Notícias / Cultura

29/01/2022 - 14:15

​Cacerense Henrique Maluf lança videoclipe do hit ‘Um café num copo de extrato de tomate’

Por Maria Clara Cabral

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Quem não conhece o prazer de desfrutar um café num copo de extrato de tomate? Um legítimo protagonista do cotidiano brasileiro, e agora de videoclipe musical, que será lançado neste sábado (29) pelo músico Henrique Maluf, à frente de seu projeto e banda Cerrado Groove. A canção escrita por Rocco Martins é um retrato sutil da realidade de milhões de trabalhadores e trabalhadoras.
 
O videoclipe de “Um café num copo de extrato de tomate” é dirigido por Leonardo Sant ana, estrelado por Guil, artista pioneiro do movimento hip-hop em Mato Grosso, um dos primeiros B-Boys de destaque na cena. Na narrativa audiovisual, ele vive um trabalhador em mais um dia de trabalho maçante, entre viagens de ônibus lotado pelas ruas de Cuiabá, e momentos de alívio ao desfrutar um café num copo de extrato de tomate.
 
“É um clipe descritivo, que narra o dia-a-dia de uma pessoa comum. Cotidiano que faz contraponto ao glamour que se expressa em imagens da banda tocando no palco, do show no teatro”, afirma Henrique Maluf.
 
O resultado pode ser conferido a partir das 18h deste sábado (29) no canal do Youtube, Facebook e Instagram. O trabalho é viabilizado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
 
Black music
 
“Um café num copo do extrato de tomate” foi gravada em 2018 pelo projeto “Viva a Cena”, da Container Produções em parceria com Malcom Pub. À ocasião, foram lançadas 20 canções autorais inéditas na intenção de fomentar a música mato-grossense alternativa no panorama das produções da casa, que tem o Rock’N’Roll como gênero musical norteador.
 
Foi na perspectiva de “abrir as portas” para outros estilos como o Pop, Reggae e a Black Music que a música de Henrique Maluf e Rocco Martins integrou a coletânea.
 
Dentro dos parâmetros da Black Music – termo dado ao conjunto de gêneros musicais que emerge ou é influenciado pela cultura africana ao longo de diversas décadas – “Um café num copo de extrato de tomate” se enquadra, mais especificamente, no Funky Music. É, portanto, expressão da música negra, que lembra Maluf, “cantou e canta lamentos, desejos e necessidades ignoradas por opressões raciais e políticas adversas, principalmente no contexto norte-americano”.
 
Para o músico e pesquisador, a Black Music hoje é Word Music. Talvez isso explique “Um café num copo de extrato de tomate“ ter se popularizado entre seu público. “A Word Music feita hoje suga muitos dos elementos musicais, visuais e estéticos da Black Music. O surgimento de artistas do gênero na música pop contemporânea, em contexto mundial, evidencia essa tendência”, explica.
 
Parceria de êxito, firmada em Um café
 
"Um café num copo de extrato de tomate" pode ser considerado o hit que resulta de uma parceria que tem dado muito certo, entre dois artistas da cidade de Cáceres.
 
O intérprete, Henrique Maluf, faz questão de sempre afirmar: "Rocco é compositor de mão cheia e tem a composição como profissão". Este, por sua vez, orgulha-se em dizer: "Henrique Maluf é a voz das minhas canções". Do rasqueado de fronteira ao samba-rock, já são mais de oito músicas compartilhadas entre os dois.
 
“Um café num copo de extrato de tomate” é a primeira a ser gravada profissionalmente. Sendo a música capaz de gerar identificação imediata de quem escuta seu refrão, não demorou para que caísse no gosto do público mato-grossense e se tornasse a pedida no repertório do músico, conhecido pelas apresentações nas noites cuiabanas.
 
Aliás, a canção faz sucesso nas redes sociais e é sempre compartilhada pelo público de Henrique Maluf nos stories do Instagram nas horas do café.
 
Serviço
 
Lançamento Videoclipe “Um café num copo de extrato de tomate”
29 de janeiro de 2022, sábado, às 18h, no Youtube e nas redes sociais.
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCi63t2jW9SW16IRw-JS_Yig
Instagram: https://www.facebook.com/henrique.maluf
Facebook: https://www.instagram.com/henriquemaluf
 
FICHA TÉCNICA
 
Videoclipe - Um café num copo de extrato de tomate
 
Direção e roteiro: Leonardo santana
Fotografia: Kelvin Queiroz
Direção de produção e de Arte: Giulia Costa
Produção: Laura Aquino / Jaque Mazzardo
Assistente de câmera: Lukas
Maquinista: Bacana (Édson Jesus)
Elétrica: Éder Zorteia
Motorista: Jota
Figurino: Giulia Costa / Jane klitzke / Noivas e Glamour
Iluminação/palco: HIALD ILUMINAÇÃO
 
Elenco principal: Guil
 
Banda Cerrado Groove
 
Voz e Guitarra: Henrique Maluf
Baixo Elétrico: Paulinho Nascimento
Bateria: Rominho Moreira
Teclados: Bruno Cerqueira
Sax Tenor: Fagner Cerqueira
Trompete: Lucas Bonini
Trombone: Nemuel Campos
 
Apoio Cultural
 
Instituto Tetilla
Chilli Beans
Digoreste MT
Megasom Instrumentos Musicais
Noivas e Glamour
A Casa do Backstage
Motiva Comunicação Visual
Container Produções
Cine Teatro
Malcom Pub
Semob
Pantanal Transportes
Paiol
Rodrigo Canto (Porks)
 
Figuração Ônibus
 
Carlos Gattas (Carlão dos Bonecos)
André Coruja – motorista ônibus
Kiko Paroli
Vinicius Ferreira
Fábio Barão
Adriane Teixeira
Fernanda Gomes
Epaminondas Sousa
Gabriel Verza
Everton Ribeiro
Hyanna Toledo
 
Música - Um café num copo de extrato de tomate
 
Composição: Rocco Martins
Produção Musical: Henrique Maluf
Engenharia de Gravação e Estúdio: Wel Ribeiro
Voz, Backing Vocals e Guitarra: Henrique Maluf
Baixo Elétrico: Paulinho Nascimento
Bateria: Rominho Moreira
Teclados: Allan Ferreira
Sax Tenor: Fagner Cerqueira
Trompete: Lucas Bonini
Trombone: Nemuel Campos
 
Música gravada em 2018 pelo projeto “Viva a Cena” da Container Produções em parceria com Malcom Pub.
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet