Notícias / Cidade

21/01/2022 - 07:24

Monsenhor Ermínio Celso Duca morre aos 93 anos em Araputanga

Por Popularonline

Popularonline

 (Crédito: Popularonline)
O monsenhor Ermínio Celso Duca — popular Padre Celso, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima do município de Araputanga (a 345km de Cuiabá), faleceu aos 93 anos, nesta quinta-feira, 20 de janeiro, por causas naturais.

A informação foi divulgada pelo vigário paroquial Padre Celso Ferreira de Jesus.


Conforme as informações, o falecimento ocorreu por volta das 17h40min.

O corpo do religioso será velado nesta quinta-feira, a partir das 22h, na Igreja Matriz e a celebração da missa de honra fúnebres será realizada nesta sexta-feira (21) a partir das 16h, logo em seguida o sepultamento.


Celso Duca nasceu em 24 de novembro de 1928, na cidade de Talamona, província de Sondrio ao Norte da Itália.

Foi ordenado sacerdote em 12 de junho de 1954 e iniciou seu trabalho de evangelização, no Brasil, na Diocese de São Mateus na cidade de Montanha, no Estado do Espirito Santo.


Em 23 de março de 1975, Ermínio Celso Duca chegou na cidade de Araputanga, onde contribuiu com o desenvolvimento do município ajudando em ações de fundação de escolas, laticínio, emissora de rádio, gráfica e inúmeros outros trabalhos sociais.

Dentre as diversas ações destaca-se a criação da Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso — Coopnoroeste/Lacbom, e a instituição de ensino superior Faculdade Católica Rainha da Paz (Fcarp).

Em 
nota de pesar, a direção da Fcarp se compadeceu pela irreparável perda do seu fundador.

“Nossa gratidão eterno ao Monsenhor Celso, por ser este grande missionário, de amor profundo a Igreja, Jesus e Nossa Senhora. Uma vida doada à todos. Dai-lhe senhor o eterno descanso. Descanse em paz!”, frisou Padre Celso Ferreira de Jesus em uma postagem através da rede social Facebook.

O prefeito de Araputanga, Enilson de Araújo Rios (Solidariedade), decretou luto oficial por três dias e comunicou feriado municipal nesta sexta-feira, 21 de janeiro.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Julio Jose de Campos (Ex-Governador de MT 1983/86), em 21.01.2022 às 19:19

    Realmenteo Municipio de Araputanga,a Região Oeste e o Estado de Mato Grosso, perde um grande lider religioso, e desenvolvimentista: Monsenhor Erminio CELSO Duca, esse italiano que optou em dedicar a sua vida ao Brasil, e em especial ao Oeste de Mato Grosso. Tive, junto com a saudoso Senador Jonas Pinheiro, a honra de conhecer,conviver e ajudar a esse Santo-Homem de DEUS a levar o progresso, o desenvolvimento e a geração de emprego e renda para essa Região. ADEUS....

 
Sitevip Internet