Notícias / Cultura

03/11/2021 - 11:30

Família cacerense resgata tradição da dança de São Gonçalo no Dia de Todos os Santos. Veja o vídeo

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
A dança de São Gonçalo, uma das mais antigas tradições do folclore brasileiro, está sendo resgatada por uma família cacerense. Dezenas de devotos do santo (São Gonçalo do Amarante) reuniram-se na noite de segunda-feira (01/11) – Dia de todos os Santos – para praticar o ritual religioso.

A roda de dança foi conduzida por cururueiros – músicos, geralmente idosos, que utilizam instrumentos musicais como viola de coxo e ganzá-, na residência do casal Elísio e Daiana Kelsin, no bairro Monte Verde. A dança ocorreu, momentos após a reza em comemoração ao Dia de Todos os Santos.

“É uma tradição de família que já dura cerca de 30 anos” explica a festeira Daiana lembrando que é uma promessa da família, mas não conta porque, justificando: “agente fala o santo, mas não conta o milagre”. Assina que, no ano passado, a tradição foi interrompida por causa da pandemia.

“Não pudemos fazer (a festa) no ano passado por causa da pandemia, mas agora voltamos com força total” diz.
 
O esposo Elísio conta que a realização da festa é muito trabalhosa, mas compensa pela satisfação. “É muito trabalho. Estamos há mais de semana trabalhando, acertando os detalhes, mas vale apena”. Todo trabalho, acrescenta ele, conta com ajuda, inclusive, financeiro da família.

O desfecho da dança foi coroado de êxito. A família serviu aos convidados um jantar, com comidas típicas tradicionais como carne seca com arroz e farofa de banana. “Não poderia ser melhor” exclama a servidora pública Neuza Pinheiro. “Vou voltar no próximo ano” prometeu a amiga Denise Silva.

A festa de São Gonçalo surgiu em Portugal e é realizada desde o século XIII. No Brasil, a devoção começou no início do século XVIII, inicialmente no interior das igrejas dedicadas a São Gonçalo. Todo o ritual corre, geralmente, em frente a um altar com imagens católicas.

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jose Carlos Cebalho Pouso (Zeca Pouso), em 03.11.2021 às 12:56

    Festa e danca a Sao Goncalo. Me traz uma lembranca enorme. Desde minha juventude participei por mais de 30 anos na casa do senhor Goncalo Ferreira Mendes. Festa e danca esta que realizava em sua residencia na Rua Coronel Ponce. Festa esta que ficou na saudade de muitos cacerense que para ali se derigiAm desde a novena ao Santo ate chegar o dia do santo que realiza em 10 de janeiro. Parabens a esta familia que mantem esta tradicao.

 
Sitevip Internet