Notícias / Direto da Fonte

29/11/2021 - 11:54

Cotado

Por Da Redação

O veterano vereador Rubens Macedo (PTB) é o nome mais cotado para assumir a liderança da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) na Câmara de Vereadores. Ele já foi líder de vários prefeitos nos cinco mandatos de vereador. Outro nome ventilado é do vereador Manga Rosa do partido da prefeita. Na semana passada, o vereador Cézare Pastorello (SD), renunciou a função alegando motivos pessoais. Na época em que ele assumiu a liderança, o nome de Rubens Macedo também era cotado.
 
Campanha
 
Faltando um ano para acabar o mandato do vereador Domingos dos Santos (PSB), com presidente da Câmara de Cáceres, já começou a campanha para sua sucessão. Três nomes já são ventilados nos corredores do Palácio Costa Marques. Os dos vereadores Rubens Macedo (PTB), Isaias Bezerra (Cidadania) e Luiz Landim (PV). Conversei com dois vereadores que mostraram simpatia pelo nome de Landim.
 
Bosoloides
 
Sem ideologia nenhuma, não será novidade se os políticos bolsonaristas de Cáceres, migrarem também para o PL como está fazendo todo o rebanho. Na semana passada, o vereador Lacerda do Aki (PRTB), que deixa a Câmara esta semana para dar lugar a Valdeir do Caramujo, deu um tiro no pé com uma doze ao ser o único a votar contra a aquisição de um terreno para a construção de 50 casas populares. Até uma das funcionárias dele desceu a lenha nele para mim no privado.
 
Ordem
 
Assim como o PT, o PDT de Mato Grosso, presidido pelo ex-petista Allan Kardec, promoveu a eleição de todos os diretórios municipais do Estado. Isso coloca fim as intervenções verticais nos partidos que possuem somente comissões provisórias. Salvo violação do estatuto do partido, o diretório não pode ser destituído ou sofrer intervenção durante os dois anos de mandato. Em Cáceres, no sábado, 27, isso ocorreu e durante o evento a militância foi informada que o partido seguirá no Estado a verticalização nacional.
 
Forte
 
Nas minhas idas a região e a o Palácio Paiaguás e a Assembleia Legislativa nos últimos dois meses observei uma coisa que a grande mídia do Estado expôs no final semana. A reunião que o governador Mauro Mendes (DEM) fez com os prefeitos da região mostrou que ele ignora os deputados e despacha direto com os prefeitos que vão à sua procura. O poder político é tão grande que os maiores partidos dos Estado, faltando quase um ano para eleição, já estão manifestando apoio a sua reeleição. Esse peso vai tirar o senador Wellington Fagundes (PL), da corrida ao governo porque quem enfrentar Mauro com tamanho que ele tem hoje, perde. Inteligente, Wellington deve forçar a candidatura do deputado federal José Medeiros (Podemos) para dar palanque para Bolsonaro em Mato Grosso. Outra que também deve se sacrificar para criar um palanque para seu candidato a presidente é a deputada federal Rosa Neide que deve ser candidata a governadora. Com esse jogo posto, resta saber agora onde que a verticalização colocará Mauro Mendes. No palanque de Lula ou do candidato da terceira via que deve sair do trio Ciro Gomes (PDT), João Dória (PSDB) e Sérgio Moro (Podemos).
 
Animou
 
Na semana passada ocorreu nos 13 campi da Unemat a eleição para formação dos colegiados que participam da gestão. É uma prévia das eleições para reitor no ano que vem. Ao obter uma expressiva votação, o professor Celso Fanaia se animou e formalizou sua pré-candidatura a reitor. Além dele, sonham com o cargo os professores Leandro dos Santos e Roberto Arruda, lotado em Sinop.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Andreia, em 30.11.2021 às 14:27

    Agora vai acontecer a mesma coisa que aconteceu na gestão passada o Ex-Líder vai bater até enconstar. Escutem o que estou dizendo. E outra, se ele for atraz da "história" do terreno aí o caldo estraga. Vai Vereador, representa o povo que lhe confiou o voto!

  • por Luis, em 30.11.2021 às 06:03

    As pessoas têm o direito de não gostar do Rubens Macedo mas que é um político habilidoso isso ninguém discute. Outro fator que pesa a favor é a sua capacidade de lembrar e mencionar os companheiros que já estiveram juntos com ele em campanha passada .Enquanto outros todas as eleições tem que formar grupos porque passou as eleições nem lembra mais que os amigos existem.Também tem a clareza de explicar a função do vereador sem essa de eu faço e eu faço só pra ganhar votos.

  • por luverdense, em 29.11.2021 às 22:28

    Considerado Gonzaga, é sabido o esquerdismo em suas veias, porém esse ranço que você tem com a oposição tá parecendo os típicos radicais do presidente. Tem bosoloide mas não tem mortadelas? Será que no estado tem as emendas do governador (RP1)? Quanto ao palanque pra majoritária no estado não é difícil compreender, e eu sei que você tem essa visão, que essa tal terceira via só virá se chegar aos 10% e nesse caso talvez o advogado Sérgio Moro chegue mais perto disso. O resto é barganha pra compor chapa, casos do União Brasil, psd, mdb… E se não for pelo poder, acha que pedirão votos pro encantador de jumentos num segundo turno? Você já sabe a resposta.

  • por Joaquina d’Avila, em 29.11.2021 às 15:14

    Calma nobre escriba! Essa tal ideologia que vc refere é essa dos esquerdistas: delapidar os recursos públicos para encher os próprios bolsos. Quem pensa diferente dessa prole não tem ideologia é?

  • por Jlcacerense, em 29.11.2021 às 13:16

    Antes de mais nada esses professores da unemat tem que trabalhar, todas escolas do estado e município já voltaram as aulas presenciais só os "belos" da unemat não podem voltar por causa da COVID mas, a maioria não saem de festas e bares na cidade e ainda estão brigando por aumento no salário, ótimo exemplo dessa classe.

 
Sitevip Internet