Notícias / Saúde

27/01/2022 - 08:47

Hospital São Luiz promove ação de conscientização sobre o Janeiro Branco

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Neste mês, em alusão à campanha nacional Janeiro Branco, o Hospital São Luiz (HSL), em Cáceres, realizou uma palestra de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e emocional, que reuniu cerca de 50 colaboradores da unidade hospitalar. 
 
O evento, organizado pelo Grupo de Humanização, contou com a participação de integrantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade. Na ação, o psicólogo Sérgio Leite destacou a importância dos cuidados com a saúde mental, enquanto a assistente social, Fernanda Magalhães, ressaltou a necessidade de uma equipe multidisciplinar para o atendimento de quem sofre com questões psicológicas.
 
De acordo com a Cartilha de Prevenção ao Suicídio do Ministério da Saúde, o cenário de pandemia da Covid-19, associado ao isolamento, acabou agravando problemas de saúde mental da população, com destaque para a depressão e ansiedade, que aumentam o risco para o comportamento suicida. 
 
"A impossibilidade de lidar com problemas é uma das causas para o adoecimento, por isso a importância em compreender essas questões, ao mesmo tempo que cuidamos da nossa saúde mental. Cuidar do físico-psíquico é essencial para garantir uma vida ativa, potente e saudável, no âmbito emocional e intelectual", explicou Sérgio.
 
Esses cuidados precisam de atenção profissional, por isso Fernanda destacou a ação da equipe multidisciplinar. "Ela é composta por integrantes que atuam em áreas diferentes, potencializando os ganhos obtidos no tratamento psiquiátrico e complementando a abordagem medicamentosa, permitindo a melhora do quadro como um todo", ressaltou a profissional.
 
A realização de ações que visam a promoção da saúde, como a palestra de Janeiro Branco, faz parte da rotina da unidade. "Elas têm como principal objetivo estimular o autocuidado e conscientizar nossos colaboradores sobre a importância de ficar atento às questões relacionadas à própria saúde", destaca Diego Pes, diretor Assistencial do HSL.
 
O São Luiz é uma unidade própria da Pró-Saúde, entidade filantrópica com mais de 50 anos de experiência na área de gestão hospitalar. O hospital é referência no atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios na região Centro-Oeste do país, e para as cidades de San Matias e San Ignacio de Velasco, na Bolívia.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet