mas, infelizmente, a pressão dos partidos e os incentivos financeiros podem fazer outros. Isso porque quanto menor a representação do partido na região maior a pressão deles sobre vereadores para serem candidatos. Como na região temos apenas dois deputados vindo à reeleição, os vereadores dos outros partidos serão assediados.
 
PT
 
Atendendo os requisitos acima, de não ter deputados na região, a vereadora Mazéh Silva (PT) ainda cumpre com as cotas femininas, e o PT do Mato Grosso quer ir além, lançar chapa igualitária, homens e mulheres. Com certeza será a vereadora mais pressionada pelo partido. Isso pode vir a conflitar com os votos do deputado Lúdio Cabral, que apesar de ser de Cuiabá, foi muito bem votado em Cáceres e tem família aqui.
 
Escadinha
 
Outra pressão estratégica dos partidos é sobre as candidaturas à Câmara dos Deputados. Para ficarem fora da cláusula de barreira, os partidos precisam ter 2% dos votos válidos, nacionalmente, ou 11 deputados federais eleitos em 9 estados. Portanto, para arrumar uns votos a mais, precisam encher as chapas e espalhar candidatos. Cáceres tem o 5º maior colégio eleitoral de Mato Grosso e não será deixada de fora.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Reinaldo Silva, em 11.03.2022 às 09:24

    Cáceres poderia formar uma aliança em tonro da Valdeníria e trabalhar para que seja eleita. Mulher de garra, lutadora e honesta. Avante Val.

  • por de olhos abertos, em 11.03.2022 às 08:26

    Nossa, mas esse café no bule não desiste mesmo hein, penso que foi o por causa do próprio Tulio Fontes que esse café no bule derrabou ladeira abaixo e agora por causa dos Henrys, que alguns ainda insistem em dizer que tem poder político esse café no bule está sempre na retaguarda esperando alguma coisa pra sobreviver, quem sabe agora com os filhos "doutores" ele consiga alguma coisa, o homi que chega a dar pena é esse sujeito, nunca vi, alías o país está repleto de pessoas nesse naipe, os ditos lutadores pela justiça social, kkkkkk

  • por Professor Darcy, em 08.03.2022 às 15:39

    Se o PDT de Cáceres conseguir realmente filiar o vereador Pastorello, daí sim, tá consolidado como o próximo prefeito. Pastorello fala tudo na ponta da língua, é um estilo Ciro, dá gosto de ouvir na rádio. Se Ciro for eleito alavanca a campanha dele. Se Ciro não for eleito o povo vai ver a besteira que fez e dá efeito arrependimento. Vamos por no 12!!!

  • por José Carlos Zeca pouso, em 07.03.2022 às 19:24

    KKK Ciro Gomes com certeza irá para a centésima via.Cg e uma piada .kkkk

  • por Francisco, em 07.03.2022 às 15:41

    COM OS HENRY DE VOLTA.... LÁ VEM O CAFÉ NO BULE DE VOLTA. E ASSIM O MUNDO SEGUE... KKKK

  • por Andreia, em 07.03.2022 às 14:55

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

 
Sitevip Internet