Notícias / Saúde

28/01/2022 - 07:46

Prefeita vai baixar novo decreto para conter avanço da pandemia, mas descarta fechamento do comércio

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
A multiplicação dos casos de covid-19, nos últimos dias, elevando para 13.903 mil infectados, além de 445 óbitos, desde o início da pandemia, em Cáceres, leva a prefeitura a baixar novo decreto municipal, visando intensificar a fiscalização das medidas sanitárias, no sentido de conter a disseminação do coronavirus.

     A informação foi prestada na tarde desta quinta-feira (27/01) pela prefeita Eliene Liberato Dias.

    “Já deliberei para que a secretária de Saúde se reúna com a equipe técnica e viabilize a elaboração de um novo decreto, com novo protocolo, para intensificar a fiscalização das medidas sanitárias, principalmente, nos pontos de maior fluxo de pessoas, e dessa forma evitar maior disseminação do coronavirus” afirmou.

     A prefeita ressalta que, embora, o novo decreto seja necessário, diante da evolução dos contágios, as medidas de segurança sanitárias, não irão atingir o horário e tampouco o fechamento do comércio. “É bom que fique claro que, o novo decreto, será necessário, mas não cogitamos o fechamento do comércio” garantiu.

 Secretaria de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, informou que a reunião já está agendada para manhã de sexta-feira (28/01). E, que a proposta será orientar a população e intensificar a fiscalização das medidas básicas, orientadas pelos órgãos de saúde, para conter a transmissão do vírus.

     “Vamos intensificar a fiscalização para exigir o uso de máscaras; conter aglomerações; cobrar dos comércios – mercados, agências bancárias, casas lotéricas entre outros, para que forneçam álcool em gel aos clientes e disponibilizem termômetros para aferição da pressão corporal no sentido de evitar os contágios”.

   Coordenadora da Vigilância em Saúde, Cynara Piran, informou que, em média estão sendo registrados 130 diagnósticos, diários, positivos de covid-19 no município. O resultado que apresenta 13.903 casos é de quarta-feira. Os números de hoje só serão conhecidos na sexta-feira.

            Conforme a coordenadora, os casos de internação tanto de enfermaria como de UTI estão com números altos. Média de 80% das ocupações dos leitos. Os casos de pessoas internas na UTI saíram de 3 para 8, e de enfermaria saíram de 14 para 20 pessoas internadas. O número de óbitos de 445.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pagador de impostos, em 29.01.2022 às 12:57

    É Luís não ainda tentar encobrir o sol com a peneira. Pede para a sua chefe promover mais eventos festivos seu baba ovo de plantão!

  • por Marta Sofia, em 28.01.2022 às 17:07

    Tem que apertar os comércios, muito frouxo atendimento, sem máscara, faltando álcool na entrada, alguns vendedores até patrão com máscaras no queixo. Tem estabelecimento que mesmo alguém da família positivado, o certo é se isolar, cumprir a quarentena e está trabalhando...não há pandemia que acabe. Fechar o local onde o povo fuma aquele pito que sai fumaça...passando de boca em boca...

  • por Jlcacerense, em 28.01.2022 às 14:42

    Kkkkkkkkk faz me rir, depois da porta arrombada vai colocar cadeado. Isso tudo é resultado das festas e shows do "natal mais iluminado de MT" que teve nas dependências da sicmatur no final de ano, agora diz pra mim como não fechar locais onde tem aglomerações e pessoas sem máscaras? Se são bares, restaurantes, lanchonetes, mercados e muito mais... É impossível fazer isso, agora deixar o pau torar prefeita. É incrível a incompetência dessas pessoas gestores públicos, já sabiam que a variante Ômicron é 8 vezes mais transmissível que às outras e que já estava circulando desde dezembro e mesmo assim continuou fazendo as festas, enquanto outros lugares cancelaram tudo, aí meu amigo não precisa nem ser especialista em infectologia para saber que ia dar nisso. E guenta aí porque fevereiro vai ficar pior Prefeita das festas....

  • por Marcos, em 28.01.2022 às 14:15

    Será que não é por causa das festas de fim de ano na semaur?

  • por Kelvin Alves, em 28.01.2022 às 14:00

    Oba ! Vai sair o carnaval de luzes para as cumpanheirada divertir .

  • por Luiz Henrique, em 28.01.2022 às 12:14

    Prefeita, continue com as aglomerações, show das luzes, shows artísticos, apresentação de presépio vivo em forma de teatro, festa na virada do ano,...e logo, logo faz carnaval de rua da COVID. Prefeita das aglomerações. O povo que estão passando mal com as gripes e COVID só falam de uma coisa FESTAS DA PREFEITA.

  • por Sheriff, em 28.01.2022 às 10:38

    Agora virou moda! A pessoa não pode da um espirro ja vai pra central covid ! Aí fica esse falatório, que o vírus voltou patati patata caixa de fósforo! A central covid de segunda a sexta sempre lotada, e sábado é domingo ninguém! Acho que o virus deve da trégua final de semana só pode! Aí dia se semana a pessoa vai lá pega um atestado por três dias aí a semana vai pro ralo e tá tudo certo ! Sou cacerense e amo essa cidade...! Mas a lugar de gente preguiçoso!!!!!

  • por Maria Ângela Cardozo, em 28.01.2022 às 10:31

    BAIXAR DECRETO É FACIL...AGORA PROMOVER AGLOMERAÇÃO QUE É LAMENTAVEL...ATRAVES DE EVENTOS...E UPA NAO SUPORTAR OS INFECTADOS,,,,AFF

  • por Luis, em 28.01.2022 às 09:31

    Um absurdo o que está acontecendo. Tudo normal: volta as aulas, shows, festinhas particulares. Tem que inibir isso, colocar a fiscalização em cima. É aí que está acontecendo as transmissões. Por favor, a população está ficando doente. É necessário providências.

  • por Iran, em 28.01.2022 às 09:29

    Agora? É sempre assim... espera chegar ao caos de atendimento hospitalar e ambulatório.

Mais comentários
 
Sitevip Internet