Notícias / Saúde

09/12/2021 - 10:05

Secretária diz à vereadores que falta de medicamentos é provocado por surto de rota-vírus, mas estoque já está sendo normalizado

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
 falta de medicamentos básicos, como analgésicos e antibióticos, ocorre em razão do aumento de pacientes, nas unidades de saúde, provocada por um surto de rota-vírus e da doença mão-pé-boca, nos últimos dias no município O estoque que antes era consumido em um mês, atualmente, se gasta em uma semana.

     A explicação foi dada pela secretária de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, durante reunião na tarde de quarta-feira (08/12) com uma equipe de vereadores, formada por Marcos Ribeiro, Franco Valério e Professor Leandro, que cobrou uma posição da Secretaria, a respeito da falta de medicamentos nas unidades.

    De acordo com Elis Fernanda, o atendimento de pacientes, principalmente, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que antes era em média de 1.200, pulou para, em média, 1.600 mensal.

    A secretária afirmou que, diante do aumento de pacientes, a maioria crianças e adolescentes, decorrente do surto de rota virus e da doença do mão-pré-boca, o tempo para reposição dos estoques não acompanha a demanda da saída dos medicamentos.
 
     Mesmo assim, garantiu que a Secretaria recebeu na quarta-feira (08/12) uma remessa do antibiótico Benzetacil e do analgésico Dipirona, medicamentos mais indicados e consumidos.  E, já os enviuo, principlamente, à UPA unidade que se concentra o maior número de pacientes.

    Outros medicamentos como Paracetamol, Amoxilina, Sulfametoxazol, soro e equipamentos como bisturi e cateteres, que conforme as denúncias enviadas aos vereadores, estão em falta nas unidades de saúde, de acordo com a secretária, serão repostos nos próximos dias.

    Elis informou ainda que, a exemplo da maioria das cidades do Estado, com o período chuvoso, o índice de dengue é alto em Cáceres. Contudo, segundo ela, são poucos os casos notificados. Explicou que, para conter o aumento da infestação já está agilizando, com as demais secretarias, um mutirão de combate a doença.

    Ela não informou os bairros com maior índice de infestação, afirmou apenas que, os casos se concentram mais nas áreas residenciais.

    “Alguns secretários entendem como perseguição. Mas, não é isso. Estamos cumprindo a nossa atribuição que é defender a população” afirmou o vereador Marcos Ribeiro. “O papel do vereador é fiscalizar. É isso que estamos fazendo” assinalou Franco Valério. “Temos que apurar as denúncias. As pessoas votaram porque confiaram em nós. Temos que dar uma resposta” completou Leandro.
 
    Além da secretária e dos vereadores, participaram da reunião, os coordenadores Glauco Miranda, coordenador administrativo, responsável pelo setor de compras e Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e Eunatan Soares, coordenador da UPA.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por cacerense em busca de progresso, em 09.12.2021 às 19:07

    Poucos vereadores que estão realmente o seu papel de fiscalizar, espero que resolva a situação da compra da lagoa artificial, com finalidade de construir casas popular, compra está superfaturada .

  • por JUNIOR, em 09.12.2021 às 13:26

    Essa farmácia é uma verdadeira vergonha, minha esposa tem um um remédio de alto custo procolado para tentar conseguir o remédio, mas a unica resposta que se tem é que esta em falta, ondem será que está nossos nobres vereadores?

 
Sitevip Internet