Notícias / Educação

19/01/2022 - 09:18

Sesi Cáceres está com inscrições abertas para Educação de Jovens e Adultos

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Foi com o foco em ingressar em uma faculdade e buscar melhor colocação no mercado de trabalho que a secretária Flávia Vieira, 28 anos, decidiu concluir o ensino médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) em Cáceres. Determinada a trilhar novos caminhos, ela se matriculou no curso em 2020 e, em poucos meses, conseguiu concluir a etapa de estudos.
 
“Me sinto realizada com mais essa meta concluída na minha vida. Hoje, as portas se abriram para mim, posso fazer qualquer curso profissionalizante do meu interesse, uma faculdade, sem contar o quanto isso me ajudou a conseguir um emprego melhor”, garante.

Assim como Flávia, após receber informações sobre o método da EJA do Sesi, o pastor Orcerio da Silva, 41 anos, também se sentiu motivado a concluir o ensino fundamental e médio. Ele se matriculou no curso em 2019 e seis meses depois, em outubro do mesmo ano, recebeu seu diploma.  
 
“Nós fomos muito bem orientado e recebemos atenção dos profissionais, que são muito capacitados e experientes”, aponta Orcerio, que pretende se graduar em filosofia e seguir na vida acadêmica com mestrado e doutorado. “Acredito que, após essa oportunidade que tive no Sesi, irei dar sequências a esses planos, muito em breve”.
Segundo a gerente de Educação do Sesi MT, Simone Cruz, a conclusão em menos tempo tem sido apontado como um grande diferencial pelos estudantes. Isso se deve à metodologia do reconhecimento de saberes, que acelera o tempo de estudo com base nos conhecimentos prévios de cada aluno e tem um currículo organizado por competências.

Reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, o método tem entre as grandes inovações a identificação, validação e certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e de trabalho dos alunos.

“O reconhecimento de saberes envolve uma série de procedimentos pedagógicos mediados pelos tutores especialistas de cada área do conhecimento – linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza”.

A gerente lembra ainda que outro atrativo do curso é que as aulas são 80% a distância e 20% presencial. Uma proposta flexível que permite ao aluno atrelar o estudo a sua rotina já que poderá acessar os conteúdos via internet em qualquer lugar e horário. Uma alternativa de aprendizado que atende as exigências da atualidade, em um mundo cada vez mais conectado.
 
Matrículas abertas

O Sesi Cáceres está com matrículas abertas para as turmas 2022 da EJA. Ao todo, estão disponíveis 70 vagas gratuitas, sem taxa de inscrição, para trabalhadores da indústria e comunidade. Podem se matricular maiores de 15 anos para o término do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e maiores de 18 anos para o Ensino Médio.

Para realizar a matrícula na EJA, os trabalhadores da indústria e dependentes precisam apresentar os seguintes documentos: cópia Carteira de Identidade e da Carteira de Trabalho (página da foto, qualificação civil e contrato de trabalho), além do Histórico Escolar original. Para dependentes, é necessário apresentar também a Certidão de Nascimento ou Casamento.

Os demais interessados precisam apresentar a cópia da Carteira de Identidade, CPF, cópia do comprovante de residência e Histórico Escolar Original. 

Mais informações podem ser obtidas na unidade do Sesi Cáceres, localizado na Rua Coronel Ponce, 637 - Centro ou pelo telefone (65) 3223-4033.
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet