Notícias / Cidade

29/11/2021 - 11:08

Prefeitura realiza fórum comunitário do Selo Unicef 'Cidadania de Adolescentes'

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Prefeitura de Cáceres, através das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, realizou na última sexta-feira (26), o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, “Cidadania de Adolescentes” e formação do “Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA”, que tem como finalidade a elaboração de um plano de trabalho para nortear nos próximos dois anos as ações do município no que diz respeito a implantação, consolidação e ampliação de políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente.

Para o vice-prefeito de Cáceres, Dr. Odenilson Silva, que representou a prefeita Eliene Liberato Dias na abertura da solenidade,   este é um momento  imprescindível na construção coletiva e no planejamento de políticas públicas voltadas aos adolescentes.

Já a secretária municipal de Assistência Social Fabíola Campos, observou que ao aderir ao selo unicef, cáceres assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência.

“A gestão municipal trabalha para fortalecer e assegurar, cada vez mais, a melhoria dos indicadores de impacto social do município voltadas à criança e ao adolescente. Neste fórum, através da participação popular tomamos decisões coletivas, além de ser um espaço de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas sociais municipais”, avaliou Fabíola.

Como parte da metodologia do Selo Unicef, propõe-se que os municípios mobilizem, organizem e criem espaços de participação de adolescentes.

A ação central desta iniciativa é a criação de pelo menos um núcleo de cidadania de adolescentes em cada município participante.

Criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Selo Unicef propõe aos municípios brasileiros um conjunto de ações que buscam, através da implantação e consolidação de políticas públicas, a garantia de direitos a crianças e adolescentes.

A cada edição do Selo os municípios inscritos passam por uma avaliação de indicadores, especialmente os relacionados à Saúde, Educação e Assistência Social, e a partir deles recebem um conjunto de metas a serem cumpridas para melhoria dos mesmos em um período de quatro anos.

Participaram do encontro 06 adolescentes de escolas particulares; 16 de escolas municipais urbanas; 13 de escolas municipais rurais; e 13 inscritos de escolas estaduais.

Durante a realização do evento foram escolhidos 16 adoslecentes que passam a compor   o Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA de Cáceres, assim representados: Escolas particulares - Guilherme Eugênio Fernandes, Rafael Fuzetti de Arruda, Rafaela de Araujo Cavalcante, Haydée Schirmann Fontes Braga; escolas estaduais - Eduardo Augusto Toro Machado, Larissa Basse dos Satos, Débora Wasconcelos Parreira, Rafael brenda de carlos; escolas municipais urbanas - Micaias de Oliveira Souza, Regina de Fátima Gomes Magalhães, Diego Justiniano do Couto Costa, Vinicio dos Santos Lacerda; escolas municipais rurais - Micaias de Oliveira Souza, Amanda Karolina Rodrigues de Souza, Gabriel Augusto Bindandi Araújo, Manoela Gomes Lacerda.


Já o Comitê Técnico do Selo Unicef é composto por: Articuladora do Selo UNICEF - Wiviany de Oliveira Hilario Ribeiro, da Secretaria Municipal de Saúde.; Mobilizadora dos/as Adolescentes - Raiany Mota Ribeiro, da Secretaria Municipal de Assistência Social; Mobilizador/a da Saúde - Joice Cristina Do Amaral, da Secretaria Municipal de Saúde.; Mobilizador/a da Assistência Social - Camila Rangel Ortiz, da Secretaria Municipal de Assistência Social; Mobilizador/a da Educação - Ludimilla Fernanda Couto da Costa Lousada Cruz, da Secretaria Municipal de Educação; e Coordenadora Operacional da Busca Ativa Escolar - Tania Maria Sanábria Carvalho Tolotti, da Secretaria Municipal de Educação.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Maria Orlanda, em 29.11.2021 às 16:35

    Belo trabalha vamos construindo as politicas a publicas juntos com os adolescentes para que os mesmos sejam protagonistas das próprias historias.

 
Sitevip Internet