Notícias / Saúde

16/12/2021 - 09:13

Hospital Regional de Cáceres anuncia melhorias na infraestrutura do Setor de Nutrição e Dietética apontado em irregularidades

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Além do anúncio de concurso público na saúde e o pagamento do RGA aos servidores, o governo através da Secretaria de Estado de Saúde – SES sinalizou de forma positiva para melhorias na infraestrutura do Setor de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Regional de Cáceres (HRCAF) responsável diariamente pela produção de alimentação aos pacientes e servidores que laboram na unidade.

      A melhoria no Setor de Nutrição e Dietética do Hospital foi deliberado, em uma reunião realizada, na segunda-feira (13/12) pela Secretaria de Estado de Saúde. E, uma resposta imediata às denúncias de irregularidades no setor apuradas, nesta quarta-feira (15/12), por uma equipe do Sindicato dos Servidores da Saúde de Mato Grosso (SISMA). (Veja abaixo).

     Além da reforma e adequação do SND, foi liberado pelo secretário Gilberto Figueiredo e a secretaria-adjunta Caroline Dobes, a aquisição de novos equipamentos e utensílios para substituir os já obsoletos do setor, trazendo segurança e qualidade para os servidores que atuam no setor.

      De acordo com as autoridades de saúde, um marco na história da unidade, que há 19 anos não recebe investimento no setor, para tanto, isso é somente um inicio das melhorias estruturais da unidade, que se encontra em fase de licitação a reforma geral do hospital.

       Inaugurado em 2001, o Hospital Regional de Cáceres é apontado como uma referência em saúde pública. Sob administração da Secretaria de Estado de Saúde (SES), desde 1 de outubro de 2017, a unidade atende cerca 400 mil pacientes das regiões Oeste e Sudoeste do Estado, além de moradores das províncias de San Matias e San Inácio de Velasco, na Bolívia.
 

Denúncias 

      As denúncias sobre as condições insalubres do Setor de Nutrição e Dietética, bem como os materiais obsoletos e inadequados do Hospital Regional, foram enviadas ao Sindicato dos Servidores da Saúde de Mato Grosso (SISMA) pelos servidores. E, hoje vistoria no local, por uma equipe do SISMA constatou as irregularidades.

     A equipe diz que pelas fotos e os relatos enviados, o setor mais afetado é o de SND, chegando ao ponto de, segundo servidores, encontrar barata nos alimentos. As imagens comprovam o nível de abandono e a falta condições de trabalho no local. O SISMA já oficializou a situação aos órgãos competentes, com a finalidade de adequar as instalações dos setores da unidade.

 Requisitado durante a pandemia 

     Apesar das falhas no SND, a estrutura e o tratamento humanizado, principalmente, de pacientes contaminados pelo Covid-19 fizeram do HRCAF, um dos mais requisitados do Estado. Embora, o protocolo da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) orientasse para que os infectados fossem encaminhados, a princípio, para o Hospital São Luiz, muitos fizeram questão de ser levados para o Hospital Regional.

     “A gente sabe que no Hospital Regional, as chances de cura são maiores. O hospital está muito bem estruturado e com médicos experientes e capacitados” disse a esposa de um caminhoneiro, diagnosticado com o novo coronavírus de Pontes e Lacerda, que dias após foi tratado e curado no hospital.

      Um ex-vereador de São José dos IV Marcos que esteve com uma irmã contaminada também dispensou tratamento no São Luiz para ser tratada no Regional. “Estamos acompanhando os casos dos outros hospitais. A família está vendo a possibilidade de que nossa irmã seja levada para o Hospital Regional. As informações são de que lá, o tratamento é mais seguro”.
 
Maior produtividade 

     O hospital apresentou, em 2019, antes do início da pandemia, a maior produtividade em saúde pública em comparação aos demais hospitais regionais do Estado. Foram 76.866 atendimentos, entre consultas, internações, cirurgias, quimioterapias, exames, entre outros procedimentos. O percentual foi de 26% a mais de produção, que em relação ao ano de 2018.

     A alta produtividade foi apresentada em um relatório de “Percentual de Produção Comparativa Gestão Estadual 2019/2018” elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde – SES divulgado no mês de janeiro, daquele ano. Conforme o relatório, dos 76.866 atendimentos, 56.92% foram de pacientes de Cáceres. Os demais 43.08% à pacientes de vários municípios e regiões do Estado.

     A unidade conta com uma equipe altamente comprometida e profissional, se dedicando ao máximo para um atendimento humanizado e de qualidade, prestando atendimento assistencial nos Ambulatórios, Serviço de Apoio Diagnóstico e Tratamento (SADT) e cirurgias eletivas.

     Além de Neurocirurgia de média e alta complexidade, Cirurgias Ortopédicas, Cirurgia Geral, de Bucomaxilofacial, Atendimentos de trauma, Urgência e Emergência, pediatria, UTI´s adulto e pediátrica, Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, Internações, mamografia e oncologia clínica e cirúrgica.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Andreia Kellon Duarte, em 16.12.2021 às 18:21

    Infelizmente as coisas funciona assim conforme descrito no comentário do senhor Joaquim. Tudo é feito com base na esperteza e no dividendos políticos. Tem uma parcela de funcionários seja público ou contratado que só trabalha por numerário e não tem o menor apresso pela instituição em que labuta.E isso aprende nas escolas, onde outra parcela de professores não medem esforços para colocar a instituição no limbo da sociedade muitas vezes com denúncias infundadas por picuinhas pessoais.

  • por outros, em 16.12.2021 às 16:59

    pois enquanto o secretario de saude faz campanha politica , esquece dos hospital quanto ao nosso direitor nao tomo providencia ainda porque sera ?????????, esqueci nao tem interesse de sanar esses probelmas ....

  • por joaquim josé marcondes, em 16.12.2021 às 12:58

    Vi a matéria na centro américa, mostrando barata na parede, na pia, aí eu pergunto não tem nutricionista chefe na cozinha desse hospital???? higiene não tem nada aver com falta de estrutura, já fui internado neste hospital e uma das melhores comida que já comi, pra mim isso foi plantado para denegrir a imagem dos servidores..... borá trabalhar e larga mão de cassar pelo no ovo, por isso que concursado toma pau..... só quer saber do dindim... abre o olho que tem nego se passando de herói....

 
Sitevip Internet