Notícias / Cultura

16/02/2022 - 09:45

Documentário 'Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura Mato-grossense', será lançado nesta segunda

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
Já fazem dez anos que as mãos do escritor Natalino Ferreira Mendes deixaram de escrever Cáceres em prosa e versos, porém a sua brilhante trajetória será eternizada no Documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura Mato-grossense”, que será lançado nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, às 19h 30, no Cine Xin.  

Com direção de Leonardo Sant’Ana, Terra do Sol Filmes, o Documentário faz parte de um Projeto maior aprovado pela Lei Aldir Blanc/2020 – através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer/SECEL/MT que previu a edição do livro “Fragmentos da História Cultural de Cáceres e outros fios da memória”, pela Carlini & Caniato, 2021 e a construção do Site www.natalinoferreiramendes.com.br, onde pode ser encontrado o conjunto da obra do escritor, com download gratuito, além da sua trajetória pessoal e profissional. 

Para Olga Castrillon, filha de Natalino e pesquisadora que compilou os arquivos e documentos para a produção do documentário, o incentivo público trouxe a oportunidade de concretização da ideia, que tomou forma com apoio de colegas professores das Escolas Públicas, da UNEMAT e de companheiros da Academia Mato-Grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, todas instituições das quais o homenageado fez parte, tanto como associado quanto como incentivador das ideias, como é o caso do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres/IHGC. 

Pioneiro ao tratar de obras sobre a história da fundação e da administração política de Cáceres, Natalino escreveu a cidade em prosa e em verso, além de possuir uma folha de serviços prestados à educação, ao poder público e à comunidade. O conjunto de sua obra constrói um panorama histórico e sociocultural de significativo valor documental e memorialístico, colocando Cáceres no macrossistema de representação nacional e internacional. 

O Documentário, como também o site visa a difusão do seu legado histórico-cultural e, a médio prazo, irá impulsionar as atividades dos eventos de comemoração do Centenário de seu nascimento, em 2024, organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico Cáceres (IHGC) com apoio da família. 

“Acreditamos que Cáceres ganhou muito espaço com os resultados da Lei Aldir Blanc/2020 e Natalino atingiu um grau de sofisticação e de difusão, dificilmente imaginado pela família. Os primeiros passos estão palmilhados; resta-nos prosseguir com o processo de democratização do seu acervo, esperando que o município absorva a biblioteca, compondo o acervo geral da Biblioteca Pública e/ou do Museu Histórico. Vamos trabalhar rumo a esse objetivo, pois Natalino é parte da memória e da história de Cáceres. Pelo menos essa é a crença que deu origem ao projeto”, finaliza Olga.      
 

O mestre homenageado 

Natalino Ferreira Mendes nasceu em Cáceres, no dia 3 de janeiro de 1924 e faleceu em 23 de dezembro de 2011, aos 87 anos, na sua cidade natal. Desempenhou diversas funções ao longo de sua carreira profissional. Foi diretor e professor do Instituto 11 de Março e do Colégio Estadual Onze de Março. Também foi Secretário de Administração, de Desenvolvimento Social e Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Cáceres. 

O professor Natalino também foi membro da Academia Mato-Grossense de Letras, onde ocupou a cadeira 15, a qual é atualmente ocupada pela sua filha Olga Maria Castrillon-Mendes. Além disso, também foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, e presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico Cáceres (IHGC). 
Obras esgotadas e digitalizadas 

Algumas das obras de Natalino estão sendo digitalizadas e serão disponibilizadas no site http://www.natalinoferreiramendes.com.br/ . Leitores e pesquisadores terão acesso às seguintes obras: História de Cáceres – História da Administração Municipal (1ª e 2ª edições); Efemérides Cacerenses (volumes 1 e 2); História de Cáceres (Tomo II) – Origem, Evolução, Presença da Força Armada; Memória Cacerense; Anhuma do Pantanal; e Pássaro Vim-vim. 


Obras já estão no site www.natalinoferreiramendes.com.br (Foto: Divulgação) 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Manuel, em 17.02.2022 às 09:41

    Já repararam q a maior parte dos órgãos públicos, ruas, etc tem nome de político? Qdo colocam o nome de um ilustre professor numa escola, o homenageado e seu legado nunca morrem. Em Cáceres, apagaram a historia do grande professor. Ao passar em frente a escola, seu nome está escondido, apagado.

 
Sitevip Internet