Notícias / Polícia

26/01/2022 - 11:07

Força de combate ao narcotráfico faz mega operação em San Mathias

Por El Deber

El Deber

 (Crédito: El Deber)
Um dos traficantes de 30 anos que, segundo as investigações, acumulou uma fortuna de $us 6 milhões conhecido como "telhado 'e paja matieño', morava ao lado de Umopar de San Matías. 

No entanto, ele conseguiu fugir para uma grande operação da Força Especial de Combate ao Narcotráfico (Felcn), chefiada por seu diretor Coronel José María Velasco. Está acontecendo há dois dias naquela cidade.

A polícia anti-narcóticos invadiu a propriedade de Douglas Queiroz, mas não encontrou nada e foi selada. Eles também invadiram as casas de outras pessoas identificadas pela Felcn, como traficantes que atuavam em uma rede naquela área que faz fronteira com o Brasil. Queiroz, está sob investigação há 12 anos.

De acordo com a Felcn, ele possui propriedades com lagoa artificial e barcos perto de San Matías.

Em fevereiro do ano passado, um juiz de San Ignacio de Velasco emitiu um mandado de busca para suas propriedades depois que um caso de tráfico de drogas foi tratado e 500 quilos de cocaína foram apreendidos. No entanto, naquela época, a polícia não procurou nenhum imóvel, fato que foi repudiado por alguns agentes de baixo escalão.



Douglas Queiroz é perseguido há 12 anos quando uma das maiores operações antidrogas chamada "terra quente", comandada pelo ex-chefe da Felcn General Oscar Nina, um dos chefes mais confiáveis do ex-presidente Evo Morales. Pouco depois daquela operação em que todos os chefões das redes de tráfico de drogas também fugiram, Nina foi presa sob a acusação de proteger o tráfico de drogas.
 
 
A mobilização policial em San Matías foi executada após, em menos de 72 horas, dois cidadãos brasileiros considerados pela Polícia como traficantes, com antecedentes em seu país, dos temíveis comandos Vermelho e do (PCC) do Brasil foram mortos em um suposto acerto de contas. São eles Everton Cándido Gomes da Silva (34) e Marciel Ribeiro de Oliveira (35), os primeiros receberam 17 arremessos e o segundo 11.

Disputa PCC e Vermelho

O coronel José Velasco ligou os assassinatos à luta entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho, duas organizações criminosas no Brasil que disputam o controle dessa área de fronteira.
 
Velasco disse, no entanto, que a operação é de longo prazo e que ações conjuntas serão desenvolvidas para estabelecer precedentes, garantindo ordem e paz na extensa fronteira com o Brasil.

Até agora, ninguém foi capturado, mas as tarefas continuam.
 
100 assassinatos em quase 20 anos

O Felcn e o Felcctêm um registro de assassinatos acertando contas nos últimos 20 anos nas mãos de assassinos. De acordo com os dados, cerca de 100 pessoas, homens e mulheres, foram baleados e mortos, todos por vingança por tráfico de drogas. Foram assassinados de líderes cívicos, ex-prefeitos e fugitivos das prisões brasileiras que chegaram a San Matías.

"Em San Matías, os crimes mais terríveis foram cometidos contra pessoas que até algumas foram enterradas vivas", revelou um agente.

Cerca de seis anos atrás, três policiais felcn também foram mortos por traficantes de drogas.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 27.01.2022 às 06:47

    Essa policia e esse governo corrupto da Bolívia, vocês acham mesmo que alguém vai ser preso e julgado? 80% dos veículos que circulam em san mathias é roubado ou furtado e nada fazem! Essa fronteira tinha que ser mais rígida! com um policiamento sério por parte do brasil. Porque povo pratica crimes e foge para bolivia e lá vivem como Rei!

  • por Galdencio, em 26.01.2022 às 16:47

    Em se tratando do país desse bugre sem caráter, cocaleiro e narcotraficante número 1 Evo Morales isso não passa de teatro pra enganar os desavisados. E a senvergonheira na fronteira prossegue.

  • por Ademilson, em 26.01.2022 às 13:14

    Esse é o caminho integração para combater o crime organizado. Muy buena

 
Sitevip Internet