Notícias / Cidade

29/01/2022 - 09:24

Comandante do Exército cita morte de soldado assassinado como perda irreparável e fala sobre emprego das tropas na área de fronteira

Por Clarice Helena Navarro/Diário de Cáceres

Diário de Cáceres

 (Crédito: Diário de Cáceres)
“O Sd Thiago Almeida incorporou as fileiras do Exército em 2021 como Soldado do Efetivo Variável, prestando o Serviço Militar Obrigatório. Tendo em vista seu excelente desempenho, ele estava previsto para o engajamento, ou seja, para permanecer como Soldado do Efetivo Profissional.

A declaração é do Tenente-Coronel Leandro Basto Pereira, comandante do Exército em Cáceres  (Comando de Fronteira JAURU/66° Batalhão de Infantaria Motorizado). Em entrevista ao Diário de Cáceres, ele afirmou que a morte do soldado foi, para todo o Batalhão, “uma perda irreparável”.

Thiago de Brito de Almeida, de 19 anos, foi morto a tiros no último sábado (22), por volta das 21h30, na praça do bairro Cohab Nova, em Cáceres. 

Ainda segundo o comandante, as investigações conduzidas pela Polícia Civil já identificaram todos os envolvidos, bem como o autor dos disparos.” A maioria dos envolvidos já está sob custódia da Polícia Civil e à disposição da lei.”

A motivação do crime e a identidade dos envolvidos não foi divulgada.

A morte do soldado e outras ações de autoria de facções criminosas em Cáceres, ocorridas no mês de janeiro, deixando a população apreensiva, levaram o Exército a ficar de prontidão, caso houvesse a necessidade de dar apoio às forças de segurança, como Polícia Civil e Policia Militar. 

“No caso em tela, onde a situação da segurança pública se agravou em Cáceres, cidade localizada dentro da faixa de fronteira, o Batalhão ficou em prontidão com 400 homens, porém, não houve necessidade e nem autorização para o seu emprego, tendo em vista as eficientes ações realizadas pelos órgãos de segurança pública, sob coordenação do delegado regional Alex Cuyabano”- afirmou o comandante. 

Ele explica que a disponibilização de efetivos para emprego só é possível pela solicitação dos órgãos competentes e autorização do Escalão Superior, não cabendo ao Batalhão tomar iniciativa de empregar seu efetivo sem que sejam observadas as condições impostas. “O Exército poderá cooperar exercendo o seu papel previsto em lei, de atuar para coibir os ilícitos transfronteiriços. Evidentemente que ações eficientes nessa direção trazem reflexos para o aumento da sensação de segurança na cidade de Cáceres.”

O Comando de  Fronteira Jauru/66º BI Mtz possui atualmente um efetivo de 869 militares. Na localidade de Cáceres, o Batalhão realiza instruções e adestramento voltados para o Preparo e Emprego da tropa em Operações de Garantia da Lei e da Ordem e de Defesa Externa, não havendo o emprego em ações dentro da cidade. 

Já na faixa de fronteira, o batalhão realiza diversas ações no contexto da Operação ÁGATA CARCARÁ, muitas delas Operações de Cooperação e Coordenação com Agências, visando o combate aos crimes transfronteiriços, empregando para isso os seus Pelotões Especiais de Fronteira (PEF).
 
 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marta Sofia, em 30.01.2022 às 09:03

    Que Deus conforte a mãe, pai, irmãs, familiares e amigos do Thiago. Só Deus para consolar o coração da mãe. Essa Lei de Luto tbm tem que mudar...8 dias é pouco para quem perde um filho(a) 10 dias para levantar da cama devido o golpe duro...10 para tentar mexer nas roupas da pessoa amada...10 dias para mexer nos papeis necessários... só Deus mesmo.

 
Sitevip Internet