Notícias / Polícia

26/01/2022 - 08:21

Forças policiais prometem varredura na região para prender criminosos e garantir segurança à população

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
 Além da prisão de 11 membros das facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) que vinham aterrorizando a população, em Cáceres, uma força tarefa composta por policiais civis e militares com apoio do Exército e Polícia Federal, promete uma varredura na região para prender e entregar os bandidos a justiça.

    “É uma questão de honra para a polícia de fronteira prender esses criminosos e dar uma resposta à população. Eles vão sentir a mão pesada da justiça”. A afirmação é do delegado-regional de polícia Alex de Souza Cuiabano.

     A verdadeira guerra contra o crime organizado foi decretada, na terça-feira (25/01) por delegados, policiais civis, militares e federais em uma reunião na sede do Ministério Público. As forças de segurança, afirmam que tem conhecimento de quem são e que novas prisões serão realizadas. “Muitos estão escondidos, inclusive, na Bolívia, mas serão presos nos próximos dias” assegurou.

    A força tarefa atribui ao “modelo processual” a onda de violência que aterrorizou a população, nos últimos dias, inclusive, com o assassinato do soldado do Exército, Thiago de Brito Almeida, ocorrido no dia 19.
 
    “Todos esses faccionados já foram presos. Mas, infelizmente, em razão do modelo processual, foram colocados em liberdade. Se estivessem mantidos encarcerados, certamente, muitos desses casos, inclusive, a morte do soldado do Exército, poderia ter sido evitada” enfatizou o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), coronel Valdez Tapajós.

    O delegado Alex acrescentou que “todos esses presos que praticaram essa desordem já foram autuados e denunciados pelo Ministério Público. Dos atuais 11 presos, pelo menos, quatro usam tornozeleiras. Além disso, vários mandados de busca e apreensão contra eles já foram protocolizados no judiciário”.

    Além dos casos recentes, como por exemplo, a morte do soldado do Exército e o tiroteio na porta de uma vila, onde ocorria um culto evangélico, que atingiu sete pessoas, conforme o delegado, pelo menos, 80 por cento dos crimes praticados, nos últimos meses, em Cáceres, como roubos e incêndios de casas, entre outros, foram praticados por membros dessas facções.
 
    Numa demonstração de atuação da Polícia Civil, o delegado informou que dos últimos 35 homicídios praticados em Cáceres, nos últimos tempos, 32 estão com autoria definida e 35 dos com autoria definida presos.
    Ao final da reunião, as autoridades fizeram questão de tranquilizar a população. “Cáceres é um lugar seguro para se viver. O que houve foi um desatino momentâneo. A normalidade está vindo a galope” disse Alex. “As policiais intensificaram, ainda mais os trabalhos nos últimos dias, para levar segurança e tranquilidade a nossa população” disse o coronel Tapajós.

    Além do delegado-regional de Polícia, Alex de Souza Cuiabano e o comandante do 6º BPM, coronel Valdez Tapajós, participaram da reunião, o promotor de Justiça do Núcleo Regional do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Augusto Lopes dos Santos.

    O comandante do Exército, coronel Leandro Basto, delegado de Polícia Federal, Felix e diretor de interior da Polícia Judiciária Civil, de Mato Grosso, Walfrido do Nascimento.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jlcacerense, em 27.01.2022 às 02:47

    Tornozeleira eletrônica é a prova da incompetência do sistema penitenciário do Brasil que não consegue manter os militantes encarcerados, a começar pelos colarinhos brancos, onde a corrupção corre solta entre os níveis mais alto das instâncias STJ e STF é uma vergonha deslavada para nós brasileiros, os delegados e os policiais fazem seus papéis, aí vem o judiciário manda solta-los.

  • por MOSSUETO, em 26.01.2022 às 09:02

    Parabéns as policias em seus vários níveis de atuação, uma pena que a policia prende, e a justiça solta, se o cara é pego com tornozeleira, é por que já aprontou e provou que não está preparado para começar uma vida nova, está na hora de mudanças nas nossas leis.

 
Sitevip Internet